Legado do Coronavírus: efeitos para além da tecnologia

Você sabe quais são os legados do coronavírus irá deixar? Veja como será.
Tempo de Leitura: 4 minutos

O coronavírus mudou radicalmente a realidade mundial em 2020. Além da tecnologia, diversos âmbitos foram profundamente alterados. Rodrigo Palhano trouxe no TecnoUpdate alguns insights diferenciados sobre o legado do coronavírus. Confira.


Pouquíssimas pessoas conseguiriam prever um cenário de mudanças tão radicais quanto as impostas pelo coronavírus. Alguns podem até considerá-lo um “cisne negro”, um evento completamente diferente do que se podia imaginar.

Rodrigo Palhano, palestrante do TecnoUpdate 2020, compara o cenário com o 11 de setembro, em que não se conseguia prever algo assim e em que a economia foi profundamente modificada. Apenas Bill Gates conseguiu enxergar em algum nível essa pandemia, colocando como o aumento da população e da circulação de pessoas como condição propícia para a propagação de vírus passíveis de causar danos ainda maiores do que foi o da ebola.

Mesmo com uma previsão assim, não nos preparamos e, em termos sanitários e econômicos, ainda não estávamos prontos para lidar com uma pandemia.

Crises como essa, inclusive sanitárias, se mostram cíclicas. Com a volumosa população mundial em circulação, novos vírus como esse têm o arranjo propício para surgirem. Veja os insights que geramos dessa discussão dentro do evento: 

Digitalização interna das empresas: Legados do Coronavírus | Lançamento Revista TecnoSpeed

Três circunstâncias ocasionadas pelo vírus

O coronavírus impactou a forma de interação mundial, ocasionando mudanças desde os aspectos mais corriqueiros da vida em sociedade:

Novo medo

Com a propensão a novos vírus, as pessoas podem ter medo de coisas que antes eram triviais, como medo de elevadores, de contato com pessoas sem máscara, além do receio de contaminação em geral. Isso afeta as empresas, os profissionais e o cotidiano como um todo, exigindo modificações no comportamento da sociedade.

Mundo mais digital

As pessoas foram obrigadas a adotar a tecnologia numa velocidade muito mais rápida, seja para se comunicar, contratar serviços ou pedir produtos online. A tecnologia se tornou um refúgio para as atividades básicas e, no pós-pandemia, a tecnologia não perderá a importância que adquiriu.

Nova relação com o tempo e o espaço

O espaço físico, sobretudo no mundo empresarial, perde um pouco de força ou relevância. Isso porque surgem diversas situações em que as pessoas não precisam mais estar fisicamente presentes para desenvolver as atividades. Assim, o espaço digital ganha importância em detrimento do espaço físico.  

Os quatro legados do coronavírus para o mundo empresarial

Para o mundo empresarial, inclusive para o tecnológico e para a TecnoSpeed, o legado do coronavírus foi basicamente quatro mudanças:

Novo RH

Confira aqui os principais conteúdos da 13ª edição da Revista TecnoUpdateA redução da importância do espaço físico possibilita que pessoas capacitadas em locais sem oportunidades, não precisem se deslocar para conseguir trabalhar em locais com maior demanda por sua área de especialização.

Por isso, o RH precisa ser reformulado. É preciso estudar como o RH pode agregar esses profissionais qualificados nas mais diversas áreas, como colaborar com os profissionais em home office, e como capacitar essas pessoas.

Além de contratar remotamente, também é preciso fazer a manutenção dessa mão de obra. Se há mais gente contratando, pessoas do mundo inteiro estão disputando os profissionais de sua empresa, e é preciso repensar em como lidar com essa demanda e com a rotatividade de colaboradores.

Novos Processos Internos nas empresas

Como trabalhar com as pessoas que estão dentro e fora do escritório? Como acolher os funcionários que não estão fisicamente na empresa? Os processos internos das empresas precisam levar todos esses aspectos em consideração. Remote first, não só as empresas de tecnologia, mas todas as outras vão ter que se adaptar melhor ao trabalho remoto. Por isso, uma opção é fazer o remote first, garantindo o contato e integração dos colaboradores em regime de home office.

Digitalização interna das empresas

Esse era um processo que já acontecia antes, mas que se acelerou durante a pandemia. Os processos internos e diversos documentos e procedimentos das empresas têm se tornado digitais. Por isso, a democratização do trabalho em determinadas áreas para quem é leigo em tecnologia se torna muito difícil.

Novas Oportunidades

A pandemia quebrou em diversas empresas a barreira da dúvida sobre a efetividade do home office. O maior uso da tecnologia e o aumento do número de pessoas em home office exige que se enxergue novas oportunidades na economia para uma sociedade mais digital.

O que a TecnoSpeed aprendeu com o coronavírus 

Novas ferramentas de comunicação

Ferramentas assíncronas quebraram os hábitos da empresa, com menos ligações e com maiores possibilidades. A não-interrupção ajuda na produtividade, pois é possível seguir determinada linha de raciocínio. As perguntas da comunicação interna são melhor elaboradas e as respostas mais pensadas.

Liderança em Home Office

A TecnoSpeed já trabalhava com muitos funcionários em Home Office, mas quebrou-se a ideia de que determinados cargos, como a diretoria, não funcionariam bem em home office. Na verdade, a produtividade da TecnoSpeed aumentou.

Menor necessidade de espaço físico

Menos pessoas, menos espaço. O layout da nova sede da TecnoSpeed será diferente porque o propósito do escritório será diferente. Maior dinamismo, comunicação e fomento da cultura serão necessários.

Economia com deslocamento

Tanto para o escritório, quanto para clientes, a menor demanda de encontros físicos causa uma grande economia. Tendo sido obrigados a conhecer o trabalho remoto, boa parte desse público deve  continuar no meio virtual depois do fim da pandemia.

Manter a cultura da empresa

Esse é um grande desafio que requer a reestruturação dos processos da empresa. A cultura da empresa é fundamental, por isso o desafio é tão grande. 

Reuniões mais produtivas

Você consegue reunir as pessoas sem burocracias, sem deslocamento. As pessoas parecem se preparar melhor para as reuniões remotas. Como o home office requer produtividade e muitas pessoas querem continuar em casa, elas foram mais produtivas.

Como aumentar a tal da produtividade?

Menor uso do telefone

Uso de outros aplicativos e outras ferramentas digitais.

Manter a saúde mental

Esse é outro desafio. A pandemia já é um desafio, mas trabalhar em casa também pode impor outros como:

  • Lidar com a solidão
  • Interrupção do trabalho com a família em casa
  • Sentimento de não-integração à equipe

Ainda não se sabe as consequências disso, por isso o papel do RH é fundamental para amenizar esses efeitos.

Esses foram alguns dos temas tratados no TecnoSpeed sobre o legado do coronavírus. Quer saber mais e se manter atualizado sobre o mundo da tecnologia? Cadastre-se na nossa Newsletter e não perca mais nenhuma notícia.


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo