Tempo de Leitura: 5 minutos

Entenda tudo sobre Desenvolvimento Mobile para criar um app!

Contar com um app integrado ao software desktop hoje em dia é essencial, mas para desenvolvê-lo existem muitos fatores que precisam ser considerados e solucionados – o desenvolvimento mobile pode ser um desafio e tanto para as Softwares Houses.

Contratar profissionais capacitados, dar conta dos diferentes sistemas operacionais e versões, realizar a manutenção da estrutura básica do app e muitas outras demandas refletem em um processo custoso, longo e complexo. Mas não precisa ser sempre assim.

Venha descobrir tudo o que você precisa saber sobre desenvolvimento mobile, sua importância e processo, seus maiores desafios e tendências, e a melhor forma de levar os seus softwares para o lado móvel da força! É só continuar a leitura!

O que é desenvolvimento mobile e qual sua importância?

Mobile vem de “móvel” e, portanto, diz respeito a tecnologias/plataformas que permitem a movimentação do usuário durante o seu uso, como celulares e tablets. 

Desenvolvimento mobile, então, envolve qualquer tipo de desenvolvimento e programação para dispositivos móveis. Apesar de não se limitar a isso, desenvolver para mobile, em grande parte, significa construir aplicativos para esse tipo de dispositivo.

Agora, falar sobre a importância do mobile em tempos como os que vivemos hoje parece até dispensável, visto que os smartphones se tornaram objetos praticamente inseparáveis de seus donos.

Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV, o Brasil tem 235 milhões de celulares e 230 milhões deles são smartphones em uso. 

Somando esse número com os notebooks e tablets, seriam 324 milhões de dispositivos portáteis registrados em maio de 2019 no nosso país. Ou seja: 1,6 dispositivo portátil por habitante. Além disso, a cada ano o mercado é inundado com lançamentos para todos os gostos e bolsos, o que faz com que esses números continuem crescendo.

O mobile já não é uma tendência ou um diferencial, mas um requisito para que softwares, negócios e marcas tenham relevância. Ele oferece mais produtividade e otimização para a gestão, mais praticidade e personalização para os clientes. Ele é uma necessidade básica.

Como é o processo de desenvolvimento mobile?

Como é o processo de desenvolvimento mobile?
Processo do desenvolvimento mobile | Imagem: Pexels

Para desenvolver um app mobile, é preciso definir os serviços que serão utilizados na produção como um todo e contar com uma equipe especializada para tirar cada etapa e demanda do papel, da hospedagem à programação em si.

Todo desenvolvimento mobile parte de uma ideia, geralmente com o objetivo de agregar valor e benefícios ao produto para o usuário final. São no mínimo 2-6 meses, dependendo da complexidade do projeto, até se chegar a uma versão aplicável.

Neste meio tempo, existem muitas etapas, desafios e personas envolvidas: na parte visual, os designers (UX/UI, Front End Designer); dando vida ao código, os devs e arquitetos de softwares; além dos analistas de dados e de testes; e o gerente de projetos.

Depois de estruturado, prototipado, desenvolvido, validado e finalizado, o app ainda precisa ser constantemente atualizado para se manter funcionando devidamente. E, de novo, tudo isso custa dinheiro e tempo.

Como os apps podem fazer diferença dentro dos negócios?

O mobile dentro dos negócios é um tipo de recurso vantajoso tanto em termos de soluções internas, como em ferramentas de gestão, quanto como parte integrante de suas soluções.

Falando, por exemplo, em termos de vendas: o time comercial precisa ter acesso a dados da gestão de estoque para tornar suas negociações e vendas mais assertivas, bem como promover ações promocionais e outras estratégias, certo?

Ao levar informação e controle para a palma das mãos do seu time e do seu cliente, esse processo fica muito mais rápido, fácil e eficiente. Ganha-se mais tempo, transparência, oportunidades de negócio e lucro. Mobile é sinônimo de otimização para todo mundo!

Tendências do desenvolvimento mobile

Tendências do desenvolvimento mobile
Tendências Mobile | Imagem: Pexels

 

Com a assimilação do desenvolvimento mobile dentro dos negócios, esse tipo de recurso passou a evoluir e trazer consigo algumas tendências. Vamos conhecer as principais?

