O contador é um dos principais beneficiados pela utilização Plugstorage para armazenamento de XMLs de documentos fiscais eletrônicos. Com um perfil de acesso exclusivo, o contador pode baixar todas as notas fiscais eletrônicas emitidas por seus clientes em um determinado período. Afinal, esses documentos são essenciais para o processo de faturamento das empresas que o contador atende.
Com a possibilidade de acesso direto do contador aos documentos fiscais, o cliente não precisa se preocupar em enviar seus XMLs constantemente, e igualmente o contador não precisa cobrar o cliente. Assim também deixa de existir o risco de perda dos arquivos. Todos saem ganhando!
Além dos documentos fiscais de operações específicas, como NF-e e CT-e , o trabalho do contador também envolve os arquivos de apuração, gerados periodicamente, conhecidos como “arquivos do Sped”. São eles:
- EFD-ICMS/IPI
- EFD-Contribuições
- SPED Contábil
- Sintegra
- SEF 2
Alguns clientes do Plugstorage já haviam relatado esta necessidade. Atendendo a essa demanda, implementamos a possibilidade de armazenar os arquivos do Sped no Plugstorage, bem como enviá-los automaticamente via e-mail para o contador assim que forem armazenados!
Como armazenar os arquivos do SPED no Plugstorage?
O armazenamento dos Arquivos SPED deve ser feito manualmente pelo usuário. Afinal, até mesmo a emissão deles é manual, pois não existem webservices para envio destes arquivos! Mas não se preocupe: o processo de upload dos arquivos é muito simples. Confira:
1. Acesse sua Área do Cliente e, no Menu lateral esquerdo, clique na opção SPED:
2. Na tela ‘Arquivos do SPED’, clique no botão ” Novo Arquivo + ” à esquerda:
3. Informe o Ano/Mês de vigência, o tipo do arquivo, e selecione o arquivo para upload e clique em ‘Salvar‘.
Pronto! Assim que o arquivo for salvo, se houver um e-mail de contador configurado, ele receberá o arquivo imediatamente. O contador também poderá acessar este arquivo posteriormente, quando desejar, conforme abordaremos no próximo tópico.
Como acessar os Arquivos do SPED no Plugstorage?
Uma vez armazenados, os arquivos da EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições, SPED Contábil, Sintegra e SEF 2 podem ser acessados e baixados a qualquer momento pelo contador autorizado. Basta seguir estes passos:
1. Acesse sua Área do Contador e, no menu lateral esquerdo, clique na opção ‘SPED‘
2. Na tela ‘Arquivos do SPED’, defina os filtros de data e tipo de arquivos desejados e clique em ‘Filtrar‘.
Integre o Plugstorage ao seu software!
O Plugstorage é uma plataforma para automatizar o armazenamento de arquivos XML de documentos fiscais eletrônicos, garantindo que eles estarão seguros, disponíveis, e poderão ser consultados a qualquer momento.