Venha descobrir todo o potencial da assinatura eletrônica na saúde e como sua software house pode se beneficiar com essa tendência!
Você conhece as possibilidades da assinatura eletrônica na saúde? E, mais: como a sua software house e seu ERP podem ser protagonistas da digitalização dentro deste setor?
Então, acompanhe este texto até o final e confira as vantagens e usos da assinatura eletrônica para serviços de saúde. Além disso, conheça a solução ideal para integrar esse recurso ao seu ERP e oferecê-lo aos seus clientes.
Por que investir em digitalização na saúde?
A digitalização é um sinal de modernidade e também parte integral da nossa realidade e cotidiano. Inúmeros processos e áreas ganharam sua versão no meio digital, e mais uma porção de atividades foram facilitadas a partir da interação com a tecnologia. E isso não é diferente dentro da saúde.
A telemedicina, por exemplo, já vinha em ascensão mesmo antes da pandemia e isso só se intensificou durante e por causa do contexto pandêmico. Os atendimentos online se tornaram uma necessidade por uma questão de segurança e, então, permaneceram como uma solução prática para quem prefere ou não pode se deslocar.
É claro que ainda existem muitos desafios e limitações nessa integração da saúde e do digital, no entanto esse match é o caminho que vem se delineando rumo ao futuro. Portanto, investir em digitalização na saúde é uma oportunidade para sair na frente e se diferenciar dos seus concorrentes – sem medo de errar!
Como funciona a assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica é a versão digital da assinatura à mão. Graças a tecnologias de biometria e criptografia, ela permite que operações e documentos sejam autenticados remotamente com segurança e validade jurídica.
Quanto ao seu funcionamento, ele não é muito diferente do das assinaturas tradicionais: as partes envolvidas utilizam a assinatura eletrônica para atestar sua identidade e concordância com os termos de um documento. A única diferença é que isso é feito digitalmente a partir de uma combinação de fatores de identificação e segurança.
Quer saber mais? Confira nosso guia da assinatura eletrônica e conheça os principais tipos de assinatura!
Quais documentos podem ser assinados eletronicamente?
Por garantir validade jurídica e até mais segurança para o processo de autenticação, a assinatura eletrônica é indicada para documentos diversos, como contratos, procurações, processos, petições, declarações, notas fiscais, entre outros.
No entanto, vale destacar que esse alto nível de confiabilidade é atribuído apenas à assinatura eletrônica do tipo certificado digital, padrão ICP-Brasil.
Leia também: Entenda as diferenças entre Assinatura Eletrônica e Certificado Digital
Como utilizar a assinatura eletrônica na área da saúde?
Agora, falando do uso da assinatura eletrônica na saúde, ela pode servir para autenticar documentos como:
- laudos médicos;
- prontuários;
- atestados;
- prescrições;
- declarações;
- relatórios.
E esse recurso pode ser usado em diferentes contextos e serviços de saúde, incluindo:
- hospitais e prontos-socorros;
- clínicas e consultórios médicos;
- laboratórios e centros de exames de diagnóstico;
- planos de saúde.
Quais são as vantagens da assinatura eletrônica para os serviços de saúde?
As vantagens trazidas pelo uso da assinatura eletrônica na saúde são bastante amplas e significativas, além de beneficiarem tanto os profissionais da área quanto os pacientes.
Confira porque apostar nessa tecnologia é uma excelente ideia:
Redução de custos e economia
Ao migrar para o formato digital e aderir à assinatura eletrônica na saúde é possível eliminar diversos custos, como papel, impressão, carimbos, canetas. Isso, somado com o ganho de tempo e a diminuição de erros, perdas, danos e retrabalho, pode gerar uma economia bastante significativa.
Acesso remoto a serviços de saúde de qualidade
Uma das grandes vantagens da assinatura eletrônica e da digitalização na saúde como um todo é, sem dúvidas, a mobilidade. As fronteiras e distâncias geográficas deixam de ser um fator limitante e os pacientes podem acessar profissionais de qualquer lugar sem precisar se deslocar e fazer um alto investimento para isso.
Sem contar que a telemedicina simplifica a liberação de procedimentos e outros processos que demandam uma declaração médica. Tudo com segurança e legitimidade.
Agilidade no atendimento ao paciente
Assinar documentos digitalmente é muito mais rápido e eficiente, e isso também agiliza o atendimento ao paciente, pois as informações e arquivos são armazenados no meio eletrônico e, por isso, podem ser facilmente acessados e gerenciados. Sem falar nas possibilidades de integração e automação.
Facilidade na contratação de funcionários e fornecedores
A mesma facilidade se estende para o processo de contratação de profissionais e fornecedores, afinal, tudo pode ser feito à distância e com muito mais praticidade e rapidez.
Otimização da gestão administrativa
A rotina médica não envolve apenas o tratamento aos pacientes. Há uma alta demanda administrativa que também precisa ser gerenciada. No entanto, essas tarefas podem ser otimizadas por meio da assinatura eletrônica, organizando o arquivamento de documentos médicos e mantendo-os em melhores condições de acesso e segurança.
Economia de espaço físico para arquivamento de documentos
Além de facilitar a gestão dos documentos em si, o formato digital também reduz a necessidade de espaço físico para armazenamento dos arquivos. Tudo pode ser mantido em nuvem e/ou em dispositivos que suportam arquivos digitais, otimizando o uso dos espaços e diminuindo custos.
Mínimo impacto ambiental
Reduzir o uso de papel e tintas de impressão é uma medida sustentável importante, visto que o impacto da produção e descarte desses materiais é bastante prejudicial ao ambiente.
Saiba sobre o conceito de paperless e sua importância.
Prevenção de erros, perdas de informações e papéis
A autenticação e o armazenamento digital torna esses processos muito mais seguros contra erros, perdas, danos, bem como acessos indevidos e fraudes.
Maior controle do fluxo de documentos
Documentos assinados digitalmente são mais fáceis de gerenciar e rastrear; por isso, a assinatura eletrônica aumenta o controle do fluxo das negociações e contribui com o monitoramento de todas as ações envolvendo cada documento.
Garantia do compliance e da autenticidade
Por fim, a adesão da assinatura eletrônica na saúde ajuda os serviços da área a garantir o compliance, simplificando o cumprimento das exigências da LGPD e outras legislações aplicáveis. Além de assegurar a autenticidade dos documentos e processos validados, já que a certificação digital é intransferível e extremamente segura contra falsificações e fraudes.
Como fortalecer o setor da saúde através do seu ERP?
Como você viu, as vantagens da assinatura eletrônica na saúde são inegáveis e interessantíssimas. Que tal transformar todas elas em argumentos de venda para o seu software?
Integrando o seu sistema ao PlugSign, a API de Assinatura Eletrônica da TecnoSpeed isso é possível! E o melhor: você e seus clientes poderão contar com a nossa qualidade exemplar e vasta experiência, mas seu negócio fica com todas as glórias. Saiba mais no link abaixo e integre já:
Para ir mais além, explore os nossos conteúdos sobre gestão e autenticação digital de documentos!