Tempo de Leitura: 4 minutos

Elaboramos um conteúdo sensacional para tirar todas as suas dúvidas e mostrar como o Certificado Digital proporciona mais segurança para o processo de Registrato. Confira!

Em nosso compromisso de mantê-los atualizados e transmitir informações complexas de maneira simplificada e de fácil entendimento, desenvolvemos este artigo exclusivo para compartilhar, em detalhes, tudo o que você precisa saber sobre o Registrato.

Os crescentes casos de vazamentos de dados e golpes por Pix são fortes motivos para encontrar um meio rápido de consultar suas informações financeiras e assegurar que não haja aberturas de conta em seu nome ou irregularidades com sua chave Pix.

Sabemos que grande parte do nosso público atua em constante envolvimento com o setor financeiro e precisa saber onde buscar as informações financeiras na fonte, de maneira totalmente segura. Nesse cenário, o mínimo que poderíamos fazer é compartilhar esse conhecimento com nossos leitores.

Continue conosco e descubra o que é o Registrato, como utilizar essa ferramenta e como ela pode ajudar no dia a dia, saiba também quem pode ter acesso ao Registrato e quais os métodos de consulta.  

O que é Registrato?

O Registrato é um sistema de informações financeiras administrado pelo Banco Central do Brasil. Por meio dele é possível gerar relatórios abrangentes sobre o histórico bancário de todas as instituições financeiras com as quais trabalha, diretamente pela internet, de forma rápida, segura e gratuita.

Para que serve o Registrato?

Entenda como consultar o Registrato.
Entender para que serve a consulta ao Registrato é importante para ter acesso a informações. | Imagens: Pexels

Muitas informações financeiras podem ser obtidas através do Registrato.

Sabe quando você é surpreendido por estar devendo em uma instituição na qual nem sabia ou nem lembrava que possuía uma conta? Quando utiliza cartões de crédito de várias instituições e perde o controle da dívida com tantas faturas? Ou até quando não se lembra qual chave Pix está cadastrada em cada banco?

Certamente você conhece ou já ouviu falar de pessoas em circunstâncias semelhantes. Tratam-se de situações que podem ser evitadas e solucionadas através da consulta ao Registrado. Por meio dele é possível visualizar todas as informações relevantes sobre o relacionamento com as instituições financeiras.

O que pode ser consultado no Registrato?

Através da consulta ao Registrato consegue-se obter informações sobre:

  • O histórico de relacionamento com as instituições financeiras vigentes desde janeiro de 2001, possibilitando verificar em quais instituições possui conta ativa e quais as instituições com as quais não trabalha mais, com a respectiva data de encerramento.
  • As operações de crédito, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, o que possibilita visão abrangente e análise consolidada, com informações de diferentes instituições.
  • As operações de câmbio e transferências internacionais.
  • O cadastramento de chave Pix, inclusive, podendo consultar a listagem das instituições financeiras e de pagamento nas quais cadastrou uma chave. 

Quem pode ter acesso ao Registrato?

O Registrato pode ser acessado por qualquer pessoa física ou jurídica mediante o cadastramento prévio, desde que tenham CPF ou CNPJ válidos.

Como acessar o Registrato?

Captura de tela do site do Banco Central Do Brasil.
Confira o site do Banco Central Do Brasil e saiba mais sobre a consulto do Registrato | Imagens: Captura de tela

Primeiramente, deve-se realizar o cadastramento no site do Banco Central, basta clicar em “Primeiro acesso – Faça seu cadastro” e seguir as orientações.

O cadastro pode ser feito pelo computador (Internet banking), smartphone ou tablets (aplicativo).

Como realizar o cadastro e acesso com o Certificado Digital

Confira as duas opções de cadastro do Registrato.
O cadastro do Registrato pode ser tanto como pessoa física como também pessoa jurídica. | Imagem: Captura de tela

Na página de cadastramento, escolha a opção Certificado Digital.

