Tempo de Leitura: 4 minutos

O Node.js é um formato que vem ganhando muito espaço dentro do desenvolvimento de softwares. Descubra seu conceito, usos e vantagens aqui!


Você conhece e domina o Node.js? Essa ferramenta tech é um formato que tem conquistado a simpatia dos desenvolvedores e vem provando o seu valor dentro do cenário do desenvolvimento. 

Por este motivo, é mais do válido procurar entender mais sobre ela, seu funcionamento e, principalmente, as suas vantagens e usos para que, assim, ela possa lhe ser útil e beneficiar o seu trabalho da melhor maneira possível.

Vamos, então, aprender o que é Node.js, como ele surgiu, porque, onde e também onde não usá-lo? Ao final deste texto, você vai estar mais do que ciente das possibilidades do Node e poder ultrapassar a barreira de incertezas e dúvidas iniciais sobre esse tema!

O que é Node.js?

NodeJS é uma plataforma de aplicação de código aberto na qual você utiliza a linguagem JavaScript para escrever programas server-side, baseado no interpretador V8 do Google que é uma ferramenta desenvolvida na linguagem C++ também de código aberto. 

NodeJS é multiplataforma, ou seja, roda tanto no Linux quanto no Windows além de ter uma comunidade gigantesca ao redor do mundo com ampla divulgação e documentação das suas muitas aplicabilidades.

Dentre suas características estão a alta capacidade de escala, suporte a várias conexões simultâneas, flexibilidade e baixo custo, sendo uma excelente opção para criar aplicações web, desde servidores para sites, até APIs e sistemas baseados em microsserviços.

Por meio do Node.js, é possível construir aplicações JavaScript que rodam como standalone sem a necessidade de um navegador para a execução. Além do mais, a execução acontece em single-thread, dispensando uma resposta a cada requisição e rodando de forma assíncrona e sem bloqueios.

Surgimento Node.js

O Node.js foi criado em 2009 por Ryan Dahl como uma solução às limitações do servidor web Apache, o qual não suportava conexões concorrentes e bloqueava os recursos do servidor web. Era preciso, então, criar diversas stacks de tarefas para evitar o travamento, mas isso causava um grande overhead. Pensando nisso, Dahl desenvolveu essa solução orientada a eventos de alto desempenho e baixo processamento baseada em JavaScript.

NPM e Node


O Node.js, em seu início, contava com vários gerenciadores de pacotes, mas com o tempo um padrão foi estabelecido, trazendo integração, otimização e suporte. O NPM (Node Package Manager) é, portanto, o “Gerenciador de Pacotes do Node” oficial e permite o gerenciar componentes e funcionalidades específicas para instalação e reutilização.

É uma espécie de repositório online aberto para qualquer desenvolvedor publicar seu módulo. A lista dos módulos publicados pode ser acessada no site do NPM ou via CLI npm, uma ferramenta instalada junto com o Node.

Por que e onde usar Node.js?

O principal diferencial do Node.js é que sua execução é single-thread e orientada a eventos, ou seja, uma única thread é capaz de executar o código JavaScript da aplicação.

Nesse sentido, essa tecnologia trouxe e traz inúmeras facilidades para quem desenvolve para a web, além de suprir demandas e gerar diversas oportunidades para os profissionais e a área de TI como um todo.

O Node é útil em aplicações APIs, chatbots e muitas outras possibilidades – não à toa ela ganhou um lugar de protagonismo em grandes organizações, como LinkedIn, PayPal, Trello e até a NASA.

Vantagens do Node.js

Vamos falar em mais detalhes sobre as vantagens do Node.js? Aqui estão os destaques principais desse formato:

Flexibilidade

O NPM (Node Package Manager) é o gerenciador de pacotes do Node.js e também é o maior repositório de softwares do mundo. Isso faz do Node.js uma plataforma com potencial para ser utilizada em qualquer situação. O pacote mais conhecido se chama Express.js e é um framework completo para desenvolvimento de aplicações Web.

