Descubra a importância e vantagens de integrar uma API para automatizar o envio de boletos pelo WhatsApp e a solução ideal para essa demanda!
Segundo a FEBRABAN, o boleto é um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros – e essa relação já dura anos. Por isso, investir em soluções que automatizem e otimizem o uso dessa forma de pagamento é uma demanda importante para as software houses.
Um exemplo de desenvolvimento nesse sentido é a automação do envio de boletos pelo WhatsApp, simplificando a gestão de cobranças. Essa é uma das principais dores dos empreendedores e negócios, e uma feature que pode diferenciar seu sistema no mercado.
Mas, qual a melhor forma de viabilizar e implementar essa funcionalidade? Alerta de spoiler: é através da integração de uma API de WhatsApp! E nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto a seguir. Então, acompanhe a leitura até o final!
A Necessidade de Automação no Envio de Boletos
O envio de boletos é uma das etapas da gestão de cobranças e faz parte da rotina financeira de qualquer empresa ou empresário que aceite esta forma de pagamento.
No entanto, ao pensar nessa tarefa em larga escala, a execução manual se torna desafiadora, pouco segura e não vantajosa. Em outras palavras, inviável.
Imagine enviar boletos manualmente, um a um, em empresas com um alto fluxo e volume de vendas? Esse processo seria não só trabalhoso, mas também demorado, custoso e arriscado, com chances quase certas de erros e prejuízos.
A automação no envio de boletos, portanto, não se trata de um luxo, mas uma necessidade. Ela otimiza o trabalho do faturamento e torna a gestão de cobranças mais eficiente, profissional e confiável. O que, no fim das contas, beneficia não só os negócios, mas também os consumidores.
O Papel do WhatsApp na Comunicação Empresarial
Lançado em 2009, o WhatsApp se tornou simplesmente parte integrante do dia a dia e das interações dos brasileiros. Prova disso é que o “zap” está baixado em 99% dos smartphones do nosso país e perdemos apenas para a Índia em número de usuários no cenário mundial.
É claro que não demorou muito tempo para que ele ultrapassasse as barreiras das relações pessoais e passasse a ser usado como ferramenta de negócio. Foi por isso que em 2018 o WhatsApp Business foi lançado e, desde então, tornou-se recurso fundamental da comunicação empresarial.
Afinal, ele trouxe recursos exclusivos e pensados especificamente para a realidade corporativa, como configuração de catálogo, respostas automáticas e estatísticas. No entanto, a evolução do mensageiro para negócios não parou nessa versão.
O próximo passo foi dado pela API de WhatsApp, uma versão integrável do aplicativo. Assim, foi possível levar as funções do WhatsApp para dentro de outros sistemas, como ferramentas de CRM ou seu ERP.
A Importância da Integração de uma API de WhatsApp
Qual a vantagem e a importância da integração de uma API de WhatsApp, você nos pergunta? Bom, a API de WhatsApp é sinônimo de praticidade e otimização.
Ela é importante, primeiro, para integrar informações, processos e departamentos dentro da empresa. Com a ferramenta de atendimento conectada ao sistema de gestão, muitos alinhamentos, consultas, comunicações e atividades podem ser automatizadas. O que garante agilidade, assertividade e transparência.
Outros pontos práticos que fazem diferença na rotina é que a API de WhatsApp integrada dispensa a necessidade de um smartphone, evita o vai-e-vem entre abas e ferramentas, e permite o uso com múltiplos usuários simultâneos em uma única conta.
Leia também: Como uma API de WhatsApp pode potencializar o atendimento do seu cliente?
Vantagens da Automação do Envio de Boletos pelo WhatsApp

Descubra agora todas as vantagens da automação de cobranças pelo WhatsApp
Agora, falando sobre o ponto-chave deste artigo: por que vale a pena automatizar o envio de boletos pelo WhatsApp?
Redução de erros humanos
Como já falamos, o envio manual de boletos é pouco confiável, pois fica suscetível a erros humanos e outros tipos de falhas. Já com a automação do envio de boletos pelo WhatsApp, a gestão de cobrança fica muito mais segura e precisa. Afinal, tudo ocorre sem intervenção humana e de forma otimizada.
Melhoria na velocidade e eficiência do processo de cobrança
Uma cobrança automatizada é significativamente mais rápida e eficiente do que um processo de cobrança manual. Tudo fica pré-programado e é possível pensar e adotar uma jornada completa de cobrança, com lembretes antes do vencimento, na data prevista do pagamento e também para boletos pendentes e em atraso.
Aumento da satisfação do cliente devido à conveniência e à facilidade de pagamento
O WhatsApp está na palma da nossa mão ou ao alcance dos nossos olhos todos os dias, pelo menos por alguns minutos.
Por isso, receber boletos pelo aplicativo e ter a praticidade de apenas copiar o código de barras ou clicar em um link para prosseguir com o pagamento é mais do que conveniente.
Além disso, o WhatsApp possibilita que o envio da cobrança seja feito de forma mais amigável e próxima, por conta da praticidade e certa “informalidade” do app.
E tudo isso pode ajudar a criar uma experiência positiva e descomplicada para o cliente e aumentar sua satisfação.
Melhoria na taxa de recuperação de pagamentos devido a lembretes automáticos
Cobrar os consumidores no canal de comunicação que eles mais utilizam e acessam diariamente aumenta a taxa de visualização e as chances da efetivação do pagamento. E, ao programar lembretes automáticos, ficará mais fácil recuperar pagamentos pendentes e fazer com que eles sejam quitados.
Quem diria que unir dois recursos muito utilizados pelos brasileiros, os boletos e o WhatsApp, pudesse ter tanto potencial? Então, é hora de agarrar as oportunidades dessa integração!
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