Em seguida, acesse com o certificado por meio do computador para confirmar sua identidade e gerar uma senha de acesso. Após o cadastro, você não precisará mais do certificado, apenas da senha cadastrada.

Lembre-se que o cadastramento via Certificado Digital é possível tanto com o modelo A1 como com o A3.

Me registrei, como ativar o Registrato do Banco Central?

Após realizar o cadastro para acessar o Registrato, é necessário fazer a validação diretamente no site do Banco Central, no qual será necessário confirmar o PIN, frase de segurança ou senha que confirmem a autenticidade do processo.

Como ter mais segurança no processo?

​O PIN e a frase de segurança são instrumentos solicitados para aumentar a segurança da consulta e verificar se aquele que está se cadastrando é realmente o titular das informações.

Quando se opta pelo cadastramento no Registrato via Certificado Digital, o PIN e a frase de segurança passam a não ser exigidos, pois o Certificado já atribui a segurança necessária.

Dessa forma, o sistema gera uma senha que será suficiente para acessar e consultar o Registrato.

Para garantir a segurança do processo, alguns cuidados com o acesso também devem ser observados, como acompanhar regularmente a movimentação bancária, não clicar em links suspeitos, não repassar a senha para terceiros e manter o antivírus, navegador e aplicativos atualizados.

Parceria Certificado Digital

Como você pode perceber, o Certificado Digital torna o processo muito mais seguro!

A TecnoSpeed é parceira do órgão certificador e oferece a oportunidade de agregar benefícios aos seus clientes, oferecendo o Certificado Digital sem precisar de implantações ou grandes investimentos.

Essa parceria permite que você, desenvolvedor, possa vender Certificados Digitais, juntamente com o seu Software e, dessa forma, aumentar o valor agregado do seu produto e maximizar as suas vendas.

Inove em sua Software House e conheça as vantagens de integrar a função de emissão de Certificado Digital em seu sistema.

Temos a parceria com a AR ACD que irá proporcionar, não somente lucro, como também a facilidade de todos os clientes utilizarem seus próprios certificados, todos da mesma certificadora, de forma padronizada.

Conheça a Parceria de Certificado Digital

Seja referência em seu segmento, mantenha-se competitivo e à frente de seus concorrentes! Ofereça o Certificado Digital aos clientes do seu software!

As empresas buscam por ferramentas ágeis, simples, de fácil usabilidade e seguras. Com a TecnoSpeed, você supera todas as expectativas. Ofereça uma solução integrada ao Certificado Digital e surpreenda o seu cliente!

Conclusão

O Registrado é um verdadeiro instrumento para facilitar o controle e a organização da vida financeira. Existem várias maneiras para cadastrar-se e consultar o Registrato, entretanto, com o Certificado Digital é possível realizar um processo muito mais seguro.

Lembre-se que o Registrato é um documento pessoal e sigiloso, ou seja, você não é obrigado a compartilhar esses dados com terceiros, cabendo a cada indivíduo zelar por suas informações.

Se você ficou com alguma dúvida, nos conte aqui nos comentários! E para saber mais sobre nossas soluções, confira esse link!

Summary
Para que serve o Registrato?
Article Name
Para que serve o Registrato?
Description
Muitas informações financeiras podem ser obtidas através do Registrato. Sabe quando você é surpreendido por estar devendo em uma instituição na qual nem sabia ou nem lembrava que possuía uma conta? Quando utiliza cartões de crédito de várias instituições e perde o controle da dívida com tantas faturas? Ou até quando não se lembra qual chave Pix está cadastrada em cada banco? Certamente você conhece ou já ouviu falar de pessoas em circunstâncias semelhantes. Tratam-se de situações que podem ser evitadas e solucionadas através da consulta ao Registrado. Por meio dele é possível visualizar todas as informações relevantes sobre o relacionamento com as instituições financeiras.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.