Como listar e baixar XML de Nota Fiscal via API

Descubra o método mais simples de listar e baixar XML de Nota Fiscal através do seu software, e veja como implementar!


Existem inúmeras situações em que uma empresa pode precisar listar e baixar XML de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) manualmente através do seu software. Isso inclui as notas emitidas pela própria empresa ou contra o CNPJ dela.

No entanto, muitas vezes o fornecedor deixa de cumprir sua obrigação de enviar o XML da nota fiscal ao destinatário, o que prejudica vários aspectos da operação.

Além disso, se você utiliza uma solução como o Nota Segura para automatizar o armazenamento, consulta e download dos XMLs, seu ERP não reconhecerá a existência das notas fiscais de entrada.

Neste artigo, você conhecerá 2 recursos para integrar ao seu software e suprir essa necessidade dos seus cliente.  

O que é Nota Fiscal de Entrada?

O termo “Nota Fiscal de Entrada” é um apelido, um nome não-oficial, para os Notas Fiscais eletrônicas emitidas contra o seu CNPJ que representam a entrada de produtos em seu estoque.

Como uma NF-e possui praticamente todas as informações relevantes sobre uma negociação, as empresas utilizam suas Notas Fiscais de Entrada para diversos fins, como por exemplo:

  • Calcular crédito tributário;
  • Crédito de estoque;
  • Comparação com o banco de dados do ERP;
  • Realizar escriturações fiscais;

Como baixar XML de Nota Fiscal?

Se o seu software tem integração com o Nota Segura, nossa plataforma faz o download automaticamente das notas que foram emitidas contra o CNPJ da empresa. Assim, o ERP não sabe que essas notas existem.

Por esse motivo era necessário criar uma rota em nossa API, para que o seu software consiga listar essas notas e posteriormente solicitar o XML delas.

Com os novos recursos de listar e baixar o XML de Nota Fiscal do Nota Segura, o ERP ter acesso ao XML sem precisar que o fornecedor envie essa nota para a empresa.

Para utilizar, basta configurar os filtros desejados:

  • Modelo de documento (NF-e, NFC-e, CT-e…)
  • Tipo de ator na nota (emitente ou destinatário)
  • Data de autorização

Como resposta, a API do Nota segura retorna uma listagem paginada de XMLs! Saiba mais sobre estas rotas em nossa Documentação:

Essa é apenas um dos muitos recursos que o Nota Segura oferece para facilitar a sua vida e a dos seus clientes.

Ainda não integrou seu software ao Nota Segura? Comece agora!

Conheça o Nota Segura

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados