O empreendedorismo pode ter muitas vantagens, desde promover maior autonomia a gerar maior satisfação no trabalho. Ao mesmo tempo, no entanto, a incerteza associada à administração de uma pequena empresa pode acabar levando mulheres na liderança a duvidar do próprio potencial.
Segundo a pesquisa “Acelerando o futuro das mulheres nos negócios”, produzida pela KPMG, 56% das mulheres entrevistadas em cargos de liderança têm medo das pessoas ao seu redor não acreditarem que elas são capazes”.
Além disso, 75% disseram vivenciar a síndrome da impostora ao assumir cargos de liderança, e 47% sofrem com a síndrome por nunca ter imaginado atingir o nível de sucesso que alcançaram.
Apoio em negócios com mulheres na liderança
É importante ressaltar que houve um passo em direção ao apoio e investimento em negócios liderados por mulheres. Segundo o SMB Trends, pesquisa realizada pela Salesforce, a grande maioria das líderes de PMEs latino- americanas (88% no Brasil, 73% na Colômbia e 68% no México) relatam que o apoio financeiro que receberam da respectiva comunidade foi e tem sido vital para a sobrevivência dos negócios.
Isso pode significar que, mesmo que a passos curtos, a mulher vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e nos papéis de liderança, também mostra a importância de manter uma rede de apoio, seja de contatos próximos ou do governo ou comunidade.