Tempo de Leitura: 4 minutos

O Certificado Digital para MEI é obrigatório? Solucione essa e outras dúvidas e veja também as vantagens que os microempreendedores individuais têm em adquirir um Certificado Digital.


Caso você ainda não saiba, o Certificado Digital é como se fosse a assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, uma certificação que pode vir em formato de cartão, pen drive ou arquivo. O Certificado Digital proporciona inúmeros benefícios a indivíduos e empresas de todos os portes e, em alguns casos, ele é inclusive obrigatório.

O MEI – microempreendedor individual – é uma modalidade de empresa relativamente recente no Brasil, então é normal que apareçam muitas dúvidas sobre suas obrigações fiscais e contábeis. Uma das principais dúvidas que parte desse público é com relação ao Certificado Digital: os MEIs precisam ter Certificado Digital? É obrigatório? É bom ter? 

Pensando em ajudar essas pessoas e também as software houses que atendem esse público, preparamos este post que soluciona todas essas dúvidas para você não precisar mais se preocupar com esse tópico. Vamos às informações?

MEI precisa de Certificado Digital?

Depende do caso. Os MEIs não são obrigados a ter Certificado Digital para cumprir suas obrigações principais e acessórias, nem para o recolhimento do FGTS. Mas, por conta de suas inúmeras vantagens e pelas facilidades que ele proporciona, o Certificado Digital é uma realidade cada vez mais frequente na rotina dos MEIs.

A obrigatoriedade do Certificado Digital acontece somente para os MEIs que precisam emitir Nota Fiscal Eletrônica. Como as Notas Fiscais são emitidas nos sites das prefeituras, algumas cidades não exigem a certificação digital, mas essa é uma exceção.

O Certificado Digital é solicitado em quais documentos?

Geralmente, em prestações de serviços para empresas formalizadas com CNPJ, é necessário emitir Nota Fiscal Eletrônica. Para esses casos, é imprescindível que o MEI tenha um Certificado Digital que comprove sua autenticidade. Vale lembrar mais uma vez que em algumas cidades não é obrigatório ter essa certificação.

Se a emissão de Notas Fiscais não é uma atividade corriqueira, a Nota Fiscal Avulsa pode ser uma boa solução, embora ela apresente alguns pontos negativos, como por exemplo a impossibilidade de correção e o limite de itens. 

Quais são as vantagensdo certificado digital para MEI

Como dissemos, não é obrigatório que os MEIs tenham um Certificado Digital, mas existem tantas vantagens em adquirir um que os especialistas já o consideram essencial. 

Quando uma pessoa abre um MEI, ela espera que seu negócio prospere e que seus serviços sejam cada vez valorizados, e é aí que o Certificado Digital passa a ser indispensável. Veja alguns benefícios que ele pode trazer ao seu dia a dia e ao seu negócio:

Profissionalismo

Oferecer Nota Fiscal dos produtos ou serviços prestados demonstra seriedade e profissionalismo, esse pode ser o diferencial que vai colocar o MEI a frente de seu concorrente. Além disso, o Certificado Digital tem validade jurídica, dando respaldo aos microempreendedores individuais.

Segurança

O Certificado Digital é a assinatura eletrônica de uma empresa ou microempreendedor individual. Ele garante, por meio de chaves criptográficas, a autenticidade de transações e emissão de documentos. A probabilidade de fraude diminui drasticamente com o uso do Certificado Digital.

Praticidade

O tempo é um bem muito precioso hoje em dia, não é mesmo? Com o Certificado Digital, o MEI se livra da necessidade de ter que assinar documentos e contratos de forma física, podendo fazer tudo no ambiente online, poupando tempo e outros recursos.

Não é porque os MEIs trabalham de forma individual que eles não podem formalizar seus negócios, não é mesmo? As vantagens em adquirir um certificado digital são inúmeras e todas as partes envolvidas só têm a ganhar com isso!

Como sua software house pode auxiliar?

As software houses são fundamentais para levar Certificado digital para MEI.
Oferecer uma parceria de Certificado digital para MEI permite a otimização de processos de validação e emissão de documentos fiscais. | Imagem: Pexels.

Os MEIs costumam trabalhar sozinhos, então qualquer solução que chegue para os ajudar é de extrema importância. Sua software house pode ajudar esse público oferecendo ERPs que automatizam o trabalho, já que essas pessoas geralmente não têm funcionários e nem tempo de se dedicar a várias atividades ao mesmo tempo.

Sua software house também pode se tornar mais relevante, uma vez que ela vai ter contato direto com o líder da empresa, que no caso é o microempreendedor. Ele pode indicar suas soluções a outros MEIs e clientes, deixando sua empresa cada vez mais conhecida.

Os MEIs são um nicho interessante para se explorar e sua software house pode ser extremamente útil para esse público, basta conhecer suas dores e necessidades para saber quais soluções oferecer.

Parceria Certificado Digital TecnoSpeed

A sua software house já oferece o serviço de Certificado Digital? Sabemos que nem sempre isso é simples e pode ter um alto custo, além de toda a burocracia envolvida. Pensando nisso, utilizamos a nossa rede composta por mais de 1.500 software houses para conseguir a parceria que vai permitir que seus clientes tenham acesso ao Certificado Digital dentro do seu software.

Além de aumentar sua receita, existem ainda outros benefícios, como a redução de custo com suporte técnico, explorar um novo argumento para marketing e propaganda e melhorar o relacionamento com os tomadores de decisão da empresa que você oferece seus serviços. Dessa forma, sua software house garante mais comodidade e gera mais credibilidade e confiança, atraindo cada vez mais clientes e aumentando o ticket médio. Muitas vantagens, não é mesmo?

É mais um diferencial que você pode oferecer, fazendo com que sua software house seja lembrada por ser a empresa mais completa e que se preocupa com as demandas dos clientes.

Parceria Certificado Digital

O Certificado Digital é, sem dúvidas, uma excelente forma de garantir a autenticidade de documentos e transações. Ele é um item cada vez mais procurado no mercado e sua software house precisa estar atenta a essa demanda. 

Assim como qualquer outro tipo e tamanho de empresa, os microempreendedores individuais têm suas dores e necessidades específicas, então eles não podem ser deixados de lado pelo mercado. Reflita sobre isso e nos responda aqui nos comentários: a sua software house está preparada para atender esse público?

Summary
MEI precisa de Certificado Digital?
Article Name
MEI precisa de Certificado Digital?
Description
Depende do caso. Os MEIs não são obrigados a ter Certificado Digital para cumprir suas obrigações principais e acessórias, nem para o recolhimento do FGTS. Mas, por conta de suas inúmeras vantagens e pelas facilidades que ele proporciona, o Certificado Digital é uma realidade cada vez mais frequente na rotina dos MEIs. A obrigatoriedade do Certificado Digital acontece somente para os MEIs que precisam emitir Nota Fiscal Eletrônica. Como as Notas Fiscais são emitidas nos sites das prefeituras, algumas cidades não exigem a certificação digital, mas essa é uma exceção.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.