O aplicativo NFS-e surgiu para facilitar a vida de quem precisa emitir notas fiscais, e promete trazer mais conforto ao microempreendedor.
Trabalhar com o aplicativo NFS-e vai trazer muito mais conforto e facilidade para o usuário que precisa emitir notas fiscais, pois as rotinas de emissão destes documentos envolvem um trabalho que, embora seja repetitivo, é de suma importância.
As notas fiscais eletrônicas são essenciais para a circulação de mercadorias e para a arrecadação correta dos impostos. Por isso, a Receita Federal teve a iniciativa de facilitar a vida das empresas lançando o aplicativo NFS-e.
O app promete uma interface bem simples, guiada com perguntas fáceis e rápidas de responder, com um caminho lógico a ser seguido. Sendo assim, será possÃvel emitir uma nota fiscal de serviços dentro de poucos minutos.
Fazer uso dessa tecnologia beneficiará a todos que precisam emitir notas fiscais. Decerto, será uma ajuda ao empreendedor brasileiro que lida com muitas burocracias em suas rotinas fiscais.
O aplicativo da NFS-e
O aplicativo servirá tanto para o microempreendedor como também às empresas de pequeno porte. Dessa forma, o seu principal objetivo é tornar os processos de emissão de nota fiscal de serviço mais rápido e seguro.
Ele estará disponÃvel nas plataformas IOS e Android, e seu uso será gratuito, prometendo ser simples e seguro. Assim, os prestadores de serviços poderão emitir suas notas fiscais pelo celular.
Para a emissão de notas fiscais de serviço pelo aplicativo NFS-e são necessárias apenas algumas informações, como CPF ou CNPJ do cliente, o tipo de serviço prestado e o valor da operação.
O cliente também passa a receber informações sobre a sua nota fiscal, pois o alerta é emitido por mensagens recebidas em seu celular. Ou seja, o processo automatiza e democratiza a comunicação entre os clientes e fornecedores.Â
Quais seus benefÃcios?
O aplicativo da NFS-e trará inovação para os microempreendedores e usuários que usarão a plataforma. Entre seus benefÃcios estão:
- Interface simples e intuitiva;
- Emissão da nota fiscal de serviços com poucas informações;
- Muita segurança, porque o sistema conta com a proteção através de senha ou biometria;
- Possibilidade de emissão, mesmo sem internet. Dessa forma, no momento em que sua conexão for restabelecida, o próprio sistema enviará sua nota fiscal ao municÃpio de maneira automática, sem nenhum problema;
- O cliente também recebe em seu aparelho uma notificação de que sua nota fiscal foi enviada;
- Padronização da NFS-e nacional, já que hoje a nota fiscal de serviço é distinta em cada cidade do Brasil;
- Melhoria para o processo de controle fiscal;
- Eliminação do uso de papel;
- Facilidade no processo de cruzamento de informações fiscais;
- Redução de custos no processo de controle das NFS-e;
- Rapidez no acesso às informações.
Quem pode utilizar o aplicativo da NFS-e?
A usabilidade e a experiência do usuário será ótima, facilitando a vida de quem precisa emitir a NFS-e nacional.
Mas, por enquanto, só quem poderá emitir são os contribuintes dos municÃpios que já aderiram esse convênio para usar o aplicativo. Porém, uma boa notÃcia é que o aplicativo estará disponÃvel para o uso de todos os MEIs a partir de janeiro de 2023.
Projeto da Nota Fiscal Eletrônica
Esse é um projeto criado pela Secretaria da Fazenda dos Estados em conjunto com a Receita Federal do Brasil, e tem por objetivo, além da padronização da NFS-e nacional, facilitar o dia a dia de quem precisa emitir a nota fiscal.
Garantir a integração fiscal tributária é uma grande necessidade para o paÃs que tem por caracterÃstica a forte descentralização fiscal. Pois, para que o Estado garanta que não haverá evasão fiscal, hoje em dia, é necessária uma grande operação para captar, armazenar e tratar essas informações sobre a emissão das notas fiscais dos contribuintes.Â
Além disso, toda essa operação aumenta de maneira exponencial os custos para que o governo detenha todas essas informações. Isso, sem dúvidas, contribui muito nos cofres brasileiros.
Padronização
Um dos maiores benefÃcios do aplicativo da NFS-e é a padronização desse serviço, já que no Brasil temos mais de 5.000 legislações para notas fiscais distintas, um tipo para cada cidade.
Hoje em dia é necessária uma operação enorme para garantir que não haja evasão tributária, além de todo o processo envolvido ser gigantesco, ainda se gasta grandes somas para que todo esse evento seja concluÃdo.
Portanto, o aplicativo irá beneficiar todos os empresários que precisam emitir sua nota fiscal de serviço, e ainda trará uma solução para a falta de padronização no setor. Desse modo, será aberto um leque de tecnologias para essa área de atuação tão importante para o Brasil, além de facilitar e diminuir os custos envolvidos para o Fisco.
Convênio
A Confederação Nacional de MunicÃpios, com a Receita Federal do Brasil, assinou um convênio para ser possÃvel um modelo único de NFS-e nacional. Logo, esse convênio tem como intuito garantir a arrecadação dos tributos pelas prefeituras, além da padronização da nota fiscal de serviços em todo território nacional.
O convênio facilitará os processos de controle para a arrecadação, a fim de combater a evasão e, por consequência, a sonegação de impostos. Ele trará muitos benefÃcios, não só aos estados e municÃpios como também para todos os usuários do aplicativo NFS-e.
Conheça as soluções de NFS-e da Tecnospeed
Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, convidamos você a conhecer as soluções de NFS-e da Tecnospeed:
Conclusão
Emitir a sua nota fiscal de serviços é o básico para qualquer empresa que trabalha vendendo ou prestando serviços, por isso, a criação do aplicativo de NFS-e é tão importante.
O aplicativo facilitará o dia a dia e também permitirá que o seu cliente esteja integrado com essas informações de maneira automática. Sem dúvidas, o aplicativo de NFS-e trará para os estados e municÃpios um modelo mais organizado, facilitando a captação dos recursos e reduzindo a evasão tributária.
E como citamos no artigo, a partir de janeiro de 2023 os MEIs poderão usar o aplicativo, mesmo que a sua cidade ainda não tenha assinado o convênio.