Tempo de Leitura: 4 minutos

Qual a diferença entre o QR Code estático e o dinâmico e como tornar suas transações via Pix mais seguras? Descubra tudo neste artigo!

O Pix revolucionou os meios de pagamentos no Brasil, sendo agora uma ferramenta indispensável para as vendas nos mais variados tipos de negócios. Ao oferecer transações instantâneas 24 horas por dia, sete dias por semana, essa tecnologia oferece diversas facilidades para o cliente e se tornou, por essas e outras razões, um meio de pagamento muito importante.

Entretanto, nem todos conhecem as características e as funcionalidades do Pix. Além de ter sempre novidades durante seu período de implantação, o Pix também traz algumas possibilidades para o vendedor, e não apenas para o cliente.

E uma dessas possibilidades é a de escolher entre o QR Code dinâmico e o QR Code estático. O QR Code (ou Quick Response Code) é uma ferramenta de identificação via câmera de celular que direciona para um link online. Ele funciona de forma similar ao código de barras, direcionando em poucos segundos quem o usa para determinado local desejado. No caso do QR Code Pix, o cliente que o utiliza é direcionado para o pagamento via Pix no estabelecimento em que está comprando.

Enquanto o QR Code Pix dinâmico serve apenas para uma transferência determinada, o QR Code estático pode ser usado repetidamente em diversas transações com um valor fixo. Quer saber qual a diferença entre o QR Code estático e o dinâmico e como tornar suas transações via Pix mais seguras? Descubra tudo neste artigo!

Diferenças entre QR Code Estático e Dinâmico

Diferenças entre QR Code Dinâmico e Estático (Imagem: Pexels)
Diferenças entre QR Code Dinâmico e Estático (Imagem: Pexels)

Ambos os tipos de QR Code direcionam para um pagamento no Pix da empresa. Por um lado, o QR Code dinâmico é uma excelente opção para transações em que não há vínculo com quem está pagando. Ele permite identificar o usuário que leu o código e pagou pelo QR Code dinâmico, sendo uma ferramenta que só vai funcionar em uma única transferência. 

Como o nome sugere, o QR Code dinâmico muda constantemente. A cada transação, um novo QR Code PIX é gerado. Por esse motivo, ele é recomendado para grandes empresas, e-commerces ou para cobranças mais formais, sendo necessário que a empresa tenha mecanismos para automatizar os processos de pagamento.

Já o QR Code estático, por sua vez, é uma boa opção para quem tem vínculo de prestação de serviços ou para pagamentos mensais de mesmo valor. Nessa opção, o recebedor define o valor fixo que estará atrelado ao QR Code, podendo ser usado em diversas transações e por várias pessoas com o mesmo QR Code. Tambem é possível deixar o QR Code estático sem um valor definido, deixando em aberto para que o próprio pagador informe o valor da transação. Por essas características, o QR Code PIX estático é indicado para micro e pequenos negócios, MEIs e para pessoas físicas. Ao deixar o valor fixo, ele é ideal para prestação de serviços e pagamentos recorrentes. Já com o valor em aberto, ele agiliza as transações e vendas desses empresários ou de pessoas físicas.

Como gerar e pagar com QR Code Estático no Pix?

Para gerar o QR Code estático no Pix, basta estar cadastrado no sistema Pix com alguma chave em seu banco ou fintech. A opção de criação do QR Code estará disponível no site ou aplicativo da empresa em que se está cadastrado. Dentro das opções de transação via Pix, deve haver um item chamado “QR Code” – o caminho até ele varia entre cada instituição. Depois de selecionar o QR Code, você já poderá criar um QR Code estático, sendo uma opção deixar o valor fixado para pagamentos recorrentes.

Falhas nos pagamentos com QR Code Estático

O QR Code Pix é muito útil para o dia a dia, mas pode enfrentar algumas falhas que são um desafio para pagador e recebedor. Dentre elas, as principais são o QR Code estar inválido, pagamento em valor diferente do informado pelo QR Code, problemas ao copiar a chave e até mesmo a própria leitura do QR Code estático. 

Há um certo constrangimento quando não se consegue realizar a leitura do QR Code e outro meio de pagamento é utilizado, pois passa uma certa insegurança ao pagador. Além disso, o QR Code estático informa o valor a ser pago, mas não verifica se o valor pago é igual ao informado, gerando alguns transtornos ao se ter um pagamento diferente do valor da nota fiscal emitida. 

Esses e outros problemas podem deixar o pagador e o recebedor um tanto receosos sobre o uso do QR Code Pix. Apesar disso, essa ferramenta é segura, simples e muito utilizada pelos brasileiros. Portanto, aumentar a segurança das transações e evitar erros no QR Code estático no pix é muito importante. Mas como?


Uma solução é utilizar APIs financeiras para aumentar a segurança e diminuir as falhas no uso do QR Code Pix. Através de API’s, é possível ter um controle maior dessas transações e melhorar os resultados da empresa, evitando falhas que podem gerar muita dor de cabeça ao recebedor do Pix. Quer saber como fazer isso? A TecnoSpeed te conta tudo sobre como utilizar as APIs financeiras para reduzir os erros em suas transações e ter resultados mais satisfatórios.

 

5 motivos para utilizar APIs financeiras!

Conclusão

O Pix é uma ferramenta muito útil para empreendedores de diversos níveis. Ter ferramentas que permitam fazer o pagamento via pix é muito importante, pois este é um meio de pagamento indispensável hoje em dia. Por essa razão, utilizar o QR Code Pix, seja estático ou dinâmico, é uma excelente ideia para facilitar os pagamentos de empresas e até mesmo de pessoas físicas. Há algumas falhas no pagamento do QR Code estático que podem acontecer eventualmente. É preciso buscar soluções como APIs financeiras para aumentar o controle e a proteção dessas operações, trazendo o equilíbrio entre a comodidade e a segurança em seus pagamentos.

Quer saber mais sobre este assunto e ficar por dentro de todas as novidades sobre o Pix? Continue acompanhando o nosso blog

Summary
Diferenças entre QR Code Dinâmico e Estático
Article Name
Diferenças entre QR Code Dinâmico e Estático
Description
Qual a diferença entre o QR Code estático e o dinâmico e como tornar suas transações via Pix mais seguras? Descubra tudo neste artigo!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.