2021 chegou! Seus clientes já têm certificado SSL para esse período?

O Certificado SSL é um dos pontos mais importantes do comércio eletrônico, ainda mais no período do final do ano, quando o volume de compras online aumenta consideravelmente. Como anda a segurança dos sites dos seus clientes?


Os últimos meses do ano são marcados por eventos importantes, como por exemplo as festas de fim de ano. O Natal é a data perfeita para presentear e muitas pessoas têm recorrido às compras online, especialmente em ano de pandemia.

Ao fazer compras em sites na internet, é preciso prestar atenção a alguns pontos, principalmente nas diretrizes de segurança da loja online. Você sabe como verificar isso? E se você é dono ou gestor de uma software house, como manter os sites dos seus clientes protegidos contra fraudes e hackers? Agora que entremos em 2021, como você se preparou? Nós vamos te explicar tudo isso em detalhes!

Cenário de vendas no final de ano

Com o final do ano chegam muitos compromissos e também as festas de fim de ano, que costumam ser uma ótima época para o comércio, principalmente o varejista. Os e-commerces também têm uma demanda mais elevada nesse período e eles precisam estar preparados para atender todos os clientes com excelência, não somente no que diz respeito a prazos de entrega, mas também com relação à segurança de seus clientes.

Maior adesão nas compras online

O ano de 2020 foi bastante atípico e as compras online deslancharam. Segundo dados de uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, o faturamento dos empresários com vendas online subiu 47% no primeiro trimestre de 2020, somando quase 40 bilhões de reais. É o maior resultado dos últimos 20 anos no Brasil.

Logo no começo da pandemia, a população estava seguindo o isolamento de forma mais rigorosa, e foi justamente isso que impactou no comportamento de compra do brasileiro. No período de abril a junho, quando as medidas de isolamento estavam mais rígidas, o número de compras online chegou a ser 70% maior comparado ao mesmo período de 2019.

Os sites dos seus clientes são confiáveis? 

Além de oferecer boas ofertas e entrega rápida, os sites das lojas virtuais precisam ser seguros para que os clientes possam fazer compras e transações sem medo de cair em fraudes e de ter seus dados expostos. Um site se torna mais confiável se tem o certificado SSL e ele é indispensável para a credibilidade de um negócio online.

Fundamental contar com um certificado SSL

O certificado SSL, que significa Secure Sockets Layer, é uma tecnologia de segurança que permite a comunicação criptografada entre um navegador e um servidor. Ele é usado para proteger identidades, senhas e outros dados que não podem ser acessados por qualquer pessoa com facilidade. Na verdade, o ideal é que o SSL proteja contra hackers e ladrões de identidade, que representam as maiores ameaças.

Você pode ajudar seus clientes a orientarem quem compra que seu site é seguro e possui certificado SSL. Os visitantes saberão disso pelo cadeado ao lado esquerdo da URL e pelo prefixo https. O prefixo http (sem a letra “s”) é de sites sem certificados de segurança, com grandes chances de serem fraudulentos.

Investir em segurança no final do ano: quais os benefícios?

O certificado SSL é fundamental para garantir o aumento das vendas em um e-commerce, veja porquê.

O Certificado SSL garante a segurança do site e ecommerce do seu cliente, ou seja, ele é essencial. | Imagem: Pexels.

Ter um site seguro é apenas um dos fatores que contribuem para a satisfação do cliente. Para que ele se torne recorrente, essa pessoa precisa se sentir segura nesse ambiente e saber que seus dados estarão em boas mãos e assegurados em tecnologias de ponta. 

Quando colocamos essa situação nesse período de fim de ano, é ainda mais importante que o site dos seus clientes seja um ambiente seguro. Como o comércio eletrônico está muito aquecido nessa época, os hackers e golpistas ficam ainda mais atentos aguardando uma falha de segurança para agirem. 

As compras para o Natal costumam ter um peso maior para os consumidores, geralmente são presentes que carregam muito significado, até mesmo por uma questão cultural. Se o cliente que está comprando os presentes de Natal no seu site tiver uma experiência ruim, a decepção será ainda maior por conta dessa experiência nessa data. Qualquer problema teria menos peso em qualquer outra época do ano, mas as festas de fim de ano são muito importantes para os brasileiros, já que é uma data que se presenteia bastante.

Essa época também é uma boa oportunidade para fidelizar mais clientes. Se essas pessoas tiverem uma boa experiência com segurança, prazo de entrega e outros diferenciais, elas se lembrarão disso e voltarão a comprar em outras ocasiões. Nosso conselho é aproveitar a importância dessa data para proporcionar experiências de compra agradáveis e confiáveis.

Chegamos em 2021, e agora? Parceria de Certificado Digital

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia e da digitalização dos processos, é imprescindível ter um certificado digital para validar transações no ambiente online, seja para empresas, pessoas ou sites, como é o caso do certificado SSL.

Se você é gestor de uma software house, como se beneficiar desse cenário? Incluir o certificado digital em sua carteira de serviços pode representar uma imensa vantagem competitiva no mercado, já que essa é uma solução que está cada vez mais em alta. No ano de 2020, o mercado de Certificado Digital cresceu mais de 50%, pois houve a necessidade de concretizar processos que antes só podiam ser feitos presencialmente.

A tendência é que o certificado digital fique cada vez mais popular, e quanto antes você entrar nesse jogo, mais experiência você vai ter para ganhá-lo. Nós da TecnoSpeed, com a nossa parceria de Certificado Digital, podemos te ajudar com as melhores e mais eficientes soluções desse setor. Entre em contato conosco para entender melhor o que podemos fazer pela sua software house e pelos seus clientes.

Parceria Certificado Digital

O fim do ano é sempre uma época muito aguardada, ainda mais depois de um ano com tantos acontecimentos como foi 2020. A tecnologia foi uma grande aliada desses longos meses e promete continuar sendo grande amigas de todos nós, concorda?

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados