Pagamento instantâneo: entenda como funciona e saiba se é seguro

Já ouviu falar no Pix? É o novo método de pagamento instantâneo que vai revolucionar o mercado financeiro no Brasil. Veja como ele funciona, quando começa a valer e muitas outras informações.


Você já deve ter sido impactado por aí com 3 letrinhas que estão dando muito o que falar: Pix. Os bancos e instituições financeiras voltaram sua comunicação para isso nos últimos meses e o motivo é bastante animador: o Pix significa um novo modelo de pagamento instantâneo, o mais avançado já lançado no país.

Quer entender melhor todo esse alvoroço e como o Pix vai impactar sua vida no dia a dia? É só seguir com a leitura!

Conheça a API de Pagamento

O que é pagamento instantâneo?

O pagamento instantâneo, ou Pix, é o novo formato de transferência eletrônica que permite pagamentos em tempo real. A novidade anima porque não há necessidade de intermediadores, no caso bancos e outras instituições financeiras, e também por ter um custo baixo.

Até então, as transferências só podiam ser feitas pelos métodos de TED ou DOC, sendo que no caso do TED, o valor entra na conta do beneficiário no mesmo dia – mas não instantaneamente, e o DOC somente no dia seguinte ao pagamento. 

A diferença entre o TED/DOC e o Pix é a agilidade do novo modelo, que não solicita os dados como CPF ou CNPJ e número de agência e conta. Além disso, o serviço fica disponível a qualquer hora, inclusive em fins de semana e feriados, facilitando transações que possam ser urgentes. 

O sistema funcionará por meio de chaves de acesso, que podem ser cadastradas pelo próprio usuário. Ao informar um e-mail, CPF ou número de telefone, o usuário gera uma chave Pix, podendo ter mais de uma chave para diferentes bancos, mas a raiz do cadastro deve ser apenas uma.

Por exemplo, o usuário pode usar seu CPF para cadastrar no banco X e o e-mail para cadastrar no banco Y, nunca podendo informar o CPF duas vezes para diferentes chaves. Isso irá evitar conflitos e fraudes.

Embora a chave Pix facilite muito a transação, os usuários não precisam necessariamente ter uma chave para usar a nova tecnologia. Eles podem usufruir da vantagem de transferência em tempo real digitando todos os dados do beneficiário e conta, como é feito atualmente com TEDs e DOCs.

Veja mais sobre o Pix no vídeo disponibilizado pelo Banco Central:

Por que o Pix é tão importante?

O Pix, nome popular do pagamento instantâneo, significa um avanço muito importante quando o assunto é transações bancárias. As vantagens são inúmeras e irão impactar positivamente a vida das pessoas que se renderem a ele, já que não será mais preciso portar cartão de crédito ou dinheiro vivo para pagar compras, fazer transferências e pagar boletos. Será possível fazer tudo pelo celular em tempo real, com as transações efetivadas em até 10 segundos.

Os adeptos poderão usar o pagamento instantâneo no lugar de TEDs, DOCs, pagar boletos e também para pagar compras em estabelecimentos comerciais, tornando tudo muito mais ágil. O pagamento pelo Pix pode ser feito por QR Code, quando o recebedor emite o código para o pagador ler em seu celular, pelas chaves Pix ou informando os dados do beneficiário. A última forma é a mais demorada, mas ainda assim é simples.

O que irá mudar com o pagamento instantâneo?

As pessoas mais interessadas em tecnologia estão bastante otimistas com o avanço que o Pix significa. O fato de ser instantâneo é bastante relevante para as transações, principalmente para quem recebe o dinheiro, que não vai mais precisar aguardar horas e às vezes até dias para o dinheiro cair na conta. Leia um pouco mais sobre essas vantagens:

Agilidade

Sem dúvidas a agilidade é a maior vantagem do Pix. Transações que antes demoravam dias passam a se concretizar em segundos. Outro ponto em que se manifesta essa agilidade é o próprio momento de efetuar a operação, que leva apenas alguns segundos. Mesmo na forma mais demorada de usar o pagamento instantâneo, que é digitando os dados do recebedor, ele é mais rápido que um TED, por exemplo.

Segurança

Os sistemas de TED e DOC são bem seguros, e o Pix será beneficiado com as mesmas tecnologias. As informações pessoais dos usuários serão preservadas por sigilo bancário, como garante o Banco Central.

Controle

Como o sistema é unificado, o usuário terá maior controle de seus gastos, sem precisar ficar checando no extrato do banco onde e quanto gastou. Para os proprietários de estabelecimentos, essa também é uma vantagem, já que o controle do fluxo de caixa fica mais facilitado.

Economia

Ao lado da vantagem da agilidade, a economia também é um grande destaque do Pix. Para pessoas físicas, o serviço será gratuito, ao contrário da maioria dos casos de TEDs e DOCs. Já para pessoas jurídicas, o valor da transação ainda está sendo discutido, mas algumas instituições financeiras já divulgaram que irão oferecer o serviço gratuitamente também para contas PJ.

Quando começará a valer?

O prazo oficial do Banco Central para o lançamento do sistema é 16 de novembro de 2020, a partir dessa data já será possível fazer transações com o Pix. A data para cadastramento das chaves Pix é 5 de novembro, mas muitas instituições fizeram campanhas de pré-cadastramento antes dessa data, para movimentar e difundir a nova ideia aos usuários.

Prepare a sua fintech

Sua empresa está preparada para receber essa inovação? Sua software house ou fintech pode fazer parte disso, despontando na frente e oferecendo um diferencial competitivo, mas você e sua equipe precisam estar preparados. Ofereça aos seus clientes a API de pagamento, que é a extensão do banco diretamente no software que você comercializa. Isso significa mais conforto e agilidade aos seus clientes, aumentando também o valor agregado do seu produto. Com o lançamento do Pix, a API receberá constantes atualizações para se adequar ao novo serviço.

Conheça a API de Pagamentos

Poder oferecer um produto completo, com tudo que seu cliente precisa, não é mais um sonho. Graças à inovação no mercado, isso já é possível. Fale conosco e entenda mais sobre a API de pagamento da TecnoSpeed.

Summary
Por que o Pix é tão importante?
Article Name
Por que o Pix é tão importante?
Description
O Pix, nome popular do pagamento instantâneo, significa um avanço muito importante quando o assunto é transações bancárias. As vantagens são inúmeras e irão impactar positivamente a vida das pessoas que se renderem a ele, já que não será mais preciso portar cartão de crédito ou dinheiro vivo para pagar compras, fazer transferências e pagar boletos. Será possível fazer tudo pelo celular em tempo real, com as transações efetivadas em até 10 segundos. Os adeptos poderão usar o pagamento instantâneo no lugar de TEDs, DOCs, pagar boletos e também para pagar compras em estabelecimentos comerciais, tornando tudo muito mais ágil. O pagamento pelo Pix pode ser feito por QR Code, quando o recebedor emite o código para o pagador ler em seu celular, pelas chaves Pix ou informando os dados do beneficiário. A última forma é a mais demorada, mas ainda assim é simples.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Artigos relacionados