A automação de WhatsApp traz inúmeras vantagens para o seu cliente e a sua software house. Entenda tudo sobre essa funcionalidade neste artigo!
O WhatsApp faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo um levantamento da Mobile Time, 94% da população utiliza o app todos os dias e ele se encontra na tela inicial de 54% dos smartphones do país. Não é à toa que a busca por soluções de vendas e automação de WhatsApp estão crescendo entre as empresas.
Negócios dos mais diferentes segmentos têm encontrado no democrático “Zap” uma ferramenta de atendimento, marketing e relacionamento indispensável. Afinal, é onde os consumidores estão e, portanto, é o canal de comunicação em que as marcas também precisam estar.
No entanto, explorar esse meio de forma profissional e otimizada ainda pode ser um desafio – o qual pode ser superado, claro, com a ajuda da tecnologia. Vem com a gente entender o que é a automação de WhatsApp e como essa funcionalidade traz otimizações e oportunidades para seu sistema, sua software house e seus clientes!
O que é automação de WhatsApp?
A ideia de automação sugere a realização de uma tarefa de maneira independente, automática. Automação de WhatsApp, então, é um processo de programação de ações envolvendo o mensageiro, geralmente relacionadas à criação de um fluxo de respostas automáticas a partir de um determinado gatilho.
A intenção é otimizar o atendimento e garantir um retorno rápido e eficiente a todos os clientes mesmo diante de um alto volume de mensagens e demandas. Em outras palavras, a automação de WhatsApp é um recurso para as empresas ganharem escalabilidade e produtividade em seu setor comercial. E, assim, atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
Como funciona a automação de WhatsApp?
A automação de WhatsApp funciona via WhatsApp Business, de forma mais simples e pontual, ou por meio da integração de uma API de WhatsApp com recursos robustos e focados nisso.
Tudo se inicia com a configuração dos gatilhos que vão disparar mensagens automáticas para sua base de contatos e suas mensagens correspondentes. A partir disso, é possível traçar estratégias, coletar dados e refinar e/ou personalizar as interações automatizadas.
Existem diferentes tipos de tecnologia que podem estar por trás desses fluxos de conversa programados, incluindo até mesmo inteligência artificial, aprendizado de máquina e bots. Essas tecnologias podem ser programadas para responder às perguntas frequentes ou iniciais dos clientes de uma marca, disparar lembretes, conteúdos e promoções, entre outras funções.
Além disso, a automação de WhatsApp pode ser aplicada por empresas de qualquer área ou porte, bem como em diversos setores, como vendas, atendimento ao cliente e marketing. Em todos eles, não substituindo o atendimento humano, mas se somando a ele para trazer otimização e uma série de vantagens.
Quais são as vantagens de fazer automação de WhatsApp?
Por falar em vantagens, vamos conhecer as principais que podem ser usufruídas com a adesão de ferramenta de uma automação de WhatsApp?
Atendimento mais ágil
A automação de WhatsApp permite que os clientes sejam atendidos de forma praticamente instantânea, a qualquer hora ou dia da semana, tornando todo o processo de atendimento mais rápido e eficiente.
Controle de dados
Usando uma API de WhatsApp e recursos de automação, é possível coletar e analisar dados para obter insights e fundamentar estratégias, melhorias e demais decisões.
Escalabilidade
Já falamos, mas vale reforçar: a escalabilidade é o grande trunfo da automação de WhatsApp, pois permite lidar com uma demanda de atendimento muito maior sem perder nada em qualidade e velocidade.
Qualidade de atendimento
Além de mais ágil, o atendimento também ganha qualidade com a automação de WhatsApp. Primeiro, porque os clientes podem solucionar dúvidas e resolver problemas simples com autonomia e agilidade.
Além disso, as primeiras etapas do atendimento são adiantadas e padronizadas pelas respostas automáticas programadas e os casos mais complexos obtêm suporte com mais velocidade e atenção, pois os atendentes humanos ficam mais livres para essas demandas. O resultado? Time comercial mais produtivo e clientes mais satisfeitos!
Custo-benefício/Rentabilidade
A automação traz otimização, pois reduz tarefas repetitivas e a sobrecarga do time de atendimento, além de prevenir erros, esquecimentos e abandonos de conversa. Também permite muito mais alcance e eficiência, com muito menos investimento, recursos e esforço. Ou seja, o custo-benefício da automatização do WhatsApp é inegável.
Oportunidades de negócio
A automação de WhatsApp também abre portas para novas oportunidades de negócio, à medida que não deixa nenhum cliente em potencial sem retorno e viabiliza novas formas de captar leads, divulgar promoções, gerar vendas e fidelizar clientes.
Sem contar que investir em inteligência artificial é uma tendência para os próximos anos e a oportunidade de sair na frente e se destacar diante da concorrência.
Quais os tipos de automação disponíveis?
Como você viu, não faltam motivos para se investir em automação de WhatsApp, mas também não há uma única forma de automação que pode ser adotada. É possível automatizar suas interações via WhatsApp apostando em:
Chatbots
Chatbot é um robô que executa a função de chat, desenvolvendo diálogos e interações com pessoas de forma automática. Por se tratar de uma tecnologia mais recente e robusta, os chatbots são capazes de gerar uma automação de WhatsApp rica e individualizada, com o envio de mensagens mais complexas, personalizadas e assertivas.
Envios de mensagens em massa
Outra forma de trabalhar a automação de WhatsApp é a partir do envio de mensagens em massa. Neste caso, a estratégia funciona como uma newsletter, em que o disparo é de um para muitos; mas com a base formada por números de celular em vez de endereços de e-mail, e o meio sendo o Whats.
Essa é uma alternativa interessante, por exemplo, para contatar clientes inativos e compartilhar comunicados ou ações globais – direcionadas a todos os leads.
Envios a partir de gatilhos partidos do usuário
Já o envio a partir de gatilhos do usuário ocorre quando a automação de WhatsApp é integrada a outras ferramentas de e-commerce, infoproduto ou gestão de e-mail. Neste caso, as mensagens são programadas e enviadas a partir de uma ação do usuário em um desses outros pontos de contato com a marca.
Neste tipo de automação é possível enviar mensagens de boas-vindas após uma inscrição ou contratação; lembrete dos itens deixados no carrinho, incentivando a conclusão da compra; atualização sobre a entrega; e outros momentos chave da jornada do cliente.
O melhor tipo depende da estratégia de cada marca, sendo possível (e interessante) até mesmo combinar mais de um dos modelos de automação citados.
Conheça o PlugMessage e ofereça inúmeras automações para seus clientes com uma única integração
Todas as vantagens e tipos de automação que citamos aqui podem ser desenvolvidas com o PlugMessage. E esses recursos e diferenciais podem virar argumentos de venda do seu ERP ao integrar essa ferramenta a ele.
O PlugMessage é simplesmente a melhor forma de integrar o seu sistema com o WhatsApp e revolucionar a comunicação e atendimento dos seus clientes. Basta uma única integração para levar seu software para o futuro das automações.
Leia também sobre as possibilidades de ter o CRM integrado ao WhatsApp e enviar boletos pelo WhatsApp.