Tempo de Leitura: 4 minutos

Para ter uma empresa lucrativa, é preciso estar muito atento ao controle financeiro. Veja o que ele significa, o que você pode fazer para que ele não se torne um pesadelo e como podemos ajudar seus clientes com isso.


O principal motivo do fechamento das empresas é o descontrole financeiro e a descompensação entre entradas e saídas. Mas o que fazer para evitar esse cenário? A resposta não é tão simples, mas também não existe nenhum milagre. O segredo está em estratégias claras e focadas para ter controle financeiro. Não importa o tamanho da empresa e de suas ambições, é imprescindível estar atento a um dos principais ativos que mantém os negócios de pé: o dinheiro. 

Existem profissionais qualificados para dar conta dessas demandas, como administradores e contadores, mas nem todas as empresas podem contratar uma pessoa para cuidar disso, certo? É por isso que é cada vez mais importante entender e estudar sobre gestão e controle financeiro para não deixar seu negócio afundar. Graças ao avanço da tecnologia e à facilidade para encontrar informações de confiança, hoje é possível traçar um plano de negócios bem alinhado com a questão financeira.

Explicamos nesse artigo o que você precisa entender sobre controle financeiro, como fazer para que ele não se torne um pesadelo e dicas valiosas para nunca deixar sua empresa no vermelho. Boa leitura!

Conheça a API de Pagamento

O que é controle financeiro?

Controle financeiro é o conjunto de práticas que uma pessoa ou empresa precisa ter para gerenciar os ativos financeiros, ou seja, o dinheiro. Ele é um dos pontos mais importantes na gestão de empresas e, quando bem planejado e executado, pode ser o responsável pelo sucesso e crescimento de uma organização. 

Como ter controle financeiro?

Essa é uma questão que envolve muitas variáveis e, por mais que não seja uma tarefa tão simples, é indispensável que sua empresa tenha controle de todas as finanças. O controle financeiro deve ser planejado e elaborado já na fundação da empresa, antes mesmo de obter os primeiros lucros. Isso garante organização e, consequentemente, segurança aos proprietários, sócios e colaboradores.

Dicas de controle financeiro para empresas

O controle financeiro pode ser o responsável (ou não) pelo sucesso da empresa do seu cliente. | Imagem: Pexels.

Preparamos algumas dicas que podem ser úteis para ajudar a sua software house e até mesmo gerar insights para oferecer soluções aos seus clientes. Dá uma olhada:

Capital de giro

É o dinheiro que mantém a empresa de pé, o que precisa entrar todo mês. Aluguel, folha de pagamento, fornecedores, contas fixas, tributos… Tudo isso representa o capital de giro, é o montante que faz sua empresa girar, lembre-se desse macete. O fluxo de caixa é a quantia que sobra da diferença entre o que entra e o que sai em determinado período. E nunca é demais lembrar: precisa entrar mais do que sai, combinado?

Faça o possível para fugir de empréstimos com juros abusivos, eles costumam ser só o começo de uma bola de neve que pode levar sua empresa à falência ou a dívidas fora do controle. O segredo de tudo é planejamento e visão analítica para manter a saúde financeira de sua empresa e, mais do que isso, promover seu crescimento.

Foco no pró-labore

As contas da empresa são as contas da empresa, as contas dos proprietários são as contas dos proprietários. Não confunda as duas coisas, pense na empresa e nos seus donos como organismos separados. Destine uma porcentagem ou um valor fixo para o pró-labore todos os meses, não fique com todos os lucros.

É importante não deixar o caixa da empresa vazio pensando nos vários cenários que podem acontecer, como a necessidade de comprar novos equipamentos ou demitir um funcionário, por exemplo.

Controle as contas a pagar e a receber

Registre todos os gastos que você tem com a empresa, mesmo aqueles que parecem inofensivos, não importa se é uma caneta, um computador ou um veículo. Se você juntar várias pequenas despesas, isso pode significar um grande rombo no seu caixa, então preste muita atenção a esse ponto. 

Esse controle também é importante para poder planejar futuros gastos sem comprometer o caixa da empresa e sempre respeitar o capital de giro. Um descontrole das contas a pagar pode comprometer todo o funcionamento da organização e é isso que, em muitos casos, leva as empresas à falência.

Se preferir assista ao vídeo e entenda ainda mais, sobre o controle financeiro e quais as melhores práticas para ajudar os seus clientes:

O controle de contas a receber também é muito importante. Você já sabe que precisa receber de seus clientes pelos serviços prestados, e é por isso que os seus processos de precificação e cobrança devem estar muito bem definidos para não ter dores de cabeça com inadimplência.

Essas são apenas algumas das dicas que podem ser úteis para ajudar sua empresa a prosperar. Com bastante foco, planejamento e responsabilidade, não tem por que dar errado.

Fintech da TecnoSpeed

Nós da TecnoSpeed trabalhamos desenvolvendo soluções para atender as necessidades das software houses e também de seus clientes. Foi pensando nisso que criamos uma API de pagamento, ela vai ser a extensão do banco do seu cliente e ele vai poder fazer transações financeiras dentro do ERP. O descontrole financeiro também pode acontecer quando o seu cliente se perde em planilhas pouco otimizadas e que estão mais sujeitas a erros, por isso é tão importante ter a API de pagamento já integrada ao ERP.

Além de pensar em seus clientes finais, nosso objetivo também foi facilitar a vida do desenvolvedor que sempre encontra dificuldades na hora de implementar outros sistemas de pagamento. O melhor de tudo isso é que nossa API tem integração com os principais bancos e, caso seja necessário, podemos atualizar a API e incluir novos bancos de forma gratuita, o que torna nossa solução super versátil e completa. 

Os clientes da sua software house vão poder realizar, sem trocar de ambiente, as transações financeiras cotidianas em um só lugar, como por exemplo pagamento de boletos, tributos, fornecedores, folha de pagamento, DOCs e TEDs.

Conheça a API de Pagamento

A API de pagamento da Fintech TecnoSpeed pode ser uma grande aliada na gestão dos ativos financeiros de uma empresa, mas, antes disso, ter um controle financeiro bem delineado e em pleno funcionamento é indispensável para a boa saúde financeira de qualquer organização. Quais são os principais desafios que sua empresa enfrenta quando o assunto é controle financeiro? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.