Leveza

Por conta de sua estrutura e modo de funcionamento, o Node.js consegue não exigir tantos recursos computacionais como as tecnologias tradicionais e ser extremamente leve, ágil e eficiente, tudo o que qualquer processo de desenvolvimento precisa para começar com o pé direito. 

Além disso, ele pode facilmente ser combinado com outras ferramentas, como o Docker e serviços de Cloud, como Google Cloud, AWS e Microsoft Azure, que aumentam ainda mais essas condições e ganhos.

Produtividade da equipe

Por fim, o Node.js também representa mais produtividade para o desenvolvimento e a sua equipe. A base em JavaScript possibilita deploys e interações mais ágeis; o NPM oferece diversos códigos reutilizáveis; e toda a dinâmica construtiva e os recursos da plataforma foram pensados para poupar tempo e esforço, otimizando o processo de desenvolvimento.

Onde aplicar?

 

Ok, já deu para entender que o Node.js tem vários pontos fortes, mas onde aplicar todo esse potencial?

Workers e filas

Trabalhar com grande volume de dados simultaneamente gera uma alta demanda de respostas e para isso você pode utilizar o conceito de Workers com Filas do tipo FIFO. A ideia consiste em desenvolver “trabalhadores” que terão apenas uma funcionalidade.

Por exemplo: se eles tiverem que fazer uma soma eles apenas farão uma soma, se tiverem que fazer uma subtração, farão somente subtração; seguindo essa ideia, cada worker fará uma consulta em uma fila (SQS da AWS, RabbitMQ e etc) e pegará uma “mensagem”, a qual possuirá apenas os dados necessários para o worker executar o seu trabalho; então, a soma/subtração/comando será cumprido e, posteriormente, é possível salvar no banco de dados, enviar para outra fila, fazer uma chamada para uma API, chamar um webhook e etc. 

E podemos usar uma API que receberá todas as requisições externas para alimentar a fila para os workers trabalharem e essas requisições serão transformadas em mensagens e enviadas para as filas. Também podemos retornar um protocolo de consulta para quem chamou a API e, quando os workers terminarem o trabalho, eles podem atualizar a situação do protocolo no banco de dados e informar o status concluído quando for realizada uma consulta com o protocolo.

Aplicações em tempo real

O Node.js é uma boa estratégia para construção de aplicações em tempo real, como apps de chat, dashboards de monitoramento ou aplicações de rastreio, pois permite conexões simultâneas de forma fluida e rápida, consumindo pouco processamento.

Ambientes escaláveis 

Essa plataforma também funciona bem em ambientes escaláveis, por conta da sua orientação a eventos e estrutura single-thread. Então, filas e cadastros virtuais, processamentos em lote e operações não instantâneas apresentam um ótimo desempenho ao serem programadas em Node. 

API com NoSQL

Por fim, outro uso superinteressante do Node.js é em APIs com base NoSQL, pois sua base em JSON (JavaScript Object Notation) permite uma integração compatível e intuitiva, livre de conversões e tratamentos de modelos e dados.

Onde não usar Node.js?

Falando sobre onde não usar o Node.js, as contraindicações são poucas, mas existem. Ele não é indicado para aplicações que contam com os recursos de bloqueio para funcionar, como os softwares de edição de imagens, e desenvolvimentos que envolvem algoritmos complexos e uma grande carga de processamento, como aplicações de machine learning.

Conheça o PlugNotas

Se você está procurando saber mais sobre o Node.js pensando em desenvolver aplicações fiscais, você precisa conhecer a nossa API PlugNotas. 

Ela é compatível com diversas tecnologias, inclusive Node.js, e é perfeita para simplificar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos para você e para os seus clientes. Quer saber mais?

Explore e integre a API PlugNotas!

E se quiser descobrir como essa plataforma que apresentamos aqui e as notas fiscais se encontram e funcionam em conjunto, confira o nosso guia da NF-e em Node.js.

Summary
Node.js: tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia poderosa
Article Name
Node.js: tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia poderosa
Description
O Node.js é um formato que vem ganhando muito espaço dentro do desenvolvimento de softwares. Descubra seu conceito, usos e vantagens aqui!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.