Já ouviu falar no sistema de transferência TEF? Nesse artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre ele.
É difícil achar algum estabelecimento que ainda não aceita cartões de crédito e débito – ainda bem. Os negócios do varejo precisam estar de olho nas principais tendências de meios de pagamentos e como elas podem tornar suas rotinas mais fáceis.
A TEF é um tipo de transferência que tem ficado cada vez mais popular em vários tipos de empresas, desde pequenas lojas até grandes supermercados. Mas por que será que ela chama tanta atenção?
Nesse post vamos explicar como essa tecnologia funciona, para que ela serve e quais são as vantagens de se apostar nesse modelo. Para conferir tudo isso é só continuar a leitura!
O que é TEF?
TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos e ele é um sistema que possibilita a integração da maquininha de cartão ao sistema de uma loja, comércio ou empresa. Também estabelece a comunicação entre a empresa e a operadora do cartão.
Para que serve o TEF?
A TEF serve, basicamente, para desempenhar duas funções: a integração da maquininha de cartão com o software de gestão da loja, e a comunicação desse software com a operadora do cartão.
Isso diminui a possibilidade de erros humanos e deixa todas as informações centralizadas em um só lugar. Essa padronização e centralização dos dados facilita inúmeros processos, como por exemplo a conciliação bancária.
TEF no supermercado
Quando vamos ao supermercado, o valor da compra aparece na maquininha sem que a pessoa do caixa digite nada, não é mesmo? Essa facilidade é dada graças à TEF, que faz essa interligação.
O fluxo de passar as mercadorias nos caixas precisa ser rápido para não formar filas enormes – e também porque ninguém tem muito tempo a perder. Nesse sentido, a TEF é essencial, porque todo o processo é automatizado e a pessoa que está no caixa só precisa se preocupar em passar os produtos no leitor de código de barras e selecionar a forma de pagamento.
Tipos de TEF
Vamos conferir quais são os tipos de TEF e o que eles têm de diferente?
TEF discada
Quem lembra de internet discada? É mais ou menos isso que acontece com esse tipo de TEF, que é feita através de uma linha telefônica.
Como você já deve imaginar, a comunicação demora um pouco, então ela é indicada somente para pequenos negócios que não têm um fluxo de vendas muito frequente e alto.
TEF dedicada
É a conexão feita via VPN, uma linha especial que fica conectada a todo momento. A transação pode ser concluída de forma muito rápida, em no máximo 5 segundos.
Os negócios que precisam de mais agilidade, como supermercados e postos de combustível, se beneficiam muito da TEF dedicada.
TEF IP
Nesse caso, a comunicação por VPN também é utilizada, a diferença aqui é que a comunicação entre a loja e a operadora de cartão é feita através de protocolo IP, o que significa que os dados são transmitidos pela internet.
Isso torna tudo ainda mais rápido que a TEF dedicada, sendo a opção perfeita para negócios que funcionam com muita agilidade.
Por que usar o sistema de TEF?
Já demos algumas pistas dos benefícios em usar o sistema, mas vamos nos aprofundar nisso para mostrar como pode ser interessante apostar nessa estratégia.
A TEF torna o pagamento por cartão mais fácil, o que é muito atrativo aos seus clientes. Hoje em dia, não oferecer cartão de crédito e débito como meio de pagamento é algo muito arriscado. Mais do que isso, todas as inovações nesse sentido precisam ser implementadas para o seu negócio não ficar para trás.
Com a TEF, as compras também se tornam mais seguras. Sabe aquele receio que os clientes geralmente têm de que alguém possa ver seus dados e sua senha? Isso fica mais difícil com um sistema de TEF.
O combate a fraudes e golpes também é outro ponto alto da TEF. Como o sistema é praticamente blindado a erros ou ações mal intencionadas, o cliente se sente mais seguro e confortável, mesmo se o pagamento for feito por aproximação.
Outro ponto super positivo é a padronização e a sistematização de todos os dados, que ficam registrados no ERP ou em qualquer outro sistema de gestão. Como a TEF é algo típico do varejo, que costuma ter um volume alto de vendas, a organização é palavra de ordem. Tudo que serve para ajudar nessa organização costuma ser bem-vindo!
Adotar um sistema de TEF para pequenos e médios negócios pode ser um investimento alto, mas todos esses benefícios devem ser considerados na hora de tomar essa decisão, porque pode ser que o valor investido acabe compensando.
Como a TEF ajuda em diversos pontos, principalmente no fluxo de caixa e na conciliação bancária, a gestão dos tributos também acaba ficando mais fácil e assertiva.
Se você deseja ficar por dentro de assuntos desse universo, siga a nossa playlist do Café com o Contador, uma série de vídeos sobre temas do universo contábil. Temos certeza que vai te ajudar!
Fintech TecnoSpeed
Agora o nosso recado é para os devs e Software Houses que estão sempre aqui com a gente: você já conhece os serviços da Fintech?
Desenvolvemos soluções financeiras para tornar seu software ainda mais essencial para o seu cliente, que pode consultar crédito, emitir boletos, fazer e receber pagamentos, tudo isso sem sair do seu ERP. Demais, né?
Agora que você já sabe tudo sobre a TEF, chegou a hora de se aprofundar um pouco mais em outras formas de pagamento que seus clientes podem precisar. Ficar por dentro das principais tendências, como você já sabe, é importantíssimo para não ficar para trás e dar espaço à concorrência.
Vem ver as novidades que existem quando o assunto é meios de pagamento!