Whatsapp no Varejo: quais são as vantagens de investir no aplicativo?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Confira o impacto do WhatsApp no varejo e como sua software house pode ajudar os clientes desse setor oferecendo automações de WhatsApp através do ERP.


 

O WhatsApp se transformou em uma ferramenta de negócio e isso se tornou realidade em inúmeros setores. Falar em WhatsApp no varejo, por exemplo, é falar de uma estratégia obrigatória para qualquer marca que queira se destacar. Mas como isso funciona realmente?

A seguir, discutimos o papel do WhatsApp no varejo, as vantagens que ele pode trazer aos varejistas ao ser integrado às estratégias de vendas e relacionamento de suas marcas, e qual a melhor abordagem e solução para investir nisso. 

Se você atua no varejo ou atende clientes neste nicho, acompanhe a leitura até o final e confira todas as nossas dicas valiosas!

 

Hoje, qual é o papel do WhatsApp no varejo?

Não é novidade dizer que o WhatsApp é um aplicativo, rede social e meio de comunicação presente no dia a dia dos brasileiros. E nem que ele invadiu o cenário profissional e a rotina dos negócios rapidamente, se tornando uma ferramenta valiosa.

O fato é: o consumidor moderno espera ter uma interação diferenciada, ágil e digital com as marcas de quem consome. No varejo, não dá mais para ficar apenas no offline e apostando nas estratégias e recursos antigos. Se o objetivo é se diferenciar da concorrência e vender e crescer de forma sustentável, é preciso se atualizar e estar onde seus clientes estão e querem que você esteja.

O WhatsApp se insere nesta equação como um verdadeiro trunfo para os varejistas, oferecendo o melhor dos mundos. Afinal, é uma ferramenta simples, de fácil acesso e uso, e, ao mesmo tempo, capaz de garantir um atendimento próximo, rápido e prático. 

Hoje, as pessoas querem se comunicar pelo WhatsApp, resolver problemas pelo WhatsApp e, claro, comprar usando esse aplicativo tão íntimo e descomplicado. Do outro lado, já temos as empresas que notaram cedo essa tendência e estão usando o WhatsApp como ferramenta de relacionamento, fidelização e vendas.

De acordo com dados do Sebrae, o mensageiro é o app mais usado de 75% dos empreendedores brasileiros e o meio de comunicação com os clientes de 70% das micro e pequenas empresas. Ou seja, se seus clientes e seus concorrentes estão lá, não há dúvidas de que sua loja precisa estar também.

 

Quais são as vantagens de integrar o WhatsApp na estratégia do varejista?

As vantagens de usar o WhatsApp no varejo são muitas. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios e usos interessantes desse recurso para varejistas:

 

Compartilhamento de informações

O WhatsApp está na mão e na mente das pessoas todos os dias, por isso, é o meio ideal para compartilhar informações estratégicas de uma marca com seu público-alvo. É possível enviar conteúdos sobre os serviços ou produtos, divulgar eventos, promoções e ofertas personalizadas, fazer pesquisas de satisfação e contato pós-venda, e muito mais!

 

Assertividade de estratégias de vendas

O primeiro passo para qualquer estratégia de vendas ter sucesso é escolher o canal certo para aplicá-la. Nesse sentido, o WhatsApp traz vantagens e assertividade, pois permite um alcance amplo e, ao mesmo tempo, direto aos consumidores, além de um contato próximo, amigável e personalizado que garante mais conversões.

 

Otimização do relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente também pode ser simplificado e melhor organizado com a ajuda dos recursos do WhatsApp. O aplicativo permite programar respostas automáticas, classificar e filtrar contatos através de etiquetas, acompanhar métricas de engajamento, e tudo isso garante um atendimento melhor e um relacionamento mais fluido com o cliente.

 

Alta escalabilidade de atendimento

Por falar em atendimento, o WhatsApp é uma ferramenta interessantíssima quando o assunto é escalar essa área de um negócio. No varejo, escalabilidade é um grande objetivo e, com o uso de uma API de WhatsApp integrada ao sistema de gestão e recursos de automação, os varejistas podem dar conta de muito mais clientes simultaneamente, com agilidade e qualidade. O que, também, cria uma base fundamental para que as vendas, o lucro e a reputação da marca escalem também.

 

Redução de custos

Se o WhatsApp no varejo abre as portas para a otimização e a automação de demandas, ele garante economia. Tempo e recursos podem ser melhor gerenciados, e os investimentos em comunicação, atendimento e marketing podem ter seu custo-benefício elevado.

 

Aumento das vendas

Com um canal para divulgar promoções, otimizar o relacionamento com o cliente, agilizar o atendimento e implementar estratégias de marketing assertivas, vender pelo WhatsApp de forma significativa vai ser só uma questão de tempo. Afinal, é um canal cheio de recursos e oportunidades para varejistas crescerem seus números e sua marca como um todo.

 

Maior satisfação do cliente

O resultado de tudo isso são clientes satisfeitos e fidelizados. A comunicação instantânea, acessível e estratégica do WhatsApp melhora a experiência do consumidor e garante bons resultados de ponta a ponta dessa jornada de compra, do primeiro contato ao pós-venda. 

 

Como realizar uma boa estratégia com o app?

Agora que você já conhece as vantagens da aplicação do WhatsApp no varejo, vamos falar de como implementar e explorar esse recurso? 

Antes de qualquer coisa, é importante se planejar fazendo pesquisas sobre o comportamento do público da marca dentro da plataforma e desenvolvendo estratégias sólidas e específicas para esse canal de comunicação. 

É preciso entender os recursos do WhatsApp e providenciar a estrutura e expertise que o aplicativo exige para ser utilizado da forma correta e dar vazão a ações assertivas para o crescimento do negócio. 

O WhatsApp no varejo não deve ser visto como mais um canal que a equipe da marca terá que dar conta. O melhor caminho é pensar em como o WhatsApp pode aprimorar o atendimento e as vendas da loja, e no que é preciso viabilizar para utilizá-lo com esse foco.

Um grande exemplo disso é o combo API de WhatsApp integrada ao ERP + recursos de automação de mensagens. Investir nessas duas ferramentas é fundamental para atender um grande volume de mensagens com a velocidade, qualidade e personalização que os clientes do varejo esperam e merecem.

Portanto, o que vai garantir a adoção de uma boa estratégia de vendas no WhatsApp é dominar o funcionamento do aplicativo, alinhar as ações com o planejamento estratégico da marca e contar com os recursos certos. 

Nesse sentido, seu software pode ser a ferramenta perfeita de comunicação dos seus clientes varejistas! Quer saber como?

 

 

Conheça o PlugMessage!

Com o PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed, você terá total liberdade para desenvolver soluções baseadas no WhatsApp e inspirada nas necessidades dos seus clientes do varejo, como: automações de marketing baseadas no comportamento de consumo dos clientes, chatbots, envio de cobranças e muito mais…

Em outras palavras, ela leva o WhatsApp para dentro do seu sistema e todas as vantagens e possibilidades que citamos aqui para o dia a dia dos seus usuários e clientes. Saiba mais sobre essa integração inteligente e descubra como o WhatsApp é uma baita oportunidade de negócio para você e para todas as empresas do varejo que você atende:

Leve o PlugMessage para seu ERP

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