Tempo de Leitura: 4 minutos

O procedimento de transmissão de remessa e retorno pode ser mais fácil do que você imagina. Está se perguntando como? Então vem ler o texto!


Se você trabalha com rotinas financeiras em empresas, provavelmente já ouviu falar na transmissão de remessa e retorno de boletos. Além de ter ouvido falar, você deve saber como esse procedimento pode ser longo e demorado.

A remessa é um arquivo em formato pré-definido pelo banco, no qual as informações referentes ao título serão preenchidas e encaminhadas ao sistema bancário. Cada banco possui seu layout, divididos em 2 padrões, o CNAB 240 e o CNAB 400.

O arquivo de retorno nada mais é do que o resultado do processamento de remessa. A remessa é enviada ao banco e no dia seguinte ele gera um arquivo contendo o resultado deste processamento. É um processo maçante, mas ele pode ficar mais fácil. Quer saber como? É só continuar a leitura! 

Como funciona o processo manual?

Com a nova plataforma de boletos da FEBRABAN, os boletos devem estar registrados antes de serem pagos. O cedente precisa enviar cada remessa de boleto para o banco e aguardar o processamento.

O processo precisa ser feito manualmente a cada boleto emitido e a pessoa responsável por essa atividade precisa seguir as seguintes etapas:

  1. Abrir o Internet Banking
  2. Logar em uma das contas
  3. Acessar a função de upload de remessas
  4. Aguardar o upload
  5. Aguardar até 24 horas para o processamento da remessa
  6. Abrir o Internet Banking de novo
  7. Acessar a função de download de retornos
  8. Fazer o download do arquivo de retorno

Esse processo deve ser feito todos os dias para cada conta bancária. 

Imagina em um dia de super movimento, quando uma empresa faz dezenas, às vezes centenas de vendas no boleto? Esse passo a passo não parece ser nem um pouco viável, não é mesmo?

Dificuldades da remessa manual

A principal dificuldade de ter que fazer todo esse processo manualmente todos os dias é a perda de tempo. Para empresas que emitem uma grande quantidade de boletos por dia, isso pode ser um verdadeiro pesadelo.

O colaborador responsável por essa atividade extremamente maçante poderia estar fazendo outras tarefas muito mais relevantes. Uma pessoa que faz esse tipo de trabalho pode ficar desmotivada e começar a apresentar índices baixíssimos de produtividade.

No fim das contas, a empresa é quem sai perdendo, não se engane. Todos os processos são cíclicos e uma hora isso pode refletir nos resultados.

O que é transmissão automática de remessa e retorno?

Entenda o que é transmissão automática de remessa e retorno!
Com a transmissão automática de remessa e retorno os processos ficam mais fáceis. | Imagem: Pexels.

Algumas atividades não podem ser automatizadas, isso é verdade. Mas todas as outras que puderem receber essa inovação irão tornar suas rotinas administrativas muito mais simples.

A transmissão automática é um recurso do PlugBoleto que permite realizar o envio de remessas de boleto e também de arquivos de retorno, de forma totalmente automática, sem nenhuma intervenção humana.

Dessa forma, o cliente não precisa mais ficar manipulando arquivos de remessa ou retorno nem acessar portais de bancos! Menos esforço e menor chance de erros operacionais.

Como funciona a transmissão automática de remessa e retorno?

Sabe todo aquele processo longo, demorado e desgastante que citamos ali em cima? Então, a transmissão automática faz tudo isso sem que, você precise perder seu tempo e seus neurônios. Parece até mentira, né? Mas é tecnologia!

Funciona assim:

  1. Após a inclusão dos boletos, o cliente solicita a geração de remessa e nós a enviamos automaticamente para o banco
  2. Assim que o banco processar as remessas e devolver o retorno, por exemplo, nós o importamos e conciliamos automaticamente
  3. Caso queira, o cliente pode verificar os boletos desejados para saber o resultado do processamento do retorno. Tudo isso dentro do seu próprio software de gestão.

Quando utilizar a transmissão automática de remessa e retorno?

Veja quando utilizar a transmissão automática de remessa e retorno!
É recomendado que o processo de transmissão automática de remessa e retorno, seja indicado para empresas que emitem um alto número de emissões de boleto. | Imagem: Pexels.

A transmissão automática de remessa e retorno é indicada para empresas que têm um volume alto de emissões, que geralmente são as médias e grandes empresas. 

Se uma empresa emite poucos boletos por dia e não se importa de ter que fazer aquele processo manual diariamente, uma solução de automatização pode não compensar.

Quem pode aderir?

Mesmo que você queira e possa aderir a uma solução de automatização, pode ser que o banco rejeite a solicitação de uso da comunicação direta. Isso vai depender muito do porte da empresa. Então, geralmente, somente as empresas que emitem uma quantidade considerável de boletos podem aderir a essa funcionalidade.

Como aderir?

Se você é empresário e comerciante e se interessou nessa solução, entre em contato com uma Software House de sua confiança e a consulte sobre a possibilidade de aderir à nossa API de boleto.

Além da vantagem da transmissão automatizada de remessa e retorno, essa API tem homologação com mais de 30 bancos, então com certeza sua empresa não ficará desatendida!

Se você é dev ou gestor de uma Software House, já deu para perceber que essa solução pode ser uma ótima oportunidade para alavancar o sucesso do seu negócio.

Integre a API de boleto ao seu software

Veja a API de boleto!
Com a API de Boletos o processo de emissão fica mais fácel. | Imagem: Pexels

Se o seu ERP ainda não tem uma solução de boleto, ele não é um sistema completo. Mas ele pode ser! 

Usando uma tecnologia de ponta e que permite grande escalabilidade, a API de Emissão de Boletos tem uma integração facilitada e rápida. Se o seu cliente precisa que o boleto seja registrado imediatamente após a emissão, a nossa API faz isso por você.

Gostou da ideia e acha que essa solução pode elevar sua Software House a outro nível? Então entre em contato com a gente para saber melhor como isso funciona!

Conheça a API de Boletos

Estar de olho no cenário da tecnologia e da inovação pode levar sua empresa e seus clientes a patamares muito mais confortáveis e seguros. 

Para ficar por dentro de todas as particularidades desse modelo de pagamento que é super popular no Brasil, dá uma olhada no nosso guia completo sobre o boleto bancário.

Summary
O que é transmissão automática de remessa e retorno?
Article Name
O que é transmissão automática de remessa e retorno?
Description
A transmissão automática de remessa e retorno é indicada para empresas que têm um volume alto de emissões, que geralmente são as médias e grandes empresas.  Se uma empresa emite poucos boletos por dia e não se importa de ter que fazer aquele processo manual diariamente, uma solução de automatização pode não compensar.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.