Tempo de Leitura: 3 minutos

Precisa realizar a impressão de boletos no formato carnê? Então venha aprender como fazer isso de forma rápida e descomplicada através da nossa API!

De uma forma geral, a cobrança via boletos sempre foi intermediada pelo banco ou serviços de pagamento terceirizados, mas isso não é mais uma condição indispensável do processo de emissão, registro e impressão de boletos, sabia? 

Com a API de emissão de boletos do PlugBank, a gestão de cobranças com boletos fica muito mais eficiente e simples, sem intermediação e independentemente do modelo que será utilizado. Precisa emitir boleto no carnê? Esta solução pode te ajudar! 

Vamos, então, entender como essa API funciona aplicada aos boletos em forma de carnê e aprender o passo a passo para realizar a impressão de múltiplas guias através dela? É só continuar a leitura!

O boleto e suas formas de emissão

O boleto é um dos meios de pagamento mais antigos e populares entre os brasileiros. Não à toa existem e estão sempre surgindo diversas soluções que visam potencializar o alcance e facilitar o uso desse formato, tanto para os emissores quanto para os pagantes.

Atualmente, por exemplo, existem modelos de boleto online, que são emitidos em formato físico e virtual e em duas formas mais comuns: em carnê e avulso. Os dois modelos são utilizados com frequência nos negócios e importantes para garantir uma boa gestão das cobranças e até realizar controles de estoque ou pagamentos de tributos federais.

O que é um boleto no carnê?

Conheça o o boleto em modo carnê
Conheça o o boleto em modo carnê

 

Enquanto o boleto avulso é indicado para pagamentos à vista, o boleto no carnê é pensado para contemplar e organizar pagamentos divididos em várias parcelas – não é exatamente aquele talão comum nas lojas de departamento e no IPTU, mas a dinâmica é parecida. 

Este último formato, apesar de pouco popular nas APIs de pagamento online do mercado, é muito procurado pelos consumidores, que geralmente não possuem o valor integral para concluir suas compras.

Neste caso, os boletos são gerados mensalmente com o valor total da compra dividido pelo tempo de parcelamento. O boleto no carnê, portanto, é uma oportunidade para diferenciar o seu software e, consequentemente, ajudar seus clientes a se destacar da concorrência. 

Quando vale a pena utilizar o boleto no carnê?

O modo de impressão em carnê é bastante utilizado em situações onde existem várias emissões de boleto para um mesmo sacado e as guias vão contar com as mesmas informações, como em um parcelamento de produto em 12x ou um financiamento.

Esse tipo de emissão facilita e organiza o pagamento de uma melhor forma, sem contar que otimiza os recursos de impressão (papel, cartuchos, etc.) ao permitir a impressão de 3 boletos em uma única folha A4.

Como imprimir boleto no carnê passo a passo

Partiu aprender a colocar a impressão do boleto no carnê em prática? É bastante simples utilizando a nossa API e rotina de impressão! Mas vamos passar por esse processo passo por passo? 

A etapa inicial é configurar a impressão em lotes através do método FBoletoX.ImprimirLote

  1. Primeiro, você precisa garantir que os boletos não estejam classificados como: SALVO, FALHA, DESCARTADO ou REJEITADO, apenas as situações EMITIDO, REGISTRADO, LIQUIDADO e BAIXADO permitem a solicitação/impressão;
  2. Em seguida, você vai configurar os parâmetros do método FBoletoX.ImprimirLote no formato WideString (TspdBoletoX.ImprimirLote(WideString));
  3. No primeiro parâmetro, informe o IdIntegracao dos boletos que deseja imprimir, separando cada um dos Id por vírgula;
  4. No segundo parâmetro, informe o tipo de impressão (TipoImpressao), que pode ser: 0 – Impressão normal; 1 – Impressão carnê duplo (paisagem); 2 – Impressão carnê triplo (retrato); 3 – Impressão dupla (retrato); 4 – Impressão normal (com marca d’água) ou 99 – Impressão personalizada – aqui, a vírgula também é o separador;
  5. Por fim, é necessário que o Protocolo retorne em _ImprimirLoteList.Protocolo e o campo de STATUS seja igual à SUCESSO

Com essa configuração concluída, vamos para o processo de impressão em si, no qual utilizaremos o método ConsultarLoteImpressao:

  1. Para que a impressão seja realizada, devemos informar os parâmetro do método ConsultarLoteImpressao, sendo o primeiro o Protocolo retornado no passo anterior;
  2. O segundo é opcional, mas consiste em informar o nome da impressora – caso o nome não seja informado, será aberta uma janela para a seleção;
  3. Os retornos possíveis, então, são SUCESSO, que envolve as situações PROCESSADA, quando o lote de impressão salvo com sucesso, e PROCESSANDO, quando a impressão está em processamento; ou ERRO, quando o protocolo informado for inválido ou inexistente.
  4. Em caso de sucesso, a consulta vai concluir a impressão.O mesmo ocorre na hora de solicitar e consultar o PDF do boleto, mas o resultado do retorno é o conteúdo do arquivo para ser salvo no diretório desejado.

Vale lembrar também que, em nossa rota de impressão, possuímos um limite de solicitações de até 100 boletos por chamada para os tipos 0, 1, 2, 3 e 4, e até 50 boletos para o tipo 99 (impressão personalizada).  

Se quiser visualizar os diferentes tipos de impressão suportadas pela aplicação no modo carnê, confira todos os exemplos de impressão aqui.

E agora que você viu como é fácil realizar essa emissão e impressão, não perca mais tempo: leve agora mesmo a facilidade para o seu software e ofereça o boleto no carnê como mais uma possibilidade de pagamento para os seus clientes com a API do PlugBank!

 

Summary
Boleto no carnê: como realizar a impressão passo a passo com a API do PlugBank
Article Name
Boleto no carnê: como realizar a impressão passo a passo com a API do PlugBank
Description
Precisa realizar a impressão de boletos no formato carnê? Então venha aprender como fazer isso de forma rápida e descomplicada através da nossa API!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.