Nota Técnica 2020.007 da NFe: Evento Ator Interessado na NFe – Transportador

Confira as novidades da Nota Técnica 2020.007 da Nota Fiscal Eletrônica, e prepare seu software o quanto antes!


Foi publicada, no final do mês de Setembro, a Nota Técnica 2020.007 versão 1.00 no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. As novidades desta NT impactam somente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55.

Neste importante momento de restrições aos métodos de consulta de NFe sem certificado, a Nota Técnica 2020.007 oferece uma ferramenta importante para facilitar o acesso dos transportadores aos dados da NFe.

Confira as novidades e atualize seu software!

O que mudou na Nota Técnica 2020.007 da NFe?

A Nota Técnica 2020.007 institui um novo evento na Nota Fiscal Eletrônica: o evento “Ator Interessado na NF-e – Transportador”, bem como todo o aparato técnico para comportá-lo, como novas tags, validações e rejeições.

Na própria NT 2020.007, o texto de resumo está bem claro e apresenta a justificativa da criação deste evento. Confira:


Um dos grandes desafios do projeto Nota Fiscal Eletrônica é prover para os atores envolvidos nos processos da NF-e informações de seu interesse de forma eficiente e confiável.

No momento da emissão da NF-e, muitas vezes o emitente ainda não definiu o Transportador que ficará responsável pela entrega da mercadoria, impedindo, portanto, que essa informação conste em campo específico da NF-e (tag: CNPJ/CPF, id: X04/X05), ou mesmo no grupo de pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e (tag: autXML, Id: GA01). Em vários outros casos, o responsável pelo transporte é o destinatário e, nesses casos, o Emitente não tem condições de informar o Transportador no XML da NF-e.

O objetivo desta Nota Técnica é permitir que o Emitente informe a identificação do Transportador a qualquer momento, como uma das pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e.

No caso em que o transporte não é de responsabilidade do Emitente, o Destinatário poderá gerar o evento, com o mesmo objetivo de autorizar que o Transportador fique autorizado a acessar o XML da NF-e.

Nos casos de Redespacho ou Subcontratação, definido o transportador contratado, este poderá também autorizar outro transportador participante da mesma operação de transporte a acessar o XML da NF-e.

O Transportador precisa dos dados da NF-e para instrumentalizar seus processos de transporte e, a partir da geração deste evento, possibilita o transportador em buscar o XML da NF-e no Ambiente Nacional, por meio do “Web Service de Distribuição de DF-e de Interesse dos Atores da NF-e”,
conforme documentado na NT 2014.002.


Parecer Técnico da Nota Técnica 2020.007 da NFe

Nessa NT fica instituído o novo evento da NF-e no qual é possível adicionar o Transportador (tag: CNPJ/CPF, id: X04/X05) ou Pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e (tag: autXML, Id: GA01) após a autorização do mesmo.

A NT tem como objetivo permitir que o emitente informe a identificação do transportador a qualquer momento como também as pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e. 

Em casos quando Emitente não possui responsabilidade pelo transporte, o Destinatário poderá gerar o evento com o mesmo objetivo. 

Também em casos de Redespacho ou Subcontratação pode-se definir se o transportador contratado possui autorização para adicionar outros transportadores participarem da mesma ação.

O Transportador precisa dos dados da NF-e para que consiga instrumentalizar seus processo de transporte e a partir da geração desse evento possibilita o transportador buscar o XML da NF-e no Ambiente Nacional por meio do  “Web Service de Distribuição de DF-e de Interesse dos Atores da NF-e”.

O Web Service de Registro de Evento possui uma interface genérica, complementada por uma área específica para cada tipo de evento.

O Código do Evento é 110150 e sua descrição é “Ator interessado na NF-e

Novos Campos

Temos a adição de 2 campos, sendo eles: 

  • tpAutorizacao
    • 0 Não permite;
    • 1 Permite o transportador autorizado pelo emitente ou destinatário autorizar outros transportadores para ter acesso ao download da NF-e.
  • xCondUso
    • Condição de uso do tipo de autorização para o transportador: O emitente ou destinatário da NF-e, declara que permite o transportador declarado no campo CNPJ/CPF deste evento a autorizar os transportadores subcontratados ou redespachados a terem acesso ao download da NF-e.

Esquema de Envio do Evento

Com a implementação desse evento, podemos agora ter as seguintes rejeições :

  • 371 – CNPJ/CPF Autorizado não é emitente de CT-e 
  • 421 – Informado o CNPJ/CPF do Emitente
  • 422 –  Informado o CNPJ/CPF do Destinatário
  • 423 –  CNPJ/CPF já está autorizado a acessar o XML da NF-e
  • 448 – CNPJ/CPF Autor não é emitente de CT-e
  • 449 –  Modalidade de Frete não é por conta do Destinatário
  • 827 – Obrigatório informar o tipo de autorização 
  • 828 – Não permitido informar o campo tipo de autorização 
  • 829 – Condição de uso não informado para o tipo de autorização de uso 
  • 830 – Não permitido preencher o campo Condição de Uso 

Quando as alterações da NT 2020.007 v.1.00a serão implantadas? 

Os prazos de implantação das alterações da Nota Técnica 2020.007 v.1.00a são:

  • Ambiente de homologação: 01/02/2021
  • Ambiente de produção: 05/04/2021

Facilite a implementação da NFe no seu software

Com as constantes atualizações fiscais, é trabalhoso manter seu software atualizado. Nós podemos ajudá-lo a gastar menos tempo com documentos fiscais eletrônicos, com nossas DLLs, APIs, Consultoria Técnica e Tributária!

Com a parceria da TecnoSpeed, você pode focar seu tempo e esforço nos requisitos mais importantes do seu projeto.

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.