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Bot de WhatsApp: entenda como funciona e como integrar ao seu ERP

Publicado por Tulio Marques em 13 de abril de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos

O Bot de WhatsApp é um recurso poderoso para ter no seu software e oferecer aos seus clientes. Conheça suas vantagens e saiba como implementar!


A automação é uma tecnologia que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, afinal, quem não gosta de facilidade e agilidade? Neste contexto, o Bot de WhatsApp se destaca como uma ferramenta eficiente e versátil para otimizar demandas de atendimento.

Ter essa ferramenta integrada ao seu ERP é uma excelente oportunidade para tornar seu sistema ainda mais útil e indispensável. E, com esse tipo de recurso, seus clientes poderão ir ainda mais longe e oferecer experiências diferenciadas aos seus consumidores.

Vamos juntos entender o que é, como funciona e mais detalhes sobre as vantagens da sua Software House e clientes utilizarem Bot de WhatsApp? É só continuar a leitura até o final!

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1. Afinal, o que é um Bot de WhatsApp?
2. Quais as vantagens da sua Software House e clientes utilizarem Bot de WhatsApp?
2.1. Redução de Custos
2.2. Velocidade de atendimento
2.3. Abrangência de atendimento
2.4. Disponibilidade 24/7
2.5. Personalização de atendimento
2.6. Integração com outras ferramentas (Inclusive o seu ERP)
3. Seu ERP como protagonista na comunicação de seus clientes

Afinal, o que é um Bot de WhatsApp?

Não é novidade que o WhatsApp invadiu os negócios e se tornou uma ferramenta de atendimento obrigatória para qualquer empreendimento. O “zap” está no dia a dia de praticamente todos os brasileiros e brasileiras, e por isso é tão potente.

Quem ainda não atende seus clientes pelo WhatsApp está deixando muitas oportunidades de venda passar. E quem já atende e não conta com um Bot de WhatsApp para fazer isso, também! Pois um Bot de WhatsApp é a ferramenta para otimizar e potencializar os resultados dessa estratégia.

Em poucas palavras, um Bot de WhatsApp é um software de respostas programadas. Seu objetivo é manter interações conversacionais através do aplicativo e oferecer um atendimento mais ágil e inteligente ao usuário. 

Assim, as marcas conseguem facilitar e ampliar seu fluxo de atendimento, e conquistar muitas vendas e vantagens a partir disso. Antes de falarmos disso, no entanto, é interessante conhecer um pouco mais a fundo o funcionamento do Bot de WhatsApp.

Os bots demandam três elementos-chave: canal, onde a conversa é desenvolvida; conteúdo, os elementos da conversa em si; e o software, que identifica as mensagens e gerencia e dá continuidade à conversa a partir delas. 

No caso do Bot de WhatsApp, o canal é o próprio aplicativo de mensagens; o conteúdo são os textos, emojis e arquivos trocados; e o software é o programa escolhido ou desenvolvido para colocar em prática a automação.

As interações podem ser programadas a partir de uma lógica de árvore de decisão ou NLP (Processamento de Linguagem Natural). Enquanto a primeira opção oferece uma experiência mais estruturada, a segunda gera uma conversa mais humana e fluida.

 

Quais as vantagens da sua Software House e clientes utilizarem Bot de WhatsApp?

Entenda as vantagens de implementar um bot de whatsapp na sua software house e clientes

 

Um recurso como o Bot de WhatsApp pode ser utilizado por empresas dos mais diferentes segmentos e garante vantagens como:

 

Redução de Custos

O bot é capaz de automatizar a parte mais operacional do atendimento e diminuir a quantidade de pessoas no seu time dedicadas a essa demanda. Isso ajuda a reduzir custos e direcionar os esforços dos seus colaboradores para tarefas que exigem maior atenção humana.

 

Velocidade de atendimento

O atendimento também se torna mais ágil, pois a aplicação consegue dar conta de várias conversas simultaneamente. Além disso, as respostas são geradas e enviadas de forma quase instantânea, sem demandar esforço ou deixar o cliente esperando.

 

Abrangência de atendimento

Falamos agora há pouco de múltiplos atendimentos simultâneos e isso é sinônimo de quê? Mais alcance e abrangência para o atendimento das empresas que utilizam o Bot de WhatsApp. As marcas se tornam capazes de atender mais, mais rápido e melhor!

