A API PIX da TecnoSpeed CHEGOU! Mas você sabe por que ela é fundamental para a sua software house? Veja aqui.
Como já é de conhecimento de todos, o PIX é um novo meio de pagamento que está revolucionando o mercado, trazendo muito mais agilidade e comodidade para os usuários. A sua software house já está pronta para o PIX?
A fim de adaptar-se às novas tecnologias para oferecer facilidade e uma experiência de compra mais fluida em seu software, continue com a gente neste artigo!
Quais são os caminhos das tecnologias financeiras?
As novas tecnologias financeiras seguem transformando a maneira de concretizar negócios, trazendo simplicidade e agilidade aos processos e serviços.
Tecnologias inovadoras surgem a cada dia, contribuindo com maior velocidade, segurança e controle em relação às operações financeiras, nesse sentido, novos conceitos revolucionadores estão em discussão.
Conheça os destaques de 2021
Open banking: consiste no compartilhamento intenso de dados entre as instituições financeiras e outras organizações autorizadas pelo Banco Central.
O usuário poderá optar por compartilhar ou não as informações bancárias com outras instituições. O compartilhamento de informações como o histórico financeiro irá facilitar a análise de crédito e demais demandas do cliente.
Criptomoedas: o Banco Central está discutindo a possibilidade de emissão de CBDC (Central Bank Digital Currency), uma moeda digital oficial baseada em tecnologias blockchain. Caso seja implantada, todo o sistema financeiro será impactado e o governo economizará milhões com a redução de papel-moeda.
Inteligência Artificial e Analytics: a IA já vem revolucionando todo o mercado, em relação aos serviços bancários, não é diferente. O distanciamento social vivenciado impulsiona o uso da tecnologia para o atendimento de demandas diárias, como chatbot, por exemplo.
Quais são as tendências dos meios de pagamentos?
Se tratando propriamente dos meios de pagamentos, as principais tendências são:
Pagamento via mobile: pagamento efetuado diretamente pelo smartphone, sem a necessidade de dinheiro em espécie ou cartão.
QR code: é um código de barras bidimensional, o usuário aponta a câmera do celular para o QR code e é direcionado para a tela de pagamento.
Pagamento por aproximação: a tecnologia contactless realiza o pagamento sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e sem digitar a senha, apenas com a aproximação do mesmo. O pagamento também pode ser realizado com a aproximação do celular ou de pulseiras smart.
PIX: realiza transferências e pagamentos de forma instantânea, com o cadastramento da chave PIX na instituição bancária, a movimentação financeira acontece de forma muito mais rápida e simples.
Saiba mais sobre as novas Funcionalidades do PIX
O PIX é um método de pagamento já enraizado no dia a dia das empresas e dos consumidores. Além de agilidade, essa tecnologia proporciona maior controle sobre as transações e redução de tarifas bancárias.
As novas funcionalidades visam atingir, principalmente, a empresa com foco em B2B.
PIX cobrança: com o lançamento previsto para março de 2021, lojistas, varejistas e prestadores de serviços poderão criar um QR Code impresso para receber pagamentos. Alguns bancos já disponibilizam APIs com essa finalidade, entretanto, como está inserida no app da instituição financeira não é possível integrá-la ao software empresarial. Mas não é motivo para desespero, o API PIX da TecnoSpeed está atento às novidades para que todos os recursos do PIX estejam disponíveis e integrados ao software.
Saque PIX: essa função possibilitará a transferência de recursos para um estabelecimento por meio do sistema de pagamento instantâneo e permitirá o saque do dinheiro transferido. Essa novidade está prevista para o segundo trimestre de 2021 e será útil para as pequenas cidades que não possuem caixa 24 horas.
PIX garantido: essa funcionalidade está prevista para o primeiro semestre de 2021, permitirá que o usuário faça transações como se fossem compras parceladas. A ideia é que seja uma alternativa ao cartão de crédito.
O impacto do PIX
O PIX já impactou todos os processos financeiros, tanto no universo corporativo, quanto na rotina das pessoas físicas. Trata-se de uma realidade imposta pela tecnologia a qual toda Software House precisa adaptar-se.
Ao disponibilizar esse meio de pagamento dentro do software com o API PIX da TecnoSpeed, você agrega ainda mais valor à sua marca e alcança novas oportunidades de negócio, mostrando-se atento e atualizado sobre as atuais necessidades do mercado.
Aposte no futuro das Fintechs
Fintechs são empresas focadas em tecnologias financeiras. Elas trabalham constantemente para otimizar e inovar os serviços financeiros e apresentar custos operacionais reduzidos.
Enquanto os bancos tradicionais insistem em reinventar o pacote de tarifas da conta-corrente, as Fintechs abrem o jogo e informam claramente o custo dos serviços prestados. Com essas práticas, os grandes bancos são forçados a reavaliarem a cobrança de tarifas bancárias sob pena de perder sua rentabilidade com a migração dos clientes para as Fintechs.
