Confira o impacto do WhatsApp no varejo e como sua software house pode ajudar os clientes desse setor oferecendo automações de WhatsApp através do ERP.
O WhatsApp se transformou em uma ferramenta de negócio e isso se tornou realidade em inúmeros setores. Falar em WhatsApp no varejo, por exemplo, é falar de uma estratégia obrigatória para qualquer marca que queira se destacar. Mas como isso funciona realmente?
A seguir, discutimos o papel do WhatsApp no varejo, as vantagens que ele pode trazer aos varejistas ao ser integrado às estratégias de vendas e relacionamento de suas marcas, e qual a melhor abordagem e solução para investir nisso.
Se você atua no varejo ou atende clientes neste nicho, acompanhe a leitura até o final e confira todas as nossas dicas valiosas!
Hoje, qual é o papel do WhatsApp no varejo?
Não é novidade dizer que o WhatsApp é um aplicativo, rede social e meio de comunicação presente no dia a dia dos brasileiros. E nem que ele invadiu o cenário profissional e a rotina dos negócios rapidamente, se tornando uma ferramenta valiosa.
O fato é: o consumidor moderno espera ter uma interação diferenciada, ágil e digital com as marcas de quem consome. No varejo, não dá mais para ficar apenas no offline e apostando nas estratégias e recursos antigos. Se o objetivo é se diferenciar da concorrência e vender e crescer de forma sustentável, é preciso se atualizar e estar onde seus clientes estão e querem que você esteja.
O WhatsApp se insere nesta equação como um verdadeiro trunfo para os varejistas, oferecendo o melhor dos mundos. Afinal, é uma ferramenta simples, de fácil acesso e uso, e, ao mesmo tempo, capaz de garantir um atendimento próximo, rápido e prático.
Hoje, as pessoas querem se comunicar pelo WhatsApp, resolver problemas pelo WhatsApp e, claro, comprar usando esse aplicativo tão íntimo e descomplicado. Do outro lado, já temos as empresas que notaram cedo essa tendência e estão usando o WhatsApp como ferramenta de relacionamento, fidelização e vendas.
De acordo com dados do Sebrae, o mensageiro é o app mais usado de 75% dos empreendedores brasileiros e o meio de comunicação com os clientes de 70% das micro e pequenas empresas. Ou seja, se seus clientes e seus concorrentes estão lá, não há dúvidas de que sua loja precisa estar também.
Quais são as vantagens de integrar o WhatsApp na estratégia do varejista?
As vantagens de usar o WhatsApp no varejo são muitas. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios e usos interessantes desse recurso para varejistas:
Compartilhamento de informações
O WhatsApp está na mão e na mente das pessoas todos os dias, por isso, é o meio ideal para compartilhar informações estratégicas de uma marca com seu público-alvo. É possível enviar conteúdos sobre os serviços ou produtos, divulgar eventos, promoções e ofertas personalizadas, fazer pesquisas de satisfação e contato pós-venda, e muito mais!
Assertividade de estratégias de vendas
O primeiro passo para qualquer estratégia de vendas ter sucesso é escolher o canal certo para aplicá-la. Nesse sentido, o WhatsApp traz vantagens e assertividade, pois permite um alcance amplo e, ao mesmo tempo, direto aos consumidores, além de um contato próximo, amigável e personalizado que garante mais conversões.
Otimização do relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente também pode ser simplificado e melhor organizado com a ajuda dos recursos do WhatsApp. O aplicativo permite programar respostas automáticas, classificar e filtrar contatos através de etiquetas, acompanhar métricas de engajamento, e tudo isso garante um atendimento melhor e um relacionamento mais fluido com o cliente.
Alta escalabilidade de atendimento
Por falar em atendimento, o WhatsApp é uma ferramenta interessantíssima quando o assunto é escalar essa área de um negócio. No varejo, escalabilidade é um grande objetivo e, com o uso de uma API de WhatsApp integrada ao sistema de gestão e recursos de automação, os varejistas podem dar conta de muito mais clientes simultaneamente, com agilidade e qualidade. O que, também, cria uma base fundamental para que as vendas, o lucro e a reputação da marca escalem também.
Redução de custos
Se o WhatsApp no varejo abre as portas para a otimização e a automação de demandas, ele garante economia. Tempo e recursos podem ser melhor gerenciados, e os investimentos em comunicação, atendimento e marketing podem ter seu custo-benefício elevado.
Aumento das vendas
Com um canal para divulgar promoções, otimizar o relacionamento com o cliente, agilizar o atendimento e implementar estratégias de marketing assertivas, vender pelo WhatsApp de forma significativa vai ser só uma questão de tempo. Afinal, é um canal cheio de recursos e oportunidades para varejistas crescerem seus números e sua marca como um todo.
Maior satisfação do cliente
O resultado de tudo isso são clientes satisfeitos e fidelizados. A comunicação instantânea, acessível e estratégica do WhatsApp melhora a experiência do consumidor e garante bons resultados de ponta a ponta dessa jornada de compra, do primeiro contato ao pós-venda.
Como realizar uma boa estratégia com o app?
Agora que você já conhece as vantagens da aplicação do WhatsApp no varejo, vamos falar de como implementar e explorar esse recurso?
Antes de qualquer coisa, é importante se planejar fazendo pesquisas sobre o comportamento do público da marca dentro da plataforma e desenvolvendo estratégias sólidas e específicas para esse canal de comunicação.
É preciso entender os recursos do WhatsApp e providenciar a estrutura e expertise que o aplicativo exige para ser utilizado da forma correta e dar vazão a ações assertivas para o crescimento do negócio.
O WhatsApp no varejo não deve ser visto como mais um canal que a equipe da marca terá que dar conta. O melhor caminho é pensar em como o WhatsApp pode aprimorar o atendimento e as vendas da loja, e no que é preciso viabilizar para utilizá-lo com esse foco.
Um grande exemplo disso é o combo API de WhatsApp integrada ao ERP + recursos de automação de mensagens. Investir nessas duas ferramentas é fundamental para atender um grande volume de mensagens com a velocidade, qualidade e personalização que os clientes do varejo esperam e merecem.
Portanto, o que vai garantir a adoção de uma boa estratégia de vendas no WhatsApp é dominar o funcionamento do aplicativo, alinhar as ações com o planejamento estratégico da marca e contar com os recursos certos.
Nesse sentido, seu software pode ser a ferramenta perfeita de comunicação dos seus clientes varejistas! Quer saber como?
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Com o PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed, você terá total liberdade para desenvolver soluções baseadas no WhatsApp e inspirada nas necessidades dos seus clientes do varejo, como: automações de marketing baseadas no comportamento de consumo dos clientes, chatbots, envio de cobranças e muito mais…
Em outras palavras, ela leva o WhatsApp para dentro do seu sistema e todas as vantagens e possibilidades que citamos aqui para o dia a dia dos seus usuários e clientes. Saiba mais sobre essa integração inteligente e descubra como o WhatsApp é uma baita oportunidade de negócio para você e para todas as empresas do varejo que você atende:
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