Retrospectiva 2020, o ano que não foi?

Veja a retrospectiva da TecnoSpeed em 2020
Tempo de Leitura: 5 minutos

Como foi 2020 na sua software houses? Convidamos o Rodrigo Palhano para compartilhar a retrospectiva 2020 da TecnoSpeed, confira:


Nós, da TecnoSpeed, nos dedicamos diariamente para entregar o melhor serviço para os nossos parceiros. E nesse ano, em 2020, o nosso objetivo diário apresentou diversos desafios que, em mais de uma vez, nos colocou em cenários que não imaginávamos.

Temos certeza que esse contexto não aconteceu somente aqui, e como comunidade, sentimos de forma coletiva os desafios que nossos parceiros passaram durante esse ano. E é justamente por isso, que decidimos compartilhar a visão da TecnoSpeed sobre o já famoso, 2020.

Para narrar esse momento, convidamos o Rodrigo Palhano – Diretor de Estratégia da TecnoSpeed. Caso você identifique alguma situação similar vivida na sua software house, fique tranquilo, não é coincidência. Boa leitura:

Aprenda sobre o trabalho home office, participe do programa Software House de Sucesso

O ano que não foi?

Quando estávamos fazendo o planejamento estratégico no final de 2019, nem de longe sonhávamos que aquele vírus que começava a assustar na China, tomaria proporções pandêmicas que vivenciamos. 

Acredito que planejamento estratégico nenhum tenha contado com isso em sua análise de riscos. Tínhamos estabelecidos metas audaciosas, prevíamos crescer acima da média de 20% que vínhamos mantendo nos últimos 5 anos. Mas veio janeiro, depois fevereiro e a pandemia com eles.

A primeira grande preocupação foi com nossos colaboradores. Como prover um ambiente seguro para que eles continuassem produzindo com qualidade e como passar tranquilidade em um ambiente tão incerto? As demissões aconteciam em grandes quantidades e em todos os setores, o nosso setor de TI não foi exceção. 

Fizemos reuniões extraordinárias de conselho e optamos por abraçar o modelo home-office, que garantiria maior segurança no trabalho e também nos comprometemos a não demitir ninguém por conta da pandemia até a metade do ano, pelo menos.

Imagem que mostra o escritório da TecnoSpeed vazio.

Em Março de 2020 vimos a sede da TecnoSpeed ficar vazia.

Mas virar da noite pro dia de um modelo de trabalho presencial para 100% home-office, foi um grande desafio. O fato de já termos experiência com esta modalidade de trabalho sem dúvida ajudou, em 2015 ganhamos um prêmio por conta destas práticas. De todo modo, trabalhar com desenvolvedores remotamente é uma coisa, são profissionais que já estão acostumados com autonomia e com comunicação remota. Agora trabalhar remotamente com todos os demais setores da empresa? Já é outra completamente diferente.

Imagem mostrando a reunião virtual da TecnoSpeed

Mesmo em casa, celebramos grandes vitórias. Estamos entre as campeãs no GPTW Latin Americana!

Outro fator que impactou bastante nosso trabalho, foi ver alguns de nossos clientes não resistirem à crise e, infelizmente, vir a fechar suas portas. Isso afetou o nosso moral e o de nossos colaboradores, afinal de contas, até onde vai essa loucura toda? Muitos clientes e parceiros com dificuldades de cumprir com obrigações financeiras, enfrentando os mesmo problemas que nós aqui na Tecnospeed enfrentávamos, nós entendíamos, “empatizávamos”. 

Confira aqui os principais conteúdos da 13ª edição da Revista TecnoUpdateNeste momento, buscamos nos aproximar de nossos clientes para tentar entender suas necessidades, e poder ajudar a superar este momento. Criamos produtos, como no caso do cardápio digital na unidade WiFire, que foi integrado a softwares de PDV de alguns de nossos clientes, o que os permitiu entregar inovação em tempo recorde: o produto ficou pronto em apenas 2 meses.

