Tempo de Leitura: 4 minutos

Pensando em programar com sistemas iOS? Confira, neste artigo, um pouco mais sobre esse sistema operacional e aventure-se no desenvolvimento iOS!


O desenvolvimento mobile tomou conta do dia a dia do programador, por cair no gosto e na necessidade de sistemas inteligentes, ágeis e principalmente, capazes de fornecer mobilidade e portabilidade para os usuários. 

Na hora de escolher qual sistema operacional utilizar para desenvolvimento de softwares e aplicativos, inúmeros fatores levam a dúvidas pontuais. Entretanto, saiba que o desenvolvimento iOS pode ser um ótimo caminho para você!

Oficialmente lançado em 2007, adjunto do lançamento do primeiro iPhone, o sistema operacional iOS foi elaborado pela marca Apple, especialmente para dispositivos móveis. Após um período de grande sucesso, expansão e adaptabilidade, o desenvolvimento iOS também é aplicado hoje para ser operável em Ipads, Ipod Touchs e ainda possui integração com Mac e MacOS.

Agora, vamos compreender um pouco mais sobre a programação em sistema iOS.PlugDash: dashboards mobile para o seu ERP

O que é desenvolvimento iOS?

Desenvolvimento iOS nada mais é do que a criação de tecnologias em software, baseadas no sistema operacional exclusivo da Apple.

Ao estruturar um aplicativo mobile em iOS, é possível construir apps dinâmicos e ultra intuitivos, já que o desenvolvimento iOS possui um conceito de manipulação via toques humanos, diretamente na tela do equipamento. 

veja o que é desenvolvimento iOS no blog da TecnoSpeed.
As funcionalidades oferecidas pelo desenvolvimento iOS estão crescendo | Imagem: Envato Elements.

Com essa funcionalidade touch screen – que na época era exclusiva das criações da Apple – os toques rápidos, toques lentos, desenhos em tela, toques duplos, toques em formato de pinça, toques com a lateral da mão e muitas outras combinações trouxeram novas possibilidades de inserir comandos para que o usuário tenha infinitas possibilidades ágeis de usufruir do aplicativo criado. E é exatamente essa funcionalidade que ajuda o desenvolvedor a criar novas soluções em software, seja qual for o segmento que ele irá atender.

O que é preciso para desenvolver em iOS?

Vamos lá, começaremos pela base, para que você compreenda tudo do zero e possa se estruturar, antes de iniciar o seu desenvolvimento.

Ponto 1 – Conhecimento básico em Swift

Primeiramente, é necessário um prévio conhecimento da linguagem Swift, a linguagem operacional da Apple. 

Recheada de características modernas, a swift é uma linguagem de programação composta por uma sintaxe sucinta, flexível e muito expressiva e mantém uma boa compatibilidade com códigos em Objective-C. Além disso, aceita funções como objetos de primeira classe, permitindo que as suas funções aceitem outras funções como parâmetro.

Ponto 2 – Familiaridade com IDEs

Como a swift possui acesso a algumas bibliotecas da Cocoa, interface de programação de aplicativos para computadores da Apple, também é necessário ter habilidades e knowhow para trabalhar com as ferramentas Xcode ou AppCode, por exemplo. Onde, neste caso, esta última é paga e só roda em OS X.

Para começar a desenvolver aplicativos em iOS, portanto, é necessário se familiarizar com ao menos um destes ambientes de desenvolvimento integrado, dispostos para programação em linguagem swift.

Não é muito fã da Swift? Então, pode iniciar pela Objective-C

Objective-C é uma outra linguagem de programação também disponível para o desenvolvimento iOS. Orientada a objetos, é uma das mais antigas e pioneiras linguagens de programação existentes, estruturada pela StepStone em 1980.

Atua em transmissão de mensagens no estilo Smaltalk para a linguagem C, fornecendo a sintaxe necessária para a aplicação dos comandos em seu aplicativo. Entretanto, a Objective-C não oferece apoio a recursos em rede, tampouco a leitura de arquivos (o que é muito necessário), ou à interface de outros usuários, necessitando, portanto, das coleções da Cocoa Touch.

Qual é o ambiente de desenvolvimento iOS?