 

Disponibilidade 24/7

Outra grande vantagem do Bot de WhatsApp é a disponibilidade 24/7, ou seja, a qualquer dia e qualquer hora. A ferramenta de automação não precisa de folga e consegue atender os clientes na hora que eles quiserem e precisarem. Assim, sua marca se mostra ainda mais presente, forte e eficiente.

 

Personalização de atendimento

A automação também abre as portas para a personalização, pois o chatbot é capaz de acessar e cruzar dados para entregar conteúdos personalizados aos clientes que entrarem em contato. Tudo de forma inteligente e otimizada. E, ainda, algumas ferramentas podem coletar esses dados estatísticos que serão utilizados em personalizações futuras, dentro ou fora do WhatsApp.

 

Integração com outras ferramentas (Inclusive o seu ERP)

Como se não bastasse, o Bot de WhatsApp pode ser integrado com outras ferramentas de comunicação, vendas, gestão e mais. Dessa forma, a otimização do atendimento pode ir além do que já citamos e realmente elevar a experiência do cliente.

E sua software house consegue agregar mais um recurso valioso para seu sistema ERP, levando o WhatsApp para dentro dele. É isso mesmo, através de uma API de WhatsApp você tem total liberdade para desenvolver e integrar o Bot de WhatsApp com seu sistema e centralizar, descomplicar e conectar o fluxo de atendimento dos seus usuários.

Ufa… São tantas vantagens e possibilidades que quase não cabem em uma única lista. E se você quer aproveitar todas elas e oferecê-las aos seus clientes, te apresentamos a solução no próximo tópico!

Seu ERP como protagonista na comunicação de seus clientes

Coloque o seu sistema como protagonista no processo de comunicação dos seus clientes com o PlugMessage da Tecnospeed. O PlugMessage é a nossa API de WhatsApp que te ajuda a tirar o bot de atendimento do papel e integrá-lo ao seu sistema sem demora ou dificuldade.

E – alerta de spoiler! – o bot de atendimento é apenas uma das mais de 20 funcionalidades que você pode desenvolver com a nossa API de WhatsApp da TecnoSpeed. Com ela, você terá total liberdade criativa para criar mais soluções de automações de WhatsApp, e tudo com uma única integração! Quer outros exemplos?

  • Automação de cobranças, envio de boletos, avisos de vencimento e inadimplência;
  • Envio de Notas Fiscais pelo WhatsApp;
  • Catálogo de Produtos;
  • Rastreamento de mercadorias;
  • E muito mais!

O PlugMessage é a API RESTful mais simples e intuitiva do mercado, e chegou para fortalecer a sua Software House. Então, não perca tempo e integre já!

Quero integrar com o PlugMessage!

E se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir também nossas dicas sobre como garantir uma boa experiência do cliente no WhatsApp e como criar estratégias de WhatsApp Marketing.

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Bot de WhatsApp: entenda como funciona e como integrar ao seu ERP
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Bot de WhatsApp: entenda como funciona e como integrar ao seu ERP
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O Bot de WhatsApp é um recurso poderoso para ter no seu software e oferecer aos seus clientes. Conheça suas vantagens e saiba como implementar!
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Túlio Lamartine
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TecnoSpeed
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Tulio Marques
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2 Comments

  1. Frederico disse:
    12 de julho de 2023 às 09:55

    Bom dia!
    Gostaria de saber mais detalhes sobre essa ferramenta de integração com Whatsapp.
    Como funciona, custo etc.

    Responder
    • Tulio Marques disse:
      12 de julho de 2023 às 10:04

      Olá Frederico, tudo bem? Fico feliz com o interesse em nossa API de integração com o WhatsApp! Vou deixar aqui abaixo o site do PlugMessage para mais informações, recomendo que preencha o formulário presente no site. O nosso time entrará em contato para esclarecer todas as suas dúvidas referente a solução e apresentar uma proposta que atenda sua necessidade.

      Site: https://speedlab.tecnospeed.com.br/plugmessage-site-tecnospeed?

      Caso prefira um contato mais direto, pode me encaminhar um e-mail com suas informações no tulio.marques@tecnospeed.com.br ou chamar direto no nosso comercial através do número (44) 3037-9535.

      Responder

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