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Chatbot: principais aplicações e como oferecer essa funcionalidade aos clientes do seu sistema

Publicado por gisele.reis em 1 de agosto de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe o que é um chatbot e para que ele serve? Entenda o conceito, formas de uso e como implementar tal recurso nas suas soluções de software.


 

O atendimento faz toda a diferença na hora de conquistar os clientes e gerar vendas. Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais ferramentas para otimizar e potencializar esse processo. O destaque da vez é o chatbot e, neste artigo, explicamos tudo sobre esse recurso poderoso de atendimento e relacionamento!

Então, se você quer dominar o universo dos chatbots e descobrir como aproveitar todas as oportunidades de negócio que esse recurso pode trazer para sua software house, é só acompanhar a leitura até o final.

 

Mulher clicando em chatbot no celular

 

Conteúdo ocultar
1. O que é chatbot e para que serve?
2. Como um chatbot funciona na prática?
2.1. Chatbot baseado em regras para respostas
2.2. Chatbot com Inteligência Artificial
3. Conheça as aplicações mais utilizadas com chatbots
3.1. Atendimento ao cliente
3.2. Geração de leads
3.3. Marketing e vendas
3.4. Pesquisas
3.5. Agendamento e reservas
3.6. Qualificação de bases de dados e CRM
4. PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed feita para você desenvolvedor!

O que é chatbot e para que serve?

Chatbot, como o nome sugere literalmente em inglês, é um robô que executa a função de chat. Ou seja, aplicações capazes de desenvolver diálogos e interações com pessoas. 

No contexto corporativo, essas tecnologias se tornaram tendência ao se mostrarem como uma ferramenta interessante para a automação do atendimento e demais estratégias de comunicação e relacionamento das empresas para com seus públicos.

O chatbot serve, portanto, como um intermediador e um recurso para simplificar e ampliar o potencial de atendimento dos negócios. Para quem já possui uma grande demanda de mensagens ou quer ter a possibilidade de escalar até este nível, o chatbot cai como uma luva!

Além do foco no atendimento, os chatbots podem ajudar a realizar tarefas repetitivas, coletar dados, gerar e nutrir leads e otimizar vários processos de vendas, marketing e sucesso do cliente.

Sua expansão se origina da migração dos negócios para o ambiente digital e do aumento exponencial do alcance e, portanto, das demandas das marcas. Com isso, foi necessário buscar formas de dar conta desse crescimento sem precisar aumentar as contratações e os custos na mesma proporção. 

Nesse sentido, os chatbots são os queridinhos do momento e, sem dúvidas, uma solução que gera muito valor para as empresas e os consumidores. Bora saber mais?

 

Como um chatbot funciona na prática?

Existem diferentes tipos de chatbot que funcionam a partir de tecnologias e programações distintas. No entanto, os dois principais tipos são os chatbots baseados em regras e os chatbots com inteligência artificial (IA). Vamos entender o funcionamento de cada um deles?

 

Chatbot baseado em regras para respostas

O chatbot baseado em regras funciona com uma base de associação, é projetado para responder perguntas específicas e seguir fluxos pré-determinados, aplicando-os ao diálogo. Nesse caso, o nível de interpretação, interação e personalização das conversas é mais básico e limitado. Por isso, são um modelo indicado para demandas mais simples e diretas, que tendem a não variar tanto.

 

Chatbot com Inteligência Artificial

Já quando falamos na integração dos chatbots com recursos de inteligência artificial, estamos nos referindo a um chatbot mais autônomo e responsivo, capaz de interpretar e simular a linguagem natural (humana) com mais domínio e facilidade. Assim, as interações podem ser mais complexas e contextualizadas, oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes atendidos por meio dessa tecnologia.

Nos dois casos, porém, o chatbot funciona como um assistente virtual que tem como objetivo auxiliar o consumidor em qualquer etapa da jornada do cliente. A escolha do tipo depende dos objetivos de cada negócio e das aplicações pretendidas para esse recurso.

 

Conheça as aplicações mais utilizadas com chatbots

 

Mulher sorrindo com o celular na mão, participando de fluxo de chatbot

 

Se tem uma palavra que define bem um chatbot, essa palavra é versatilidade. A seguir, listamos as principais aplicações deste recurso exploradas pelas empresas:

 

Atendimento ao cliente

Já falamos e repetimos: chatbots são frequentemente usados como ferramentas de atendimento e com toda razão para isso. Eles reduzem o tempo de resposta, oferecem retorno aos clientes em qualquer hora ou dia da semana, adiantam as dúvidas e etapas mais superficiais do atendimento e podem, até mesmo, dar o incentivo final para que o consumidor tome a decisão de compra.

 

Geração de leads

Um chatbot também pode ser programado para estabelecer o primeiro contato com clientes em potencial e captar informações que permitam classificá-lo como um lead – nome, e-mail, telefone, área de atuação, entre outros. A partir disso, a marca poderá abordá-los em suas estratégias de venda e marketing, através dos meios de contato fornecidos.

 

Marketing e vendas

Por falar em marketing e vendas, as campanhas dessas áreas também podem explorar o chatbot como recurso. Abordando os clientes com conteúdos estratégicos, captando informações ou conduzindo-os à conversão por meio de um diálogo e uma experiência personalizada.

 

Pesquisas

Um chatbot também pode ajudar seus clientes a tornar suas pesquisas de satisfação e opinião mais amigáveis e atrativas, através da interação em tempo real e da fluidez de uma conversa. Assim, é possível obter maior engajamento e taxas de resposta, e menos rejeições e abandonos. 

 

 

Agendamento e reservas

Aqui está um exemplo de tarefa repetitiva que pode ser resolvida através do chatbot. É possível programá-lo para realizar agendamentos e reservas nos mais diferentes segmentos – consultórios médicos, restaurantes, imobiliárias, concessionárias e eventos são apenas alguns exemplos –, adaptando as interações ao tom de voz e o público da marca.

 

Qualificação de bases de dados e CRM

Integrando um chatbot com um sistema de CRM ou outra base de dados, é possível atingir um alto nível de qualificação, pois o chat automatizado é capaz tanto de coletar informações quanto utilizar as que seu cliente já possui para conduzir um diálogo atrativo e que direcione o consumidor pelas etapas do funil de vendas.

 

Viu só quantas aplicações interessantes um chatbot pode ter? De quantas formas ele pode impactar seus clientes e o negócio deles positivamente? E como essas funcionalidades e vantagens podem agregar valor às suas soluções? Pois, então, resta saber como agarrar essa oportunidade…

 

PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed feita para você desenvolvedor!

A ideia de ter um chatbot vinculado ao WhatsApp e traçar estratégias a partir disso é praticamente obrigatória para quem quer elevar o nível do seu atendimento.

Com o PlugMessage da TecnoSpeed, você poderá desenvolver para seus clientes as melhores estratégias de chatbots e mais de 20 funcionalidades baseadas no WhatsApp e nas necessidades de seus usuários. E as vantagens dessa API não param por aí…

Confira todo o potencial do PlugMessage

 

Quer continuar aprendendo sobre esse assunto? Confira também 8 dicas valiosas para um atendimento via WhatsApp imbatível e porque você deveria integrar uma automação de WhatsApp ao seu ERP agora mesmo!

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Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos totalmente focados para Documentos Fiscais eletrônicos.

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