Forma de pagamento online: qual é a melhor opção para a sua empresa?

A forma de pagamento online é realmente vantajosa? Descubra agora como esse sistema pode trazer um diferencial para a sua empresa.


O mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais exigente quanto à adoção de tecnologias nas empresas. Segundo a Forbes Brasil, a previsão para 2020 era de que os negócios já imersos nos avanços digitais tivessem mais vantagens em relação aos concorrentes.

A forma de pagamento online, uma modalidade de serviço muito frequente nos dias de hoje, é um exemplo dessa adequação. 

Agora você, desenvolvedor, sabe o porquê da forma de pagamento online ser tão importante nos dias de hoje? Entenda com a TecnoSpeed a variedade que existe desse serviço na web, além das vantagens e possíveis desvantagens que ele traz. Para complementar, mostraremos também uma opção de API para você que deseja adotar esse sistema.

Continue aqui e entenda um pouco mais sobre o nosso artigo! Boa leitura. 

Conheça a API de Pagamento

Forma de pagamento online: uma nova realidade

A realidade é que o Brasil e o mundo foge dos padrões estipulados há alguns anos. Se imaginarmos filmes como “De Volta para o Futuro”, muito provavelmente você verá que a década de 1980 sonhava com carros voadores e demais artigos tecnológicos — que hoje não existem. Talvez as pessoas pensem que isso é um fracasso, mas podemos afirmar que não.

Mesmo que não vivamos com aparelhos sonhados naquela época, os pesquisadores trouxeram outros avanços, que foram muito mais pertinentes a sociedade. Quem um dia imaginou que haveria uma forma de pagamento online? Para ser mais exato, muitos nem ao menos acreditaram no poder da internet. 

Essa modalidade de serviço é tão importante nos dias de hoje porque mostra como os estudiosos da área de programação são necessários para os avanços do mercado brasileiro. Um procedimento que parece tão simples atualmente foi um marco na história desses estudiosos. 

Variedade no mercado tecnológico

No mercado brasileiro existe uma grande variedade na forma de pagamento online. Esse procedimento acontece tanto entre instituições privadas, que não possuem nenhum tipo de ligação com banco e afins, como com agências bancárias, que antes trabalhavam somente com os meios físicos e eram antiquadas em comparação às novas tecnologias. 

Através da internet é possível realizar transações, pagamentos de boletos com crédito em conta ou até mesmo cartão de crédito, entre muitos outros. As opções que esses sistemas oferecem são um paraíso para quem já viveu fora dessa época.

Para transformar tudo isso ainda melhor, o empresário também pode se beneficiar desse sistema! Ao invés de utilizar meios de pagamento tradicionais é possível adotar uma API ao software com essa funcionalidade e complementar o ERP de sua empresa. Não há necessidade de se vincular a bancos ou instituições do tipo, apenas usufruir do seu próprio sistema. 

Quais as vantagens desse sistema?

Agora que já falamos um pouco sobre o contexto histórico dos avanços na tecnologia precisamos mostrar alguns pontos cruciais para que você, desenvolvedor, entenda definitivamente quais são as vantagens da forma de pagamento online para uma pessoa física normal e para o empresário.

Muitas vezes, por já estarmos acostumados com esse tipo de procedimento, não conseguimos entender como esse método é eficiente em relação aos pagamentos realizados diretamente por instituições financeiras.

  • Rapidez

Em primeiro lugar precisamos destacar a rapidez na forma de pagamento online. Mesmo que uma empresa tenha o prazo estipulado para depositar o salário de seu colaborador, por exemplo, esse dinheiro, quando repassado através de um banco, demora mais tempo para cair na conta.

Imagine que financeiro do seu trabalho pague a sua quinzena numa sexta-feira útil após o horário comercial. Essa quantia só estará disponível na próxima segunda-feira, podendo correr o risco de ainda não bater na conta caso seja algum feriado. Se esse procedimento fosse realizado a partir de algum sistema interno, não haveria esse problema.

  • Segurança

Em relação à segurança temos uma ocasião muito comum: quantos roubos acontecem ao sair de uma agência bancária? Essa situação, infelizmente, ainda é frequente, colocando em risco não somente o salário do funcionário, mas também a vida do mesmo. Diariamente telejornais mostram crimes como esse, deixando claro que esse não é o método mais seguro. 

A forma de pagamento online, além de evitar que esse colaborador saia com o dinheiro em mãos, possui sistemas altamente especializados para que não haja erros na transação. Ou seja, além de inibir que esse trabalhador corra risco na rua, transforma o depósito muito mais rápido e seguro. 

Existem desvantagens na forma de pagamento online?

Vimos então, até aqui, que o desenvolvedor que oferece a forma de pagamento online para o seu cliente está dando a oportunidade desse empresário ser mais atualizado diante o mercado e de se sobressair no que diz a respeito às novas tecnologias. 

Porém, existem, sim, desvantagens nesses sistemas. Quando uma empresa oferece o serviço de intermediadora de pagamentos, cobrando taxas em cima de cada transação, muito vezes prejudica o empresário. Além disso, a software house que cria processos pouco elaborados, sem dar o atendimento ideal para as dúvidas do uso dessa API, faz que cliente sofra com a falta de informação e até mesmo cometa erros.

No momento de ofertar qualquer produto é extremamente importante que o desenvolvedor tenha um projeto bem delimitado, vantajoso e que disponibilize uma central de ajuda adequada às dúvidas dessa persona. Sem isso, o sistema pode se tornar uma dor de cabeça.

API de pagamentos da TecnoSpeed

Para que essas desvantagens não aconteçam com o seu cliente, conheça a API de pagamentos da TecnoSpeed! Transformamos o software em uma extensão semelhante a um banco virtual, possibilitando a forma de pagamento online para os seus colaboradores e demais envolvidos na empresa.

Além de oferecermos um padrão único de API, temos o suporte especializado de DEVs para atender os desenvolvedores e a opção de homologação para novos bancos, caso seja de interesse do empresário e programador. 

Evite a integração de sistemas poucos confiáveis, conheça mais sobre a API de pagamentos da TecnoSpeed e tenha em sua ERP a melhor opção do mercado!

Conheça a API de Pagamento

Conclusão 

Para encerrarmos o nosso artigo vamos retomar o que foi discutido até aqui. A forma de pagamento online é, sem dúvidas, um grande avanço tecnológico. Mesmo que pareça simples nos dias de hoje, os desenvolvedores trouxeram uma ferramenta extremamente importante para a sociedade.

As empresas que adotam esses sistemas estão à frente das concorrentes, destacando-se no mercado brasileiro e mundial. Os desenvolvedores e softwares houses são os responsáveis por oferecer esse diferencial, precisando não somente do auxílio de quem sabe criar API’s como essas, como também um suporte especializado, para evitar situações importunas durante o funcionamento.

Para você que curtiu o nosso artigo e está a fim de saber um pouco mais sobre outros assuntos, se inscreva na newsletter da TecnoSpeed.

Seu software está preparado? 

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados