Entenda em uma linguagem simples e descomplicada o que são e como funcionam as remessas de alteração.
Com toda sua popularidade dentre os clientes, os boletos são um meio de pagamento importante para os softwares. Por isso, é importante saber não apenas registrá-lo, mas também fazer sua alteração e gestão adequadas. As remessas de alteração possibilitam corrigir ou dar baixa em títulos de cobrança registrados.
O envio de remessas de alteração ainda gera muitas dúvidas, pois os boletos registrados têm regras específicas de alteração. Apenas alguns pontos podem ser alterados e há forma correta para se fazer isso. Neste conteúdo você irá entender em uma linguagem simples e descomplicada o que são e como funcionam as remessas de alteração.
Os tipos de alteração podem variar de banco para banco, tendo layouts específicos e podendo ser aplicadas taxas para essas alterações, dependendo não apenas da instituição bancária e do seu contrato, mas também do tipo de alteração que será realizada.
Para aprender como utilizar essa funcionalidade, neste artigo você aprenderá como funcionam as remessas de alteração de boleto, quais são seus tipos e os dados que podem ser alterados, e como você pode simplificar o envio dessas remessas de alteração.
Remessas de alteração: o que são?
Remessas de alteração são envios de alterações para um boleto que já foi registrado ao banco em remessa anterior. São opções para quem precisa corrigir determinados itens do boleto, mas em que não há a necessidade de seu cancelamento. Não é recomendado fazer alterações por remessas em boletos que ainda não foram registrados. Isso porque, a forma de manuseio muda de acordo com o status do título.
Há alguns tipos de alterações que podem ser feitas, e é importante conhecê-las para fazer uma remessa adequadamente. Normalmente, essas remessas podem ser de baixa (cobrada pela instituição bancária) ou podem ser remessas de alterações de dados (correções que se pode fazer e que, geralmente, não têm custo para quem está fazendo a alteração).
Esses tipos de alterações serão melhor detalhados abaixo, mas é preciso atentar-se a quais são os dados passíveis de correção por meio das remessas de alterações. As principais alterações permitidas por esse mecanismo são: concessão de abatimento, alteração de vencimento, concessão de desconto, cancelamento do desconto, confirmação de repactuação, alteração de dados do comprador, alteração de dados do título e alguns outros.
O processo de alteração depende do banco aderido, mas também podem ser simplificados por softwares que facilitam a remessa com solicitação de alterações, tornando mais fácil a regularização de dados que possam estar errados e simplificando o envio de boletos para remessa de baixa. Confira as duas principais remessas de alteração que costumam ser feitas nos tópicos abaixo.
Remessa de baixa
A remessa de baixa é a alteração requisitada quando o boleto já registrado no banco é cancelado, renegociado ou não pago após o prazo. Em algumas opções do banco ou do software utilizado, a carteira de cobrança efetua a baixa automaticamente a cada remessa no momento em que o boleto é cancelado, renegociado ou tem sua data de vencimento alterada.
É possível, em uma única remessa, trazer todos os títulos em aberto, ou títulos com o vencimento ou emissão até determinada data, fazendo a solicitação de baixa de vários títulos em uma única remessa. Esse tipo de remessa costuma ser cobrado, e muitos softwares facilitam o seu envio, o que é muito importante já que erros podem gerar custos.
Remessa de correção/alteração de dados
Ao registrar os boletos, alguns dados podem ser cadastrados de forma equivocada. Entretanto, nem todas as informações do título de cobrança podem ser alteradas, por isso, é importante estar atento ao que pode ser corrigido. As principais alterações possíveis são:
- Dados cadastrais do cliente (nome ou endereço, por exemplo).
- Código Fiscal de Operações de Prestações (CFOP).
- Data de vencimento do boleto.
- E alguns outros específicos que devem ser verificados junto ao banco ou software da remessa.
Para realizar a alteração, é preciso fazer textos específicos solicitando a correção dos dados necessários, o que gerará um status de retorno informando se foi possível seguir com as alterações. Entender os padrões de mensagens que devem ser enviadas para os bancos pode ser um pouco complexo e trabalhoso, por isso, ter uma solução que facilite o envio de remessas de alteração pode ser uma grande facilidade para o dia a dia de sua empresa de software.
Tipos de alterações
Existem, basicamente, sete tipos de alterações de remessas. São elas:
- Alteração de data de vencimento.
- Alteração do valor do título.
- Conceder abatimento.
- Cancelar abatimento concedido.
- Pedido protesto.
- Sustar protesto e baixar boleto.
- Sustar protesto e manter em carteira.
Esses tipos de alteração podem variar de banco para banco. As citadas acima estão presentes em grandes bancos como o Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú. Por essa razão, é importante conhecer as alterações possíveis em seu banco e ajustar os seus boletos de acordo com essas possibilidades.
Como a TecnoSpeed trabalha com remessas de alteração?
A TecnoSpeed pode te ajudar a fazer remessas de alteração de forma descomplicada e ágil! A vantagem de se ter a TecnoSpeed para enviar as remessas de alteração é que você conta com uma estrutura robusta para atender às suas necessidades de alterações, conseguindo fazer essas remessas de forma simplificada.
Além disso, é possível informar a remessa de baixa no body da rede, o que agiliza a sua solicitação, e a alteração é informada com o título já triado. A TecnoSpeed trabalha com o sistema que pode enviar automaticamente essas remessas, tornando essa tarefa muito mais fácil para a sua empresa de software e permitindo que sua equipe foque no que mais importa. São diversas funcionalidades para que o seu boleto seja feito de forma prática e simplificada desde o seu registro até a sua baixa.
Faça suas remessas de alteração de forma fácil e descomplicada com a TecnoSpeed e tenha o melhor da gestão de cobrança em seu software!