Como funciona o Registro via Web Service Bancário do PlugBoleto

Para emitentes de boleto como os e-commerces, o tempo de processamento do boleto registrado é terrível. Com o Registro via Web Service Bancário, esse problema acabou.


Desde 2018, o registro de boletos tornou-se obrigatório. Sem o registro, o boleto não pode ser pago. Isso gerou preocupação nos emitentes, pois, o tempo de processamento dos bancos pode comprometer as vendas, caso seja longo.

O boleto é um dos meios de pagamento mais utilizado pelos brasileiros por sua segurança e baixo custo. Por isso, ofertar o boleto como meio de pagamento em Fintechs e software, é fundamental para o sucesso de seu cliente.

Isso é um problema para quem precisa do pagamento do boleto para a finalização da compra, sobretudo no e-commerce. Alguns servidores de bancos podem levar horas para processar o boleto, comprometendo a conclusão da compra. 

Contudo, já há no mercado solução para a transmissão instantânea de boletos, resguardando sua venda e garantindo a adequação ao registro exigido pela FEBRABAN.

Por que o processamento do boleto é demorado?

Ao fazer o registro de um boleto sem a ajuda de uma solução ou software adequados, o tempo para o registro pode ser demorado. Isso porque há uma grande quantidade de boletos sendo processada o tempo todo no Brasil, além da maior propensão a erros no caso de inserção manual (falta de algum dado ou dado incorreto, por exemplo).

Quais setores sofrem mais?

O e-commerce é o que mais sofre com a demora para o processamento de boletos. Como a compra não pode ser concluída sem o pagamento, a demora no registro de boletos pode comprometer a venda on-line.

Desse modo, o cliente de seu software ou fintech pode ter problemas em seu desempenho, caso ele não tenha uma solução adequada de emissão de boletos, pois, a demora em disponibilizar um boleto pagável pode até mesmo causar o cancelamento da venda.

Por isso, é muito importante aderir a uma solução eficaz que permita o preenchimento rápido e adequado dos campos, evitando o preenchimento manual (mais propenso a erros). Além disso, o uso dessas soluções integradas acelera o processamento por ser compatível com o sistema bancário.

Soluções para diminuir o tempo de processamento  

Com o número crescente de compradores on-line e a alta adesão ao pagamento via boletos, foram encontradas soluções para que o processamento e o registro do boleto voltasse a ser rápido e permitisse o fechamento da compra. Listamos aqui soluções para fintechs, para que o seu cliente garanta suas compras.

APIs oferecidas por Bancos

Sabendo da necessidade da disponibilização rápida de boletos, alguns bancos disponibilizam APIs para comunicação direta e instantânea com os software de emissão de boletos.

Essas APIs funcionam como um elo com o banco que torna muito mais rápido o processamento de boletos. Ainda que haja alguma instabilidade, essas APIs permitem o registro de forma rápida e dentro das normas exigidas.

Boleto da TecnoSpeed 

A TecnoSpeed oferece a solução Boleto TecnoSpeed, que usa justamente a API para a comunicação com o sistema do banco emitente. Com o Boleto TecnoSpeed, é possível gerar um boleto registrado, quase tão rapidamente, quanto era o não registrado.

Como funciona o Registro via Web Service Bancário?

Funciona assim: a plataforma do Boleto TecnoSpeed faz uma requisição para a API do banco com os dados que você precisa para a emissão de boletos. Em alguns segundos, será gerado um arquivo de retorno do banco, que informa se o boleto foi gerado ou se houve alguma falha no processamento. Simples assim! Depois do retorno positivo do banco, o boleto já pode ser enviado para o cliente ou impresso e ele estará pronto para ser pago.

Bancos compatíveis

O Boleto TecnoSpeed é compatível com o Banco Santander. Há outros bancos que já são compatíveis com o Web Service Bancário e o Boleto da TecnoSpeed, já está pronto para comunicar-se com eles, assim que eles adaptarem seus Web Services. 

Ainda mais prático!

O Boleto da TecnoSpeed é aprimorado constantemente, oferecendo soluções que vão deixar o seu software uma peça-chave nas vendas de seu cliente. Confira abaixo algumas funcionalidades práticas do Boleto da TecnoSpeed.

registro via web service bancario boleto conheça tudo!

Registro via web service bancario boleto é um dos vários benefícios da API Boleto da Fintech TecnoSpeed.

Cobrança automática

Realizar cobranças ativas é uma tarefa árdua, mas extremamente necessária. Ligações, e-mails e mensagens feitas de forma manual podem consumir o precioso tempo do cliente de seu software. Mas não precisa ser assim.

O Boleto da TecnoSpeed oferece a solução de Cobrança Automática de boletos, automatizando o processo de cobrança e facilitando a vida de seu cliente.

Com a cobrança automática, um e-mail ou SMS é enviado para notificar o pagador do boleto. Ele permite a configuração para notificar de acordo com a data de vencimento do boleto (por exemplo, três dias antes do boleto vencer, o cliente final será notificado sobre a proximidade do vencimento).

Além disso, também é possível notificá-lo sobre a situação do boleto e a notificação também é feita, quando o boleto for pago.

Notificações via Webhook

O Webhook permite a comunicação automática sobre o status do boleto. Dessa forma, há uma comunicação direta entre sua aplicação e o API.

Dessa forma, não há necessidade de ficar consultando o status de pagamento, pois, haverá uma notificação quando houver mudanças. Ou seja, o boleto da TecnoSpeed tem soluções para poupar tempo com burocracias e focar no que há de mais importante. 

Cobrança via WhatsApp

Também é possível notificar sobre a situação do boleto por meio do WhatsApp. Assim como o SMS, é possível configurar a cobrança de acordo com a data de vencimento e notificar o cliente sobre o status de pagamento do boleto.

Saiba mais sobre o Boleto TecnoSpeed

Quer saber tudo sobre o boleto bancário? Baixe o nosso e-book Boleto Bancário e saiba mais sobre esse título de pagamento tão usado no Brasil.

Confira outros recursos do PlugBoleto:

Conclusão 

O boleto bancário é um meio de pagamento fundamental para qualquer negócio. Sendo um dos métodos de pagamento mais utilizado no Brasil, oferecer uma solução de emissão de boletos em uma Fintech é fundamental. O Boleto da TecnoSpeed ajuda você a ter uma solução de processamento rápida e eficaz, e tudo isso, dentro das normas exigidas.

Formada em Publicidade e Propaganda. Cria conteúdos para o PlugMobile, a solução mobile da TecnoSpeed.

Artigos relacionados