Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe como fazer a divulgação de seus produtos? Neste post te mostramos como e onde fazer isso, além de te dar exemplos práticos e didáticos!


Todo negócio ou empreendedor tem algo para vender, seja um produto, infoproduto ou um serviço de qualquer natureza. Pensando nisso, é essencial adotar estratégias de divulgação de produtos para fazê-los chegar até o seu cliente final.

Mas, você sabe como fazer isso? Principalmente no caso das Software Houses, que trabalham com soluções estruturalmente mais complexas que um produto palpável e cotidiano, o marketing é um grande desafio.

No entanto, isso não precisa continuar assim! Neste post, nós vamos te explicar como e onde você pode fazer a divulgação dos seus produtos, com exemplos práticos e muitas dicas para alavancar suas vendas, vem com a gente!

Como fazer divulgação de produtos?

Uma das maiores máximas do marketing é “quem não é visto, não é lembrado” e é exatamente este o princípio que faz a divulgação ser uma etapa tão essencial quanto o desenvolvimento do seu produto ou soluções em si.

Se você não sabe ainda exatamente como fazer isso, o primeiro passo é buscar entender e definir quem é o seu público e os seus objetivos. É claro que a sua solução de software pode ajudar muita gente e negócios de vários segmentos, mas a mensagem que é atrativa para alguém do segmento de construção civil dificilmente funcionará da mesma maneira para alguém da moda, entende?

É por isso que toda estratégia de divulgação precisa de um público, assim é possível tomar decisões e adotar medidas direcionadas e muito mais assertivas. E quanto aos objetivos, vale a mesma coisa: algumas estratégias podem ter o objetivo de aumentar o volume de vendas em um curto período de tempo, outras serem pensadas para despertar o interesse e apresentar uma necessidade ainda não vista pelo cliente… enfim, defina a sua intenção.

Com essas duas informações, você será capaz de pensar com mais propriedade os locais e ferramentas de divulgação que mais fazem sentido, bem como os demais detalhes dessa estratégia de marketing.

Onde divulgar o seu produto?

Entenda onde divulgar seu produto!
A divulgação de produto deve ser feita com originalidade. | Imagem: Unsplash.

Quando o assunto é onde realizar a divulgação, não existem limites e quanto mais lugares e formatos de divulgação você adotar, melhor. Mas, como tudo, todo lugar, plataforma ou ferramenta que você estiver pensando em usar deve ter um propósito.

Ou seja, não adianta adotar alguma estratégia só porque todo mundo está adotando ou começar a divulgar a sua marca em uma plataforma e não encarar isso com disciplina e dedicação, pois sem constância e qualidade os resultados não vão vir.

Com isso em mente, tudo é válido: divulgações online multiplataforma (site, blog, YouTube, redes sociais, newsletter, marketing de influência), inserções na mídia e imprensa (revistas, portais, jornais, programas de TV, rádio), eventos relacionados ao segmento do seu público (stands, ações, palestras