Tempo de Leitura: 4 minutos

Entenda tudo sobre o papel do certificado digital para contabilidade e proteja o negócio do seu cliente passando a oferecê-lo junto com seus serviços!


Escritórios de contabilidade lidam diariamente com obrigações fiscais e tributárias de seus clientes e o processo de digitalização que esses processos vêm sofrendo nos últimos anos tem gerado diversas modificações nas rotinas e ferramentas dessa área.

Nesse contexto, o Certificado Digital para contabilidade é um recurso indispensável. Além do desafio de adaptação aos novos padrões, os contadores também precisam orientar seus clientes a obter um certificado para cumprir as suas obrigações contábeis conforme a Lei.

Você certamente já orientou algum cliente seu a emitir um certificado com uma empresa especializada, mas você já considerou que você poderia fornecer a certificação para ele?

É exatamente sobre essa oportunidade que falaremos neste post, vem com a gente!

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma tecnologia de autenticação utilizada para validar operações de forma eletrônica, ou seja, digital e remota, com segurança e validade jurídica. Ele funciona como uma espécie de documento virtual tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Sua estrutura é formada por uma dupla de chaves únicas e criptográficas e seu processo de emissão contempla tecnologias de segurança e reconhecimento biométricas (coleta de digital e reconhecimento facial), além de um processo acurado de conferência de dados que garantem a segurança dos processos autorizados ou autenticados por meio da certificação.

Suas funcionalidades são bastante amplas: permite assinar documentos digitalmente, como contratos, atestados, prescrições, laudos, procurações, petições e outros; emitir notas fiscais; autenticar a transmissão de declarações, demonstrativos e solicitações, como IR, DCTF Web, Seguro-Desemprego; acessar portais e serviços governamentais, como o e-CAC da RFB.

O que acontece com empresas que não possuem certificados?

O que acontece com empresas que não possuem certificados?
O Certificado Digital tornou-se um item obrigatório para a maioria dos negócios. Entenda a importância de adquirir | Imagem: Pexels

A implementação dos certificados já foi iniciada a alguns anos e cada vez mais processos dependem dessa tecnologia para serem autenticados e concluídos. Muito mais do que um recurso extra que oferece a facilidade de assinar documentos de forma remota, o certificado digital é hoje um item obrigatório para a maioria dos negócios. 

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional

As empresas que seguem os regimes tributários de Lucro Real e Lucro Presumido, por exemplo, precisam possuir um certificado digital para cumprir sua obrigação de emitir NF-e e entregar as declarações exigidas pela RFB.

Já as empresas que integram o Simples Nacional e possuem mais de três funcionários precisam do certificado para cumprir os envios de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, como o Seguro-Desemprego Web, a Guia de Recolhimento do FGTS e os demais itens do e-Social.

Até quem é MEI não fica fora dessa e em alguns estados precisam, sim, possuir certificados para manter processos essenciais de seu negócio funcionando e regularizados com as autoridades fiscais e governamentais.

Resumindo: a adaptação dos negócios à digitalização e ao uso dos certificados é urgente e indispensável, assim como o cuidado de mantê-los sempre com a renovação em dia e ativos. Caso contrário, as organizações irregulares podem ter sérios problemas logísticos e também com o Fisco, envolvendo multas e processos legais.

Ainda mais vantagens com o Certificado Digital

Vantagens do Certificado Digital na contabilidade
Na contabilidade, os Certificados Digitais simplificam o trabalho e a rotina dos clientes. Confira todas as vantagens! | Imagem: Pexels

Agora, não dá para falar de certificado digital somente citando as situações em que ele é obrigatório, afinal, as certificações são pra lá de úteis e podem realmente simplificar o seu trabalho e a rotina dos seus clientes, contador!

É preciso ter em mente e também ajudar seus clientes a entenderem as vantagens operacionais que são trazidas pelo certificado digital para contabilidade e também para diversas outras áreas e tarefas, tais como:

Agilidade

A posse de um certificado digital significa uma economia gigantesca de recursos e muito mais agilidade para os mais diversos tipos de operações, pois substitui a papelada e corta os gastos e tempo perdido em deslocamentos, impressões, autenticações, guichês de atendimento, etc. 

Você será capaz de resolver as demandas fiscais, tributárias e burocráticas do seu cliente muito mais rápido e ele poderá ter diversas funcionalidades à distância de um clique. 

Comodidade

A comodidade de um certificado digital é, sem dúvidas, uma das suas maiores vantagens. Como já falamos, ele permite que você e seu cliente não tenham que estar presentes para solucionar diversas situações do dia a dia, tudo em poucos minutos, de qualquer lugar, hora ou dispositivo em que o certificado estiver conectado.

E como o certificado é utilizado em muitas aplicações, sua versatilidade garante muitas possibilidades centralizadas em um único investimento e tecnologia. Seu cliente ganha autonomia e você ganha mais condições de ajudá-lo!

Segurança

Por fim, o ponto alto dos certificados é a segurança incomparável que ele oferece às operações. As tecnologias envolvidas em sua estrutura fazem com que o certificado digital seja um meio seguro do momento da sua emissão até cada um de seus usos, sendo um meio inviolável e válido juridicamente tanto quanto uma autenticação física.

Apresente o certificado digital para o seu cliente

Apresente o certificado digital para o seu cliente
Os clientes de contabilidade precisam do Certificado Digital. Saiba como integrá-lo no seu escritório | Imagem: Pexels

Não restam dúvidas de que o certificado digital é algo que seus clientes precisam, mas você não pode mais deixá-los buscar essa demanda em outro lugar que não o seu escritório de contabilidade!

Ao integrar os certificados digitais aos seus serviços, você agrega valor nas suas entregas, garante o sucesso na comunicação e aquisição deste documento tão importante para o seu trabalho e consegue acompanhar ainda mais de perto as obrigatoriedades de seus clientes.

E para eles, a agilidade e conforto de solucionar diferentes demandas junto com a pessoa ou time que ele já conhece e confia irão diminuir o esforço e a dor de cabeça deles em todo esse processo de adaptação a esse mundo digital e certificado! 

Parceria TecnoSpeed

Mas como, então, tornar isso uma realidade? Nós da TecnoSpeed temos a solução ideal e te convidamos a conhecer nossa proposta de parceria de certificados digitais. Nela você encontra o menor preço de custo e a maior margem de lucro do Brasil.

E como se isso já não fosse bom o bastante, ela garante uma padronização que vai facilitar imensamente o suporte que você presta ao seu cliente, já que eles terão certificados emitidos por uma única certificadora. Pronto para sair na frente da concorrência? 

Parceria Certificado Digital TecnoSpeed

Não perca mais tempo: seja um parceiro de Certificação Digital da Tecnospeed e entregue comodidade e segurança para seus clientes!

Summary
Vantagens do Certificado Digital na contabilidade
Article Name
Vantagens do Certificado Digital na contabilidade
Description
As certificações são pra lá de úteis e podem realmente simplificar o seu trabalho e a rotina dos seus clientes, contador! É preciso ter em mente e também ajudar seus clientes a entenderem as vantagens operacionais que são trazidas pelo certificado digital para contabilidade. Confira neste artigo todos esses benefícios!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.