Tempo de Leitura: 4 minutos

Ao gerar boletos você oferece mais uma opção de pagamento ao cliente e aumenta suas oportunidades. Leve essa solução para a sua empresa!


Você sabia que o boleto de cobrança ainda é muito querido dentre os meios de pagamentos? Por incrível que pareça, sim, ele é! Eis a importância de você disponibilizar mais esse método de pagamento para o seu cliente, e gerar boleto.

Após despertar o interesse do consumidor pelos seus produtos ou serviços, é fundamental que ele encontre a forma de pagamento adequada para fechar o negócio. Grande parte dos clientes em potencial não possuem cartões, cheques ou sequer conta bancária. Para esse público, gerar boletos é uma excelente ideia para concretizar a negociação. 

Se a sua empresa ainda não disponibiliza o pagamento por boletos, atente-se a nossa dica e não perca mais vendas. Gerar boletos online é rápido e simples. Continue com a gente nesse artigo e comprove!  

O boleto é muito utilizado no Brasil?

Um dos meios de pagamento mais utilizado pelos brasileiros é o boleto bancário. Se falarmos de vendas presenciais, em PDVs, o pagamento em dinheiro é o mais usado, já em relação às vendas e-commerce, o boleto dispara como método preferido.

De acordo com as informações divulgadas pela Febraban em 2019, cerca de 3,7 bilhões de boletos são gerados anualmente para o pagamento de vendas de produtos e serviços.

É preciso considerar que mesmo com a digitalização do mercado financeiro, grande parte da população brasileira não é bancarizada. Tratam-se de consumidores em potencial para os quais o boleto é visto como o método de pagamento ideal.

Como gerar boleto?

É importante saber que o boleto consiste em um título de cobrança emitido por uma instituição bancária. Trata-se de um documento físico ou digital no qual constam os dados do pagador (sacado), do recebedor (cedente), e informações a respeito do pagamento, como código de barras, código identificador, valor e vencimento.

Devido à simplicidade e flexibilidade, os boletos popularizaram-se e são amplamente utilizados por toda a população.

Para gerar boletos, tanto as pessoas físicas como as pessoas jurídicas devem procurar uma instituição financeira ou plataforma de cobrança e, quando exigido, contratar uma carteira de cobranças.

Para empresas

Para que uma empresa consiga gerar boletos e disponibilizá-los como forma de pagamento, é preciso escolher um banco, fintech ou plataforma de sua confiança para viabilizar o serviço.

Ainda que a empresa não possua uma conta bancária, a emissão de boletos pode ser realizada por empresas intermediadoras. Tais plataformas permitem fugir dos contratos burocráticos típicos das instituições bancárias e atuam como uma ponte financeira entre a empresa e os clientes.

Para pessoa física

Da mesma forma, para que uma pessoa física possa gerar boletos, é necessário que possua relacionamento com uma instituição bancária ou com um intermediador de cobranças.

Confira como gerar boleto para pessoa física.
Saiba como gerar boleto para pessoa física. | Imagem: Envato Elements

O próprio interessado consegue realizar a emissão pelo internet banking ou pela plataforma escolhida, basta informar os dados solicitados e em poucos minutos o boleto já estará pronto para ser enviado. Lembre-se que os custos e taxas costumam variar conforme a instituição escolhida.

3 plataformas para gerar boleto para pessoas físicas 

Existem várias ferramentas que viabilizam a emissão de boletos para pessoas físicas, cada qual com suas tarifas e especificações. Vamos compartilhar algumas opções, mas atente-se em conferir todos os detalhes antes de tomar a sua decisão.

Plataforma da instituição financeira – bancos ou fintechs

Basta acessar a sua conta pela internet, solicitar a emissão de boletos e informar manualmente os dados solicitados.  

Plataforma de cobrança – Gerencianet

A Gerencianet foi pioneira no serviço de emissão de boletos, não necessita de negociação bancária, permite parcelamento em até 12 vezes e o envio dos boletos recorrentes é automático.

Plataforma ASAAS

Permite a emissão de boletos de forma rápida e a cobrança pelo serviço só acontece quando o cliente efetivamente paga o boleto. Um benefício dessa plataforma é a régua de cobranças automática, um recurso que envia notificações por SMS e e-mail antes e depois do vencimento.

E para empresas, como gerar e administrar a emissão de boletos?

Saiba como gerar de administrar a emissão de boletos.
A emissão de boletos pelas empresas pode ser direto pelo módulo fiscal. | Imagem: Envato Elements

As pessoas jurídicas contam com uma opção a mais do que as pessoas físicas. Além das instituições bancárias e empresas intermediadoras, as empresas podem optar por gerar boletos diretamente pelo módulo de cobrança, no próprio sistema de gestão.

Quando optam por bancos ou intermediadoras, as empresas contratam uma quantidade de boletos e fazem a emissão pela plataforma, na qual inserem as informações necessárias de cada boleto, um a um.

Quando o sistema de gestão já possui a funcionalidade de gerar boleto, todo o trabalho manual de digitar cada informação faz-se desnecessário! O que torna o processo muito mais rápido, e ainda minimiza as chances de erros.  

API de boletos

Com a solução de boletos da TecnoSpeed, o sistema de gestão da sua empresa fica ainda melhor! Você poderá emitir e registar os seus boletos de forma automática e direta com a instituição financeira, sem qualquer intervenção manual. Ou seja, poderá fazer todo o controle de cobranças, inclusive com bancos diferentes, em um único sistema. 

Dessa forma, você elimina os processos burocráticos, consegue reduzir os esforços e repetições envolvidos na gestão de cobrança e ganha muito mais praticidade e agilidade em sua rotina.

Conheça a API emissora de Boleto | Fintech

Se o seu sistema de gestão ainda não disponibiliza um módulo para gestão de cobranças com boletos, fale logo com o seu fornecedor. Entre em contato com a Software House que te atende e solicite agora mesmo a API de boletos da TecnoSpeed.

A TecnoSpeed é referência em soluções financeiras, contamos com a expertise dos melhores profissionais, garantimos a qualidade da nossa solução e já são mais de 30 bancos homologados.

Confira a API Boleto TecnoSpeed

E então eu te pergunto, caro empreendedor, o seu sistema de gestão já permite a disponibilização do boleto como método de pagamento para os seus clientes?

Se ainda não, não perca tempo! Solicite a solução de boletos da TecnoSpeed para os desenvolvedores do seu sistema! Depois que ele souber de todas as vantagens, será impossível não liberar mais essa funcionalidade para a sua empresa.

Conclusão

Agora você já sabe que ao gerar boletos oferece mais uma opção de pagamento ao cliente, proporcionando mais praticidade, comodidade e aumentando as oportunidades de vendas.

A sua empresa merece essa solução!

Summary
O boleto é muito utilizado no Brasil?
Article Name
O boleto é muito utilizado no Brasil?
Description
Um dos meios de pagamento mais utilizado pelos brasileiros é o boleto bancário. Se falarmos de vendas presenciais, em PDVs, o pagamento em dinheiro é o mais usado, já em relação às vendas e-commerce, o boleto dispara como método preferido. De acordo com as informações divulgadas pela Febraban em 2019, cerca de 3,7 bilhões de boletos são gerados anualmente para o pagamento de vendas de produtos e serviços. É preciso considerar que mesmo com a digitalização do mercado financeiro, grande parte da população brasileira não é bancarizada. Tratam-se de consumidores em potencial para os quais o boleto é visto como o método de pagamento ideal.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.