Se a sua Software House atende contribuintes de Nota Fiscal Eletrônica no estado do Ceará, leia esse artigo!
No dia 08 de outubro de 2021, a SEFAZ-CE emitiu um comunicado a todos os contribuintes obrigados à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), informando que a partir de 10 de Janeiro de 2022, as NF-e passarão a ser autorizadas por meio da SEFAZ Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS).
Devido a mudança no ambiente de autorização dos documentos fiscais eletrônicos modelo 55 no Ceará, os contribuintes obrigados à emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) devem fazer a adaptação no sistema emissor. A SEFAZ lembra que o ambiente antigo de autorização será desativado, em Janeiro de 2022, e não poderá mais ser utilizado.
A SEFAZ-CE orienta que as empresas que utilizam o emissor gratuito do Sebrae precisam atualizar a versão de seu sistema emissor, através do download da nova versão do aplicativo, só não se esqueçam de realizar o backup das notas já emitidas.
Abaixo listamos os ambientes disponibilizados pela SEFAZ-CE. Fique atento e atualize seu software!
Quais são os URL dos Web Services da fase de Homologação?
Para fazer uso do serviço de homologação da NF-e, as empresas que utilizam sistema próprio de emissão devem alterar em seus sistemas os endereços de internet (URL dos Web Services). Dessa forma, a aplicação emissora se comunicará com o ambiente de homologação da SVRS, conforme a tabela abaixo:
Fonte: Portal Fe Homologação
Quais são os URL dos Web Services de Contingência disponíveis?
O novo ambiente de contingência disponível, que deverá ser alterado para os seguintes web services:
Fonte: Portal NFe Homlogação
Web Services de Produção para autorização da NF-e
O ambiente de produção de autorização da NF-e, por meio da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul – SVRS, estará disponível para os contribuintes do Estado do Ceará a partir das 9 horas do dia 10/01/2022, e os endereços a serem alterados a partir desta data, são os seguintes:
Fonte: Portal NFe
Web Services de Contingência (Produção)
Para o novo ambiente de contingência, quando em produção, deverão ser utilizados os seguintes web services:
Fonte: Portal NFe
Para o cliente TecnoSpeed, o que muda?
Para os nossos clientes, principalmente do estado do Ceará, informamos que já foram atualizados os web services de homologação e contingência, logo os testes já podem ser realizados. Os ambientes de produção, estarão atualizados e disponíveis a partir de 10 de janeiro de 2022, quando iniciam sua validade.
Solução TecnoSpeed
A NFe TecnoSpeed é uma solução pronta para ser integrada ao seu software e realizar todas as etapas da emissão da NF-e apenas com uma integração rápida. Com ela você tem acesso a um sistema sempre atualizado, ganha tempo e segurança na hora de emitir notas fiscais e pode se preocupar com o que realmente importa: o crescimento do seu negócio!
E se você quiser saber mais sobre esse assunto, tirar outras dúvidas com relação aos documentos fiscais eletrônicos e trocar informações com quem entende do assunto, conheça e se conecte à nossa comunidade.