Conforme mencionado logo acima, o Xcode é o ambiente de desenvolvimento iOS nativo e mobile. Para isso ser possível, é necessário que você possua a máquina específica para o sistema iOS que, no caso, podem ser modelos OS X, Macbook Pro, Macbook Air, Macbook Mini e derivados.

Principais pontos de dificuldade

Claro que, como todo novo projeto, possui as suas dificuldades:

Veja quais são os pontos de dificuldades no desenvolvimento iOS.
Muitas vezes o desenvolvimento iOS é uma dificuldades para a aplicação de aplicativos mobile | Imagem: Envato Elements.

Ponto 1 – Custos elevados

Se você ainda não possui um Macbook para conseguir trabalhar o seu software, saiba que, normalmente, os custos para adquirir um Macbook são ligeiramente altos, ficando entre 5 a 9 mil reais um Macbook mais antigos e, dentre os mais recentes, é possível encontrar máquinas entre 9 a 18 mil dinheirinhos. 

Dessa maneira, se o fator financeiro for um problema para você, recomendamos conhecer novas tecnologias que lhe ajudarão nesse impasse, antes que você desista de começar o seu desenvolvimento iOS. 

Ponto 2 – A própria linguagem

No mundo do desenvolvimento de software, é natural que cada desenvolvedor opte e se especialize em uma, duas ou até 3 – quem sabe 4 – linguagens de programação. Mas, quanto maior é a abertura do leque, mais generalista ele fica, o que não é benéfico para o crescimento do programador como especialista de determinada linguagem de programação. 

Sendo assim, quando há necessidade de adaptação de sistemas em outras linguagens, inicia-se aquela correria para treinar todo o departamento de DEVs e especializa-los em outra linguagem, ou acabar contratando mão de obra terceirizada para suprir essa necessidade emergente, o que pode, inclusive, gerar ainda mais custos.

Ponto 3 – Tempo

Se você é um desenvolvedor aventureiro e que, sozinho, pretende desenvolver seu aplicativo em iOS, então você deve estar se perguntando se essa é realmente uma boa opção, já que um caminho de aprendizado espera por você. Ter a necessidade de aprender do zero um novo mundo em sistema operacional leva tempo e esse longo tempo talvez não irá te ajudar com esse novo projeto, neste momento.

E se você faz parte ou é gestor de uma software house, já ficou claro os custos e o tempo que leva para treinar uma equipe completa de DEVs para alcançar a prática exata em outra linguagem para desenvolvimento iOS.

Mas, já podem acalmar os nervos, pois a TecnoSpeed é a casa do desenvolvedor e temos sempre uma cartinha na manga para ajudar o seu desenvolvimento, independentemente do sistema operacional que você optar. Veja a seguir!

PlugMobile

O PlugMobile é a API que irá resolver os problemas de custos, tempo e barreiras de linguagem para iniciar o seu desenvolvimento iOS.

Criada para complementar e agilizar a criação de app em mobile, para quaisquer tipos de linguagem de programação, o PlugMobile é uma suíte de aplicativos inteligentes, que pode transformar todas as suas ideias em realidade!

Construa seus aplicativos em iOS com a PlugMobile.

API disponível na Apple Store e na Play Store, com funcionalidade white label e a opção de inserir a sua logomarca para uma boa personalização.

[BOTÃO – CTA]

CONCLUSÃO

Não é mais necessária nenhuma complicação para desenvolver sistemas iOS, quando conta-se com uma tecnologia que quebra as barreiras e as distinções das linguagens de programação. As suas ideias podem transformar o mundo dos app mobile em soluções extraordinárias! Conte sempre com a Tecnospeed para seus projetos.

Summary
O que é desenvolvimento iOS?
Article Name
O que é desenvolvimento iOS?
Description
Desenvolvimento iOS nada mais é do que a criação de tecnologias em software, baseadas no sistema operacional exclusivo da Apple. Ao estruturar um aplicativo mobile em iOS, é possível construir apps dinâmicos e ultra intuitivos, já que o desenvolvimento iOS possui um conceito de manipulação via toques humanos, diretamente na tela do equipamento.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

1 Comentário

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.