Os gráficos de monitoramento são uma excelente ferramenta para análise de dados. Saiba onde usar e como aplicá-los!
A importância de ter dados acessÃveis e confiáveis para guiar o processo de decisão, em seus mais diferentes nÃveis, é indiscutÃvel dentro de qualquer negócio, ainda mais considerando a competitividade e rapidez com que as coisas mudam hoje em dia.
Agora, quando o assunto é análise de dados com eficiência, você precisa de muito mais do que simplesmente um compilado de informações. Dashboards e gráficos de monitoramento são uma das melhores formas de fazer esse acompanhamento com precisão.
E se você ainda não sabe como esse tipo de ferramenta funciona, suas vantagens e usos, e de que forma você poderia levar informação visual para seus softwares e clientes, neste post você vai descobrir tudo isso e conhecer o PlugDash, o app de dashboards da TecnoSpeed!
Gráficos de monitoramento, onde posso aplicá-los?
A versatilidade dos gráficos de monitoramento ou dashboards – painéis que compilam e exibem tais gráficos e demais dados visuais – é surpreendentemente ampla.
É possÃvel e relevante introduzir esse tipo de ferramenta informativa em vários contextos, dentro de diversas áreas de uma organização e praticamente todos os segmentos de atuação.
Na gestão administrativa
Dentro da gestão administrativa, por exemplo, é uma inserção muito simples de compreender e também bastante proveitosa.
Afinal, uma ferramenta visual de monitoramento permite a identificação de gaps, padrões e oportunidades que gerarão melhores decisões e estratégias para o negócio.
No marketing e vendas
Monitorar as ações de vendas e marketing de um negócio é quase mais importante do que realizá-las.
É apenas por meio de um monitoramento eficiente que é possÃvel entender o comportamento do público, validar estratégias e traçar novos planos e investimentos.Â
Com gráficos de monitoramento todo esse processo se torna mais intuitivo e funcional, garantindo retornos em tempo real e fáceis de interpretar.
Onde você quiser!
Mas fora disso, trabalhar com gráficos e gestão de informações em tempo real pode servir para nichos e fins bem especÃficos, acredite.Â
Seja qual for o tipo, segmento ou porte do negócio, a dor que precisa ser atendida, o tipo de informação que precisa ser tratada… os gráficos de monitoramento podem ajudar a simplificar e otimizar as coisas!
Quais gráficos de monitoramento posso trabalhar?
A seguir, nós vamos te apresentar usos e formatos de dashboards de monitoramento que saem da caixa e são mais oportunidades oferecidas por essa ferramenta.
Monitoramento de máquina industriais
A produção em larga escala da indústria torna esse segmento muito dependente da relação tempo x produtividade.Â
Cada minuto perdido pode representar perdas astronômicas em faturamento e muito desperdÃcio de insumos.Â
Ou seja, não é possÃvel negligenciar os processos e dados ou deixar de corrigir os problemas com a maior agilidade possÃvel.
É por isso que é tão importante manter um controle visual e eficiente para identificar máquinas paradas, acompanhar o tempo de produção e manter os mecanismos, ferramentas e ritmo de trabalho funcionando como devem.
Esse tipo de gerenciamento pode estar na palma da sua mão, em qualquer hora ou lugar, com o PlugDash. É o status completo da indústria que você dispõe no seu software, mas de forma muito mais acessÃvel e intuitiva.
Monitoramento de temperatura
Pode parecer estranho à primeira vista, mas muitos nichos são altamente dependentes de um controle de temperatura eficiente.Â
Por exemplo: frigorÃficos, supermercados, vinÃcolas, farmácias, hospitais, entre muitos outros.
O desregulamento de temperatura para estes estabelecimentos pode representar uma perda dos insumos e, consequentemente, de dinheiro.
No entanto, com os gráficos de monitoramento é possÃvel controlar e acompanhar a temperatura de refrigeradores e ambientes refrigerados através de um dashboard simples e visual.
Gestão de insumos agrÃcolas
O agronegócio também é um setor que pode ser muito beneficiado por gráficos de monitoramento em tempo real, sabia?
A precisão e o controle integrado são essenciais, principalmente na hora de gerir insumos, como fertilizantes, adubos, macro e micronutrientes para a fertilização, bem como em outros processos.
Primeiramente, porque todos esses insumos têm um nÃvel de estoque especÃfico para reposição. E segundo, porque esses insumos devem ser pedidos na quantidade certa para que durem por toda a safra e não haja desperdÃcios ou prejuÃzos de qualquer natureza.
Caso essa gestão de insumos não seja feita de forma correta e precisa, o agricultor, além de sofrer com o aumento dos custos (tendo em vista que realizar pedidos em menor quantidade tem um custo maior), estará arriscando perder a sua produção.
Em suma: há muito o que uma ferramenta de gráficos de monitoramento ou dashboard pode fazer por um negócio.Â
Com esse tipo de recurso, os dados mais importantes para o seu contexto ficam acessÃveis a qualquer momento e de qualquer dispositivo.
Além disso, tudo fica fácil de interpretar e a otimização dos processos é incomparável, gerando um impacto positivo dentro e fora da organização!
Entenda melhor:
Como levar os gráficos de monitoramento para as empresas?
Após comprovar a versatilidade dos gráficos de monitoramento, vamos falar da parte prática?Â
Nós temos uma solução de dashboard de monitoramento prontÃssima para você integrar ao seu sistema e começar a aproveitar dos benefÃcios que ela pode oferecer: o nome dela é PlugDash!
Sua aplicação é extremamente ampla e personalizável, ajudando de forma completa e descomplicada gestores de diversos nichos a tomarem decisões certeiras no melhor timing.
Ela também é a oportunidade do seu software levar inovação e mobilidade para os seus clientes com o melhor custo-benefÃcio, sem comprometer o backlog do seu time de desenvolvimento, mas ainda assim cumprindo seu roadmap de produto. Ficou interessado?
E se ainda estiver pensando sobre esse assunto, confira também os nossos posts sobre as vantagens do BAM (Business Activity Monitoring), de um painel dashboard e da qualidade de dados para qualquer negócio!