eSocial e LGPD: como garantir a proteção dos dados?

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Você conhece a relação entre eSocial e LGPD? Descubra neste artigo e garanta a proteção dos dados e compliance para sua software house e seus clientes!


O eSocial é um sistema que centraliza as informações e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de uma empresa. A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados que visa manter a segurança e responsabilidade para com as informações pessoais dos cidadãos. Como, então, conciliar as demandas dessas duas obrigações: eSocial e LGPD?

Certamente isso levanta dúvidas entre os gestores, empresários e desenvolvedores que fornecem sistemas de gestão empresarial que contemplam esses processos. Contudo, não precisa se preocupar, pois esclareceremos elas em breve.

A seguir, vamos explorar a importância da segurança da informação no contexto do eSocial, como essa obrigação se relaciona com a LGPD e medidas para garantir a proteção dos dados na plataforma. Acompanhe a leitura até o final!

eSocial e sua importância para empresas

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Ele foi instituído a partir do Decreto nº 8373/2014 e começou a ser implementado em janeiro de 2018. 

Seu objetivo? Modernizar e unificar a transmissão de dados e declarações obrigatórias referentes aos trabalhadores, incluindo comunicações de vínculos, folhas de pagamento, contribuições previdenciárias, FGTS, acidentes de trabalho e muito mais.

Essa transição foi importante para as empresas, pois tornou a gestão dessas informações muito mais fácil, eficiente e segura. Todos os dados foram centralizados e integrados em um único sistema, reduzindo a burocracia e as chances de erros. Principalmente após a implementação do eSocial Simplificado.

Além de incentivar o empregador a manter as contratações, pagamentos e outras obrigações trabalhistas em dia e conformidade com a lei. E, ainda, facilitar o processo de fiscalização por parte das autoridades governamentais em benefício dos trabalhadores.

LGPD nas empresas

imagem recortada em formato retangular, onde aparece um homem sentado, mexendo em um notbook que está sobre uma mesa de madeira.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi instituída no Brasil através da Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018 e todas as sanções por ela regidas​ estão valendo desde 1º de agosto de 2021. 

Ela foi criada com base na GDPR (General Data, Protection Regulation), a regulação de proteção dos dados da União Europeia. Nesse sentido, a LGPD estabelece princípios, regras e diretrizes para o tratamento (coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento) de dados pessoais.

Seus fundamentos são aplicáveis a todas as empresas que realizam este processo, independentemente do setor, segmento ou porte. E envolvem quaisquer informações pessoais sensíveis, desde informações básicas, como nome e e-mail, até informações mais específicas, como números de documentos e opiniões políticas.

Portanto, a LGPD passou a fazer parte das obrigações legais e de compliance das organizações. As empresas precisaram se adaptar aos padrões nela previstos para conceder aos cidadãos total controle e transparência sobre seus próprios dados. Assim como, se comprometer a manipular dados com responsabilidade e segurança para evitar sanções, multas e danos à sua reputação por descumprimento das regras.

A relação entre eSocial e LGPD

Ao utilizar o eSocial, as empresas coletam, armazenam e processam diversas informações pessoais e dados sensíveis dos colaboradores, como CPF, data de nascimento, número de PIS, entre outros.

No entanto, com isso em vista, é imprescindível adotar medidas rigorosas de segurança da informação para garantir a proteção dessas informações. E, nesse sentido, as diretrizes da LGPD servem de parâmetro e guia para esse objetivo.

Desse modo, a relação entre eSocial e LGPD é inegável e exige uma abordagem integrada, com as empresas se mantendo atentas e fiéis às exigências das duas obrigações e regulamentações legais.

Importância da segurança da informação no eSocial

A segurança da informação é um aspecto crucial para as empresas que utilizam o eSocial. Afinal, o vazamento de dados sensíveis pode trazer consequências graves, tanto para a organização quanto para seus colaboradores. 

Uma gestão de segurança da informação frágil deixa todos expostos a situações envolvendo o uso indevido dos dados e fraudes trabalhistas. Além dos altos riscos de penalidades legais, danos à imagem da empresa e prejuízos financeiros.

Requisitos de segurança no eSocial

É fundamental atender aos requisitos de segurança estabelecidos pelas legislações vigentes e as diretrizes do próprio eSocial para garantir a proteção dos dados no sistema.

As empresas devem implementar, por exemplo, medidas técnicas e organizacionais para proteger os dados pessoais dos colaboradores. Isso inclui adotar controles de acesso aos sistemas e bases de dados, bem como processos de anonimização e autenticação.

Além disso, é importante contar com tecnologias, como certificados digitais e algoritmos criptográficos para garantir uma transmissão segura de dados e solicitações ao eSocial. E, ainda, manter um monitoramento constante e registros detalhados dos acessos e possíveis atividades suspeitas ou ameaças.

Por fim, falando especificamente das exigências da LGPD ligado ao eSocial, é indicado que a empresa colete e compartilhe apenas os dados que forem estritamente necessários para o cumprimento das leis e obrigações. E, ainda, comunique claramente seus colaboradores sobre esse processo e obtenha sua autorização.

É possível fazer isso incluindo uma cláusula contratual relacionada ao compartilhamento de dados com o Governo Federal, através do sistema eSocial, ressaltando a necessidade disso para cumprimento legal. Para profissionais já efetivados, o mesmo pode ser feito por meio de um termo aditivo.

eSocial e LGPD: medidas para garantir a proteção dos dados

Para fechar, vamos falar sobre algumas medidas que podem ser adotadas para garantir a proteção dos dados no contexto do eSocial e para além dele? Sugerimos investir em:

Políticas e procedimentos internos

Baseado na LGPD, as empresas devem elaborar políticas claras de segurança da informação, e diretrizes e procedimentos para o tratamento adequado dos dados pessoais. Essas políticas devem abranger desde a coleta até o descarte seguro e responsável das informações.

Tecnologias e sistemas de segurança robustos

Implementar sistemas de segurança que incluam firewalls, antivírus e tecnologias de detecção de intrusão e monitoramento de acessos ajudará a identificar possíveis vulnerabilidades nos sistemas, prevenir ataques cibernéticos e evitar vazamentos de dados.

Atualização e conformidade com as diretrizes do eSocial

Os módulos do SPED continuam sendo atualizados e aprimorados, o que inclui o eSocial. Nesse sentido, manter-se atualizado em relação às mudanças e exigências desse sistema é outra forma de assegurar a proteção dos dados.

Contar com uma solução eSocial 

Por último, mas não menos importante, contar com uma solução especializada em eSocial, como a oferecida pela Tecnospeed, pode auxiliar as empresas a adotar uma gestão adequada dos dados, contando com as melhores práticas de segurança da informação e cumprindo as exigências da LGPD.

Conheça a nossa solução e torne seu software capaz de enviar os eventos e dados do eSocial de um jeito muito mais fácil e seguro:

 

E para ficar por dentro de outros desafios ligados ao eSocial que seus clientes podem estar enfrentando e você pode ajudá-los a solucionar, explore nossos conteúdos sobre o tema!

Redação Tecnospeed
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Perfil da Equipe de Redação da TecnoSpeed.

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