Certificado Digital em 2021: o que esperar deste mercado e por que não ficar mais de fora dele

O mercado de certificações não para de crescer e nós estamos aqui para te convencer a investir nele para fazer a sua software house decolar. Vem saber como!


A tecnologia está sempre em evolução e trazendo para as pessoas e os negócios soluções que atendam as necessidades e facilitem a rotina de seus usuários. Ela anda lado a lado com a tendência à digitalização dos processos e com cada mudança generalizada que surge no nosso dia a dia.

E não é possível falar de qualquer previsão para 2021 sem levar em conta a grande mudança pela qual o mundo passou a partir do final de 2019 e durante todo o ano de 2020: a pandemia da COVID-19.

Sem dúvidas, o Coronavírus afetou todas as empresas e segmentos e, no caso do mercado de certificações, acabou acelerando algumas coisas. Considerando tudo isso, em parceria com Manoel Rodrigues, Diretor Comercial da Autêntica Certificação Digital, trouxemos um pouco do que esperar sobre os Certificados Digitais em 2021. Vem com a gente!

Panorama do Mercado de Certificação Digital

Tendo como base os dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) do ano de 2017 até agora, nota-se um crescimento exponencial do número de emissões de certificados digitais e isso deixa claro o potencial deste mercado.

Veja o panorama do Certificado Digital em 2021.

Previsão exponencial do mercado de certificado digital para 2021.

No ano de 2017, foi registrado o número de 3,5 milhões de certificados emitidos; em 2018, a quantidade cresceu para 4,4 milhões; em 2019, subiu para 5,7 milhões; e em 2020, o ano foi fechado com o número recorde de 6 milhões de emissões. Tal crescimento está intimamente ligado a dois fatores principais: a tendência à digitalização e a pandemia do Coronavírus.

Com relação à digitalização, ela se aplica tanto às tarefas simples do cotidiano, como fazer uma lista de compras, quanto aos serviços governamentais e processos empresariais. É cada vez mais comum realizar transações online e resolver questões de diversas naturezas de forma remota.

Porém, para que tudo isso aconteça de forma segura, é necessário o uso de uma certificação no processo – o que já vem refletindo no crescimento das emissões ao longo dos anos.

Segundo Manoel Rodrigues, Diretor Comercial da Autêntica, nossa parceira no segmento de Certificados Digitais, hoje cerca de “64,5% de todos os serviços federais são totalmente digitalizados e isso mostra o quanto o governo está gerando esforços para digitalizar os seus processos”, o que é positivo para todos os envolvidos e só incentiva o crescimento do mercado de certificações.

Com a pandemia e o distanciamento social, essa digitalização passou a ser não só interessante, mas necessária. Recursos como serviços de videoconferência, e-commerces e, claro, os certificados digitais adentraram o dia a dia das pessoas e dos negócios e permitiram que muitas empresas e empreendedores continuassem prosperando, mesmo frente à crise.

E seguindo o histórico dos anos anteriores e os efeitos permanentes trazidos pela COVID-19, a expectativa do ITI para o ano de 2021 é atingir a meta de 6,9 milhões de emissões de certificados.

Certificado Digital em 2021

Certificado digital em 2021, veja o que esperar.

No ano em que o home office se mostra consolidado, o Certificado Digital é uma obrigação para os documentos digitais.

O mercado de certificações não é um mercado novo, mas é um mercado jovem, e isso significa que ele está sempre evoluindo e mudando. No ano de 2020, por exemplo, foi estabelecida a emissão de certificados via videoconferência como medida provisória, considerando o contexto pandêmico mundial, mas há a expectativa do estabelecimento permanente deste formato de emissão em 2021.

Manoel nos lembra que hoje, com a validação presencial, o certificado acaba envolvendo outros custos além do seu próprio valor. Segundo ele, o fato da emissão poder ser feita dentro da empresa ou da casa dos usuários torna essa solução muito mais acessível e gera economia no modelo de negócio. 

“Você tem que sair da sua empresa, você tem que ir em uma unidade, tem que se deslocar, tem que perder tempo […] e tudo isso é dinheiro. Então, o modelo da videoconferência vem para trazer ainda mais arranjos de economia junto ao canal de certificação digital.”, diz.

Além disso, outras novidades vêm por aí, fruto das novas regras estabelecidas pelo comitê gestor, o ITI, via Instruções Normativas, e legislações estabelecidas pelo governo, como a Lei Nº 14.063/20 que, dentre outras coisas, prevê a implementação de assinaturas avançadas, que permitem uma integração entre as assinaturas de um mesmo usuário, gerando economia e praticidade para os titulares e o mercado como um todo.

E tudo isso se traduz em mais segurança para o mercado de certificações e o torna uma oportunidade de faturamento ainda mais promissora em 2021 para qualquer negócio, mas principalmente para as software houses.

Parceria Certificado Digital TecnoSpeed + Autêntica

Desde 2017, TecnoSpeed e Autêntica Certificação Digital trabalham em parceria para que você, gestor de software house, possa aproveitar todas as vantagens que os certificados podem oferecer ao seu negócio e também entregar ao seu cliente muitos benefícios e facilidades através das certificações aliadas às suas soluções de software.

Com a nossa parceria, você se torna um revendedor de certificados sem precisar de implementação ou grandes investimentos e ainda pode contar com o suporte da TecnoSpeed, que fala a sua língua e tem especialistas no assunto, e a qualidade e confiança da Autêntica, que está há anos no mercado de certificações. 

Quer saber mais sobre como se tornar nosso parceiro e começar a oferecer certificações aos seus clientes agora mesmo?

Parceria Certificado Digital TecnoSpeed

Guia da Software House 2021

O bate-papo com o Manoel tem muitas outras dicas e é parte de um material super completo que disponibilizamos no início do ano, o nosso evento Guia da Software House 2021. Foram dois dias de transmissões ao vivo com diversas palestras e convidados de peso para te apresentar as principais tendências e novidades do mercado.

Nosso objetivo principal é te deixar preparado para crescer ainda mais nesse contexto tão desafiador e, ao mesmo tempo, promissor que estamos vivendo. Mas também, te contar como nós podemos te ajudar nessa missão! Ficou interessado em ouvir mais conteúdos deste guia? Então dê o play e assista na íntegra:

 

E acesse também a nossa aba Certificado Digital, com conteúdos exclusivos sobre este mercado e suas novidades para você ficar sempre atualizado e ter muito sucesso a partir das certificações!

Summary
Certificado Digital em 2021
Article Name
Certificado Digital em 2021
Description
O mercado de certificações não é um mercado novo, mas é um mercado jovem, e isso significa que ele está sempre evoluindo e mudando. No ano de 2020, por exemplo, foi estabelecida a emissão de certificados via videoconferência como medida provisória, considerando o contexto pandêmico mundial, mas há a expectativa do estabelecimento permanente deste formato de emissão em 2021. Manoel nos lembra que hoje, com a validação presencial, o certificado acaba envolvendo outros custos além do seu próprio valor. Segundo ele, o fato da emissão poder ser feita dentro da empresa ou da casa dos usuários torna essa solução muito mais acessível e gera economia no modelo de negócio. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com Especialização em Marketing. Atua na TecnoSpeed como Coordenador de Marketing.

Artigos relacionados