Gestão de cobrança: como você pode ajudar seu cliente?

Saiba como ajudar seus clientes na gestão de cobrança com a tecnologia da TecnoSpeed.


A inadimplência é um problema que assombra a vida de milhões de brasileiros. Quase 5,5 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras têm dívidas não pagas. Os dados, pesquisados pela Serasa Experian, se referem ao mês de maio de 2019 e são 6,1% maiores que o mesmo período do ano anterior.

Já quando o assunto são as pessoas físicas, a inadimplência registrou um recorde histórico em junho de 2019: 63,4 milhões de pessoas estão devedoras, segundo o Serasa Experian

Como seus clientes fazem a gestão da inadimplência e da carteira de cobrança? Com o cenário econômico do país ainda em fraca recuperação, todo cuidado é pouco. E sua empresa precisa ajudá-los!

Veja, neste post, a importância das gestão de cobranças e como o PlugBoleto da TecnoSpeed pode tratar do assunto para você.

O efeito da inadimplência no caixa das empresas

A atividade do comércio cresceu 1,5% em agosto de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. Mas ainda não é hora de comemorar: foi o pior desempenho dos últimos quatro meses, revelou o Serasa Experian. 

o número de recuperações judiciais aumentou 7,6% em agosto de 2019, também segundo dados do Serasa Experian. Foram feitos 142 pedidos de recuperação judicial e as micro e pequenas empresas continuam liderando o índice, com 94 pedidos (66,1% do total). 

Quando uma empresa vende produtos e serviços concedendo prazo para pagamento, ela responde pelo risco de não receber o dinheiro devido. E se os clientes atrasam o principal impacto, sem dúvida alguma, é o desequilíbrio das contas corporativas. 

Com o caixa e os investimentos prejudicados, no início a margem de lucro alcançada em outros meses até pode aliviar a situação (ou não seria mascarar?). Mas os custos fixos continuam os mesmos e este desequilíbrio é extremamente perigoso.  

Gestão de cobranças como prática

O não recebimento dos clientes leva a também deixar de cumprir suas obrigações. E o problema é muito mais grave do que se imagina, afetando o planejamento da empresa. Se a organização fez investimentos esperando uma melhora do mercado e contraiu dívidas, agora ela não estará mais preparada para lidar com a situação.

A bola de neve continua a aumentar e os próximos passos serão o corte de custos, incluindo a demissão de funcionários e o pedido de empréstimos a juros não tão amigáveis, muitas vezes. 

Você já deve ter ‘visto esse filme’ e até sofrido com cobranças em relação a como ajudar a gerir essa situação. O segredo é a gestão efetiva de cobranças.

Veja 5 práticas fundamentais na gestão de cobranças que você pode apresentar aos seus clientes:

1- Definir corretamente a data de vencimento

Todo pagamento tem um prazo para vencer. Para minimizar a inadimplência uma saída é sempre negociar com o cliente a melhor data de vencimento de um boleto, por exemplo. Dessa maneira tanto o consumidor como a própria empresa são capazes de planejar melhor a saída e entrada de dinheiro no caixa.   

2- Investir em ações de premiação para quem paga em dia 

Sejam pequenos descontos pela pontualidade (ou antecipação), brindes, descontos em compras futuras ou mesmo redução nos valores em pedidos renovados mensal, bimestral, semestral e anualmente. Esse estímulo melhora o fluxo financeiro e ajuda a garantir a fidelização.

3- Saber como cobrar

A cobrança é sempre um momento delicado. Sim, a empresa conta com esse valor para honrar seus compromissos, mas é preciso saber como falar com o cliente. Muitas pessoas tendem, mesmo sem querer, a serem diretas demais. O ideal é tratar o assunto com respeito e educação, entendendo os motivos do não pagamento.

4- Realizar acordos

Entre os clientes que já estão inadimplentes, o ideal é criar uma política de cobrança. Uma saída é pensar a realização de acordos, proporcionando condições diferenciadas e que não prejudiquem o relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível manter tanto o consumidor na carteira como o retorno financeiro.

5- Consultar crédito

A partir da incorporação de uma API de Consulta de Crédito é possível automatizar os processos de análise de crédito com consultas pefin (pendências financeiras), refin (restrições financeiras), cheque sem fundo, situações de protesto, entre outras modalidades. 

A ferramenta é simples, intuitiva e utiliza os serviços do Serasa. Permite uma análise completa e nada burocrática sobre as condições de pagamento dos clientes do seu cliente. Na prática, significa redução nas taxas de inadimplência e nas despesas com ações judiciais para a recuperação dos valores perdidos 

Mas, além de dicas como essas, você pode entregar a eles uma solução tecnológica que aumenta e muito a eficiência desse processo do negócio.

O papel da tecnologia nos cuidados com a inadimplência

Para tomar boas decisões, o uso da tecnologia também é conveniente. Você sabe muito bem disso! Mas talvez seu software ainda não tenha recursos para automatizar e reduzir as burocracias na gestão de cobranças.

Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o PlugBoleto TecnoSpeed. É a maneira mais simples de automatizar a emissão de boletos dentro de um software, poupando o time de TI e sendo integrada via API ou OCX.

Seu principal objetivo é reduzir o esforço e a redundância envolvidos no processo de cobrança, também ajudando os clientes na gestão de cobrança, já que a API permite configuração para automatizar a cobrança. Pode ser usado tanto por empresas que lidam com a gestão de clientes como também ser incorporada nos sistemas desenvolvidos por Software Houses. 

E quer uma boa notícia? Uma vez integrado ao Boleto TecnoSpeed, seu software já está homologado com mais de 30 bancos, atendendo melhor as necessidades dos clientes. 

Não perca tempo e surpreenda seus clientes com uma solução tecnológica que ajude a resguardar sua saúde financeira. Clique aqui para conhecer melhor e tirar suas dúvidas!

Protesto ou negativação: nosso recurso de cobrança automática pode te ajudar com isso!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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