Descubra as vantagens de usar o WhatsApp para agendamento de consultas e como oferecer essa possibilidade integrada ao seu ERP para os seus clientes.
O WhatsApp, de uns anos para cá, se tornou uma ferramenta fundamental para simplificar e automatizar demandas de atendimento. A partir disso, foi possível pensar em múltiplas aplicações interessantes para o app, como por exemplo o uso do WhatsApp para agendamento de consultas.
É isso mesmo! Para muito além do varejo, o WhatsApp invadiu as clínicas e consultórios, e passou a fazer parte da rotina de atendimento e gestão de agenda desse segmento. E são muitos os motivos que explicam essa implementação do “zap” nesse contexto.
E, assim como te mostramos que a API do WhatsApp para farmácias é uma baita oportunidade para o seu negócio, o uso do aplicativo para o atendimento médico também pode beneficiar seus clientes e sua software house. Continue a leitura até o final e entenda!
O sucesso do Whatsapp no agendamento de consultas
A modernização, digitalização e utilização da tecnologia como aliada é fonte de otimização para inúmeros processos. E o uso do WhatsApp para agendamento de consultas é um exemplo disso.
O uso do WhatsApp e seu sucesso no atendimento de clínicas e hospitais se deve à sua praticidade e forte presença no dia a dia dos brasileiros. Difícil é encontrar quem não tenha e use o aplicativo para se comunicar com amigos, familiares e estabelecimentos dos mais diversos tipos.
O “Whats” é descomplicado, acessível, amigável e versátil. Além disso, ele segue a tendência da comunicação via mensagens de texto em vez de ligações, e também já permite experiências de autoatendimento.
Ou seja, o WhatsApp simplifica e torna o atendimento mais eficiente para todas as partes envolvidas. E isso garante inúmeros benefícios, que culminam em maiores taxas de conversão e fidelização – tem como ele não ser um sucesso e amplamente adotado?
Por que usar o WhatsApp para agendamento de consultas?
São inúmeros benefícios de utilizar o WhatsApp nos processos de agendamento, veja só:
Realização de agendamentos a qualquer hora e lugar!
Com o agendamento online e a mobilidade do aplicativo, os clientes não precisam mais ir até os consultórios ou tirar um tempo para ligar e agendar suas consultas. O WhatsApp está sempre à mão e é muito fácil e rápido utilizá-lo.
Além disso, o WhatsApp, combinado com recursos de automação, permite que os agendamentos sejam feitos a qualquer hora, de forma muito mais rápida. Afinal, os pacientes podem enviar mensagens no horário que for mais confortável para eles, mesmo que fora do horário comercial, e serem respondidos em tempo real.
Isso é um avanço e uma vantagem e tanto, afinal, ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido e a nossa rotina corrida exige soluções que facilitem e se encaixem na nossa vida, não é mesmo?
Segurança e praticidade
O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado pelos brasileiros e está baixado em 99% dos smartphones do país. Na prática, isso significa que oferecer a opção de atendimento via Whats é uma comodidade para o cliente/paciente, pois ele muito provavelmente já possui o aplicativo em seu celular e está 100% familiarizado com ele.
Há muito mais chance dele buscar e concluir o agendamento através do WhatsApp do que um atendimento online em um site ou aplicativo que ele não conhece. A mesma praticidade vale para os profissionais do atendimento, que não terão que aprender a lidar com uma ferramenta nova do zero.
Além disso, as informações transmitidas via WhatsApp são criptografadas, o que garante a segurança necessária para esse tipo de processo, tanto para o estabelecimento médico quanto para o paciente.
Agenda organizada e otimizada
O WhatsApp conta com diversos recursos de organização e otimização do atendimento que podem tornar a gestão de agenda muito mais eficiente. Sem contar que o agendamento online permite criar um caminho padrão para os pacientes, desde o primeiro contato até o pagamento e o pós-consulta.
Todo o fluxo de atendimento ganha mais assertividade e, se contar com uma API de WhatsApp, o processo ainda pode ser integrado ao sistema e seus dados, garantindo mais agilidade e autonomia ao usuário.
Notificações e lembretes dos agendamentos
Além de permitir o agendamento de consultas, o WhatsApp também pode servir para enviar notificações e lembretes delas. Assim, é possível diminuir a taxa de não comparecimento dos pacientes e otimizar ainda mais a agenda.
Fora que, ao adotar automações para esse processo, o trabalho do time de atendimento é otimizado, pois não é necessário mais confirmar a agenda e eles podem se dedicar a funções mais estratégicas e produtivas.
Maior comodidade no cancelamento e reagendamento de consultas
Da mesma forma, o WhatsApp oferece praticidade para o paciente que precisa cancelar ou reagendar suas consultas, e para o time de atendimento receber e solucionar essa demanda.
Chatbots customizados para os clientes
Além dos procedimentos de rotina – agendamento, confirmação, cancelamento, remarcação – dos consultórios, clínicas e hospitais, é possível estabelecer outras jornadas automatizadas a partir da inteligência artificial.
Ou seja, o WhatsApp pode contar com chatbots configurados e personalizados para seus clientes oferecerem uma melhor experiência aos seus pacientes. Tudo isso, permite que o sistema funcione de forma mais autônoma e dinâmica, beneficiando todo o processo de atendimento e a relação cliente-clínica.
Fidelização de pacientes
E qual a consequência final dessa experiência positiva no atendimento? Isso mesmo: fidelização. Os pacientes estabelecem uma relação de confiança e satisfação a partir da comunicação e serviços prestados, não hesitam em enviar uma mensagem quando necessitam de atendimento e, ainda, indicam o estabelecimento para outras pessoas.
Como deu para perceber, são inúmeros os benefícios que podem ser desenvolvidos com o WhatsApp no processo de agendamento de consultas.
No entanto, para desenvolver todas essas features e facilitar o processo de agendamento para os seus clientes do segmento da saúde, você precisará integrar uma API de WhatsApp ao seu sistema.
Conheça o PlugMessage, a API de WhatsApp da TecnoSpeed
O PlugMessage foi pensado por nosso time de especialistas como uma solução para software houses levarem os recursos do Whatsapp para dentro de seus sistemas de forma eficiente e descomplicada.
Através dele, seus clientes da área da saúde poderão utilizar o WhatsApp para agendamento de consultas e colocar em prática um atendimento muito mais ágil, moderno, seguro e otimizado. Quer ficar por dentro de todas as funcionalidades e vantagens dessa nossa solução?
Caso queira continuar lendo e pensando sobre o uso do mensageiro como ferramenta profissional, confira também o nosso Guia de WhatsApp Marketing e descubra como usar o app em suas campanhas!
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Buscamos por uma ferramenta semelhante e por isso, queremos saber mais a respeito, pois estamos iniciando com um clínica médica.