Inteligência artificial e machine learning

Oferecer funcionalidades inteligentes é o que vai agregar valor a sua solução mobile. Portanto, investir em inteligência artificial e aprendizado da máquina é importante para deixar o seu produto mais moderno e valorizado em relação ao dos concorrentes

Integração com IoT e wearables

Wearables são dispositivos que podem ser “vestidos” ou integrados ao corpo do usuário (relógios inteligentes, pulseiras e óculos de realidade virtual). O sucesso dessa tecnologia está atrelado à integração do sistema operacional com a Internet das coisas (IoT), que permite o gerenciamento de diversos objetos digitais. 

Medição de desempenho de aplicativos (APM)

Application Performance Measurement está relacionado ao monitoramento e gestão de desempenho e disponibilidade de aplicativos. Esse gerenciamento é essencial para garantir a disponibilidade e a qualidade do software durante o desenvolvimento mobile. 

Gerenciamento móvel empresarial (EMM)

Enterprise Mobile Management é o gerenciamento de mobilidade corporativa. À medida que mais empresas compram dispositivos e buscam suporte para o uso dessas ferramentas, o EMM se torna cada vez mais necessário.

Realidade Aumentada

Realidade aumentada envolve a integração de elementos ou informações virtuais ao dispositivo móvel. Essa tecnologia oferece experiências mais ricas ao usuário uma vez que é usada para otimizar ambientes ou situações do cotidiano.

Gateway de Pagamentos

Gateway de pagamento é um serviço destinado a empresas de grande porte, lojas virtuais e sistemas SaaS. No dispositivo, uma operadora financeira é responsável por autorizar pagamentos de transações online em websites de empresas ou pessoas físicas.

Principais desafios e gargalos do desenvolvimento mobile

Principais desafios e gargalos do desenvolvimento mobile
conheça os principais desafios do desenvolvimento mobile | Imagem: Pexels

 

Em paralelo com as tendências, o desenvolvimento mobile também conta com diversos desafios e gargalos, como já comentamos mais acima. Dentre eles, temos:

Múltiplos sistemas operacionais e plataformas

Cada sistema operacional exige diferentes linguagens de programação, assim como permissões e recursos distintos. Para o app funcionar, é preciso dar conta e se adaptar às demandas Android e iOS independente do dispositivo ou plataforma do usuário.

Mão de obra especializada

Ter uma equipe de profissionais qualificados é outro grande desafio do desenvolvimento mobile, tanto por esses profissionais serem escassos quanto pela complexidade do processo exigir conhecimentos avançados em áreas específicas e experiência.

Manutenção e suporte 

Por fim, o trabalho do desenvolvedor mobile não acaba quando o app é finalizado. Ainda é preciso cuidar da atualização e manutenção do software para manter o aplicativo funcionando corretamente, corrigindo erros, fazendo ajustes e upgrades, e reduzindo os riscos e impactos negativos.

Como migrar seu software desktop para mobile

Como migrar seu software desktop para mobile
Saiba como migrar seu software desktop para desenvolvimento mobile| Imagem: Pexels

 

Agora você já conhece a relevância e a complexidade que o desenvolvimento móvel carrega consigo. Mas como, então, levar mobilidade para os seus softwares?

Se esta é a pergunta que está na sua mente e o investimento de tempo e dinheiro para tirar o mobile do papel te preocupa, saiba que existem alternativas. Pensando em desenvolver um app do zero para o seu software? Então, você precisa saber quanto custa desenvolver um aplicativo (em tempo, dinheiro e paciência)!

E também, tem que entender que a forma mais prática de migrar seu software desktop para mobile é apostando em aplicações prontas e terceirizadas, desenvolvidas por empresas especializadas e com infraestruturas que vão se adaptar aos seus sistemas.

Aqui na TecnoSpeed, por exemplo, temos o PlugMobile, uma suíte de aplicativos com diversas soluções que vão levar o mobile para seus softwares com toda a qualidade e confiança que você e seu cliente precisam. Assim você conquista seu app com muito mais economia e em muito menos tempo! Partiu ser mobile?

2 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.