Eu, particularmente, escrevi uma série de artigos, “legados do coronavírus” em uma tentativa de entender e também chamar a atenção para mudanças e oportunidades que surgiam nessa crise.

O Tecnoupdate também foi uma decisão muito difícil, fazer ou não fazer? Se optássemos por não realizar, certamente nossos clientes entenderiam as circunstâncias, mas depois de 10 anos consecutivos realizando, sem interrupções, era algo muito difícil de se aceitar.

Duas pessoas em call, um está em casa e o outro está no palco do evento.

TecnoUpdate 2020 foi totalmente online, a primeira edição do evento que acontece nesse formato.

Improvisamos sim, mas o resultado foi muito satisfatório, aprendemos a realizar um evento digital e que também foi um grande aprendizado. O resultado é que os próximos Tecnoupdates não serão mais os mesmos, serão muito mais inclusivos, com um modelo híbrido, digital e físico, dando oportunidades para muitas mais pessoas poderem participar. Sem dúvida um ganho!

Chegando ao final do ano, surpreendentemente, a Tecnospeed conseguiu superar a maioria de suas metas. Depois do meio do ano, a procura por soluções dentro do digital retomou a patamares até maiores do que os vistos em 2019. A nossa equipe nunca trabalhou tanto, nunca foi tão produtiva, mesmo estando em casa. Superamos nossas metas, a empresa cresceu mais do que o previsto no planejamento sem pandemia, e essa superação, a base de talento e de pessoas comprometidas com a causa de ajudar o desenvolvedor a fazer mais software com menos esforço, realmente nos enche de orgulho. 

Estamos prontos para 2021

Equipe da Tecnospeed em cima do palco do TecnoUpdate, são 8 pessoas.

O que esperamos de 2020? Atingir nossos objetivos! E claro, reunir toda equipe para uma foto cheia de pessoas.

E para 2021? Pelo menos no primeiro semestre, ainda estaremos enfrentando os desafios impostos pela pandemia. O cenário político, em busca das reformas, e econômico, com a inflação pressionando as taxas de juros, deve estar no radar também. 

Além disso, estaremos vivendo um mundo novo, com novos costumes, um novo senso do que é possível, clientes com uma nova postura diante do digital, isso tudo não volta. 

Aqui na Tecnospeed,  certamente teremos uma nova relação com o espaço físico. Como o de nosso escritório, por exemplo, que deverá inclusive tomar uma nova função, mais ‘coworking’ do que espaços privativos. Esse desapego do físico vai nos permitir romper com paradigmas geográficos e contratar talentos de todo o Brasil,  integrá-los de forma mais homogênea com o restante da equipe. Esse é um ganho fantástico, especialmente em tempos de escassez de mão-de-obra. 

Talvez o maior desafio nesse novo cenário seja manter a cultura da empresa e o espírito de equipe, manter vivos nossos valores de proatividade, colaboração, conhecimento e confiança à distância. Sem dúvida, a maior lição que fica, é a de que realmente vale muito a pena colocar as pessoas em primeiro lugar! Em momentos de crise, como os que enfrentamos neste ano, são as pessoas as responsáveis por manter o barco flutuando, navegando na direção de nossa visão mesmo em meio a tempestade, o investimento certamente se paga. 

Evidentemente 2020 pode ser visto como o ano que não foi,  de expectativas frustradas. Mas examinando um pouco melhor, acho que, talvez, tenha sido um ano necessário! Um freio de arrumação, uma coleção de lições, de aprendizados que talvez nos coloquem em novos rumos e quem sabe até caminhos melhores. Nós, aqui na Tecnospeed, certamente aprendemos muito com esse ano complicado.

Adeus 2020, obrigado pelas lições e que venha 2021.
Contem sempre conosco!
Sucesso a todos nós!

Rodrigo Palhano
Diretor de Estratégias – Grupo Tecnospeed.

 

E na sua software house, quais foram os desafios enfrentados por você e a sua equipe? Deixe aqui no comentário.


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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