Certificado digital é usado para emissão de MDF-e?

Entenda passo a passo como é possível integrar em seu software o serviço de Certificado Digital para a emissão de MDFe. Leia o artigo completo.


Você sabia que é possível utilizar o certificado digital para emitir MDF-e, o que propicia muito mais segurança e agilidade à emissão desse tipo de documento?

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos como a certificação digital pode ser usada para assinar o manifesto de documento fiscal eletrônico. Acompanhe na leitura!

Antes de entender o uso do certificado digital para emissão de MDFe: o que é o Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico?

O objetivo desse documento é fazer a vinculação de vários documentos fiscais em operações de transporte de cargas.

Mas afinal, quem deve emitir o MDF-e? Esse documento é obrigatório e essencial para empresas de logística em operações que envolvam transporte de cargas.

“Em outras palavras, o MDF-e une todos os CT-e’s ou as NF-e’s emitidas para determinada carga, facilitando a conferência das informações relativas às mercadorias transportadas.”

De fato, o manifesto de documento fiscal torna desnecessária a apresentação de vários documentos no momento da conferência, sendo uma medida de redução da burocracia.

Segundo o Manual MDF-e, esse documento tem existência apenas digital e foi criado para substituir o antigo Manifesto de Carga, que era um documento impresso.

Geralmente, a obrigatoriedade desse documento se dá quando o transporte de cargas ocorre entre estados.

Em suma, tanto o fato de esse documento ser obrigatório quanto a agilidade que ele propicia, faz com que seja fundamental investir no desenvolvimento de um módulo de MDF-e em seu software.

Esse investimento é uma forma de oferecer um grande diferencial competitivo para sua Software House.

A seguir, falamos de maneira mais detalhada sobre os benefícios do MDF-e para os envolvidos em operações logísticas. Confira!

Benefícios do MDF-e

Mais agilidade na fiscalização

O MDF-e reduz de maneira considerável o tempo de parada em postos de fronteira entre estados. Isso porque esse documento une todas as informações necessárias à fiscalização, o que agiliza o processo.

Redução de custos

Por ser um documento de existência eletrônica, o MDF-e reduz custos com impressão, armazenamento e envio.

Maior facilidade no gerenciamento

MDF-e não precisa ser impresso. Sua guarda e organização podem ser feitas no formato digital, facilitando gerenciamento dessa documentação.

Informações importantes sobre o transporte de cargas

O manifesto de documento fiscal eletrônico contém informações muito importantes sobre o transporte das cargas.

Por meio desse documento, é possível identificar o responsável pelo transporte em todos os trechos do traslado, as substituições de transporte e o começo e o fim de cada uma das operações logísticas envolvendo uma carga.

Melhorias com o MDF-e integrado

A partir de 8 de setembro de 2020, a emissão dos manifestos será feita em um ambiente digital que facilitará o compartilhamento de informações referentes a MDF-e entre os envolvidos em operações de transporte de cargas.

Esse ambiente é o MDF-e integrado. Nele, os interessados poderão ter acesso a informações, legislações, documentos e processos otimizados.

Validade jurídica

Além disso, o MDF-e é um documento com validade jurídica, devido à assinatura digital feita por meio de certificados digitais.

Por isso, uma forma de agregar valor a seu software é disponibilizar um certificado digital embutido na oferta. A seguir, falamos mais sobre esse ponto.

A importância do certificado digital para o MDF-e

O certificado digital torna o processo de emissão do MDF-e muito mais rápido.

Para que o manifesto de documento fiscal eletrônico tenha validade jurídica, ele deve conter uma assinatura digital.

Contudo, para que as empresas possam assinar os MDF-e que emitem, elas precisam adquirir um certificado digital.

Podemos definir esses certificados como uma espécie de documento virtual, ou arquivo eletrônico contendo informações que atestam a identidade de uma empresa que realiza uma determinada operação, como um transporte de carga.

Dito de outro modo, é por meio do certificado digital que se torna possível garantir a autenticidade, a integridade, a confidencialidade e o não-repúdio a um documento eletrônico.

Isso significa dizer, também, que obter um certificado digital é tão importante quanto adquirir um software com um módulo de emissão de MDF-e.

Sendo assim, oferecer essa solução integrada a seu software é uma forma bastante eficiente de aumentar os resultados de seu negócio.

Realmente, esse produto pode oferecer uma série de vantagens ao usuário de sua solução. No tópico a seguir, falamos em mais detalhes sobre essas vantagens. Veja! 

Vantagens do certificado digital

Segurança jurídica

Com a utilização de um certificado digital, o usuário de seu software terá muito mais segurança ao emitir seus MDFe’s.

Isso porque a assinatura digital possibilitada pelo certificado equivale à assinatura manuscrita, o que dá validade jurídica aos documentos.

Segurança contra fraudes

A função HASH da assinatura digital permite identificar alterações em documentos. Por meio dessa funcionalidade, as aplicações de certificado digital alertam os usuários sobre eventuais modificações em MDF-e’s.

Menos custos

A assinatura digital torna desnecessária os custos com impressão, envio e armazenamento dos MDF-e’s.

Mais mobilidade

“A assinatura digital permite que os envolvidos nas operações de transporte de cargas assinem os documentos de onde quer que estejam, sem a necessidade de estarem presencialmente nos locais de negociação ou fiscalização.” 

Como emitir MDF-e?

Agora que você já sabe qual é a importância do MDF-e e do certificado digital, podemos explicar como é realizada a emissão dos manifestos eletrônicos.

A seguir, explicamos passo a passo como deve ser feita a emissão dos manifestos de documentos fiscais eletrônicos.

Passo 1

Antes de qualquer coisa, é necessário fazer um credenciamento para a emissão de MDF-e na Secretaria da Fazenda do Estado em que está situada a sede da empresa.

Passo 2

A empresa em questão deve adquirir um certificado digital, a fim de poder assinar digitalmente os documentos.

Passo 3

O sistema de faturamento utilizado deve ser compatível ou adaptado para a emissão do MDF-e.

Emita Certificado Digital para o seu cliente

Certificado digital: um diferencial que pode elevar o valor agregado do seu software 

Assim, podemos concluir que softwares com funções de emissão de manifestos eletrônicos, não produzem nenhum efeito sem a possibilidade de assinar digitalmente esses documentos.

Isso significa também que você pode oferecer o certificado digital para MDF-e junto com seu software, a fim de aumentar o valor agregado da sua solução.

E você, já tinha conhecimento da utilização do certificado digital na emissão de MDF-e? Comente!

Summary
A importância do certificado digital para o MDF-e
Article Name
A importância do certificado digital para o MDF-e
Description
Para que o manifesto de documento fiscal eletrônico tenha validade jurídica, ele deve conter uma assinatura digital. Contudo, para que as empresas possam assinar os MDF-e que emitem, elas precisam adquirir um certificado digital. Podemos definir esses certificados como uma espécie de documento virtual, ou arquivo eletrônico contendo informações que atestam a identidade de uma empresa que realiza uma determinada operação, como um transporte de carga. Dito de outro modo, é por meio do certificado digital que se torna possível garantir a autenticidade, a integridade, a confidencialidade e o não-repúdio a um documento eletrônico. Isso significa dizer, também, que obter um certificado digital é tão importante quanto adquirir um software com um módulo de emissão de MDF-e. Sendo assim, oferecer essa solução integrada a seu software é uma forma bastante eficiente de aumentar os resultados de seu negócio. Realmente, esse produto pode oferecer uma série de vantagens ao usuário de sua solução. No tópico a seguir, falamos em mais detalhes sobre essas vantagens. Veja! 
Author

Artigos relacionados