Automação de pedidos: como reduzir custos com vendas externas?

Pensar em soluções de automação de pedidos não só ajuda na redução de custos, como traz muitos outros benefícios para seus clientes. Veja aqui.


Não importa o tamanho da empresa, a quantidade de vendas mensais ou o ramo escolhido. Sejam produtos de beleza, software, roupas ou artigos de pesca, sobreviver no mundo atual não é fácil.

Com o acesso à internet e redes sociais à disposição, os clientes estão cada vez mais exigentes, e atender suas demandas deixou de ser escolha para se tornar requisito essencial.

Para as empresas que trabalham com um time de vendedores externos, executar todo o trabalho manual de aprovação e digitalização de pedidos é perda de tempo e deve ficar no passado. A palavra de ordem do século XXI é produtividade. E de que forma podemos alcançá-la? Com tecnologia.

E se você é empresário ou desenvolvedor de software com foco em comércio, precisa ter em mente que quanto mais automação você proporcionar aos seus clientes, maior será o seu diferencial. 

A seguir, vamos mostrar os benefícios que a automação de pedidos externos pode levar para toda a empresa. Não perca!

Tecnologia, a aliada da redução de custos

Sempre que um processo é feito manualmente, ele acaba envolvendo mais pessoas, tarefas e tempo antes de ser concluído. E com as vendas externas não seria diferente. 

Num processo manual, os vendedores externos devem preencher os pedidos à mão, levá-los até o pessoal responsável pela aprovação para só então serem digitalizados. 

Com a automação de pedidos externos não só essas tarefas se tornam automáticas como muitas outras também! Por exemplo, condições de pagamento, histórico de compras dos clientes ou bloqueio de vendas quando não houver estoque, entre outros.

E onde entra a redução de custos? Sempre que processos são automatizados, o número de pessoas necessárias para realizá-los diminui bastante, podendo ser treinadas e realocadas para outras áreas ou atividades.

Além disso, no caso das vendas externas, por exemplo, o uso de tecnologia faz com que todo o gerenciamento de pedidos seja realizado em bem menos tempo, tornando todo o processo mais produtivo. 

E menos gastos e mais produção, significa mais lucro. Neste caso, este dinheiro extra pode ser revertido em benefícios para os consumidores ou promoções e descontos nos produtos.

Outros benefícios da automação de pedidos

Como dissemos acima, a automação de pedidos é a melhor forma de responder às novas exigências dos consumidores e ainda ajudá-los na redução de custos. Mas se você como empresário ainda não ficou convencido deste benefício, saiba que incluir um aplicativo de vendas externas no seu software pode agregar valor a seu produto e destacá-lo da concorrência por muitos outros motivos. Por exemplo:

  • Maior confiabilidade de informações

A automação de pedidos é imediata, sem envolver preenchimento manual, e-mails, telefonemas e afins. Ou seja, o que o cliente pediu no momento da venda será inserido no sistema e posteriormente entregue corretamente. Essa é a melhor forma de evitar quantidades ou produtos errados, que geram gastos extras com devolução, por exemplo. 

Outro benefício que um aplicativo de vendas externas completo proporciona é a atualização do histórico de cliente. Todo o processo de venda será registrado no sistema, e os vendedores e gestores podem acessá-la e conferi-la de onde estiverem, sempre que necessário.

  • Rapidez na separação e entrega de produtos

Um aplicativo de vendas externas garante muito mais agilidade nos processos. Assim que um vendedor faz a inclusão do pedido no sistema, os demais funcionários da empresa imediatamente recebem a informação e já podem prosseguir com suas atividades, como separar a encomenda e encaminhar a entrega.

Empresas que trabalham sem um software de gestão integrado a uma solução de automação de pedidos, geralmente, se perdem quando chegam muitas vendas de uma vez. Em datas como Black Friday ou Natal, por exemplo, em que os comércios acabam vendendo um volume maior de produtos, estes problemas de organização podem acarretar em falta de estoque e demora na entrega.    

  • Melhor controle de estoque

Um sistema de automação atualiza o volume do estoque de forma automática sempre que uma venda é finalizada. Ou seja, durante uma venda externa, o vendedor pode conferir quais quantidades dos produtos estão disponíveis naquele momento, evitando possíveis cortes de pedidos, por exemplo.      

  • Cadastro atualizado na palma das mãos

Imagine só, marcar uma reunião com um cliente em determinada hora, mas por conta do trânsito só chegar meia hora mais tarde. Esta situação por si só já é bastante ruim, não é mesmo? Agora imagine não ter o e-mail ou telefone do cliente em mãos para avisá-lo do atraso. Pior ainda! Ter acesso ao cadastro dos clientes diretamente do celular é essencial para o comércio que trabalha com vendas externas.

  • Criador de rotas inteligentes 

Inúmeros fatores podem atrapalhar a performance das vendas externas, como trânsito, alagamentos, diferentes visitas em um mesmo dia, preço alto do combustível, transporte público muito cheio… Se seu software ainda não possui uma solução de criação de rotas inteligentes, talvez esta seja uma boa ideia. 

Muitas medidas podem ser tomadas para aumentar a produtividade de um dia fora do escritório. Evitar os horários de pico para agendar as reuniões é uma delas. Mas um bom planejamento de rota de vendas consegue mostrar graficamente que empresas ficam próximas às outras e quais clientes podem ser agendados no mesmo dia.

Lembre-se, tempo é dinheiro. Quanto mais gastos seus clientes conseguirem reduzir com a sua ajuda, mais satisfeitos eles ficarão com os produtos que você desenvolve.   

  • Facilidade nas tomadas de decisão 

Quanto mais informações forem inseridas no sistema de automação de pedidos, mais fácil será para os gestores do comércio analisarem uma série de detalhes a fim de criar novas estratégias de venda. A partir do uso de relatórios, é possível analisar quais produtos vendem mais, promover campanhas e promoções, investir em novos itens, entre outros. 

Do Desktop ao celular, sem programar!

A solução PlugSales foi pensada para você que quer viabilizar aos seus clientes um melhor gerenciamento de todo o estoque e possibilitar que eles acessem o sistema de vendas, mesmo durante as visitas externas.

Uma vez integrado ao seu software, o PlugSales coleta informações dos clientes e produtos cadastrados em seu banco de dados. E não é só isso, sempre que houverem novos registros e alterações, o PlugSales será atualizado automaticamente. 

Ainda não ficou convencido? Ao unir a tecnologia (white label, para ficar com a identidade da sua empresa!) do PlugMobile ao seu software, você ajuda seus clientes a otimizarem toda força de vendas externa deles através das seguintes funções:   

  • Cadastro do cliente pelo aplicativo
  • Geração de pedidos mesmo estando offline
  • Personalização das tabelas de preços e condições de pagamento por cliente
  • Bloqueio de pedidos com estoque zerado
  • Visualização do histórico de vendas de onde quer que ele esteja e muito mais!

E se você está se perguntando como tudo isso é possível, é fácil. O PlugMobile transforma qualquer linguagem de programação em mobile. Ou seja, esta solução integra seu software num aplicativo gerador de pedidos rápido, bonito e sincronizado em tempo real. E seus clientes podem usá-lo por meio do próprio smartphone, a qualquer hora, em qualquer lugar. 

 

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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