Veja mais sobre o futuro das Fintech no evento online, ao vivo e totalmente gratuito. Acesse:
API PIX da TecnoSpeed
Em prol do melhor atendimento ao cliente, a TecnoSpeed desenvolveu o API PIX, uma ferramenta capaz de integrar esse método de pagamento ao seu software e agregar mais esse diferencial ao seu produto.
Com esse recurso você pode fazer o registro do PIX no banco, consultar o status do pagamento do mesmo, fazer a impressão (QRCode dinâmico e estático) e configurar o envio de Webhooks para automatizar o processo de cobrança. Além disso, caso prefira registrar o PIX diretamente no banco, basta entrar em contato com o seu gerente de relacionamento e solicitar o acesso à API do PIX junto à instituição bancária.
Com o API PIX da TecnoSpeed sua Software House pode oferecer a melhor solução ao cliente.
Métodos, bancos e praticidade
Dentre os métodos de pagamentos e transferências disponibilizados pelos bancos estão:
TED: a transferência via TED (Transferência Eletrônica Disponível) é o método que permite a transferência interbancária de valores. Pode ser realizado nos dias úteis até às 17h e a execução efetiva costuma demorar até 30 minutos.
DOC: a transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) é o método que permite a transferência interbancária de valores, sendo que seu processamento demora um dia útil e tem um limite de R$ 4999,99.
Boleto: é um método de pagamento bancário no qual o emitente informa o valor, data, incidência de juros e multas. Caso não haja o pagamento o emitente pode executar a cobrança. Normalmente, o prazo de compensação do boleto é de até 3 dias úteis.
Cartão: é o método de pagamento que permite efetuar compras à vista e parceladas, sem a necessidade de carregar o dinheiro em espécie. Com o cartão as compras podem ser debitadas instantaneamente da conta corrente quando efetuadas na função débito, ou ter a cobrança por fatura mensal quando efetuadas na função crédito.
PIX: é o método de pagamento instantâneo, permite realizar transferências interbancárias e pagamentos a qualquer momento. Não há necessidade de aguardar os dias úteis e o horário comercial, gerando muito mais praticidade para o usuário.
Por que utilizar o PIX?
O PIX funciona 24 horas, todos os dias, a transferência é imediata e a limitação de valor é personalizada pelo banco.
Em relação aos boletos, a modalidade dinâmica do PIX permite registrar informações do sacado, juros, multa, data de vencimento, data de expiração e se aceita ou não o pagamento após o vencimento.
Ao emitir um boleto deve-se considerar as taxas de emissão, de registro e de liquidação e a depender do valor cobrado, as taxas do PIX podem ser mais vantajosas, além disso, a compensação é imediata.
O sistema do PIX é unificado, assim, para localizar uma movimentação não é preciso analisar todo o extrato bancário, proporcionando maior simplicidade e agilidade para o controle financeiro.
Qual será o impacto para a Software House?
As mudanças no cenário econômico alteram as necessidades dos clientes, dessa forma, é preciso estar atento e adaptar o software para melhor atender ao cliente.
A nova forma de pagamento é mais uma alternativa para disponibilizar ao cliente final, que poderá escolher o método pelo qual deseja concretizar a compra.
Sem a integração desse método de pagamento ao software da empresa, quando o cliente realiza o pagamento via PIX, o valor entra em conta sem o devido registro, no sistema de gestão. Com a integração, todos os detalhes serão registrados, possibilitando maior controle sobre a gestão financeira da empresa.
Além disso, o dinheiro entra em conta de forma imediata, reduz a necessidade de dinheiro em espécie e os processos ficam muito mais ágeis.
Em prol da maior comodidade e praticidade para os seus clientes, o API PIX da TecnoSpeed possui integração com os principais bancos, possibilitando realizar pagamentos de forma muito mais rápida e simples. Caso o seu banco não esteja em nossa lista, basta solicitar a liberação junto ao seu gerente de relacionamento e nos encaminhar as credenciais. A homologação será realizada sem custos.
Conheça mais sobre o API PIX da TecnoSpeed e leve mais essa forma de pagamento para a sua Software House!
Conclusão
A oferta desse método de pagamento em seu software é uma necessidade imposta pelos avanços das tecnologias financeiras. Além disso, permite destacar-se da concorrência e atrair novos clientes.
Os benefícios oferecidos pelo PIX, menor custo, praticidade, recebimento rápido, possibilidade de pagar em qualquer hora do dia, inclusive em fins de semana, já conquistaram a adesão desse método por muitas empresas.
O boleto, cartão e as outras formas de transferências como TED e DOC não deixarão de existir, mas terão o PIX como uma alternativa para o lojista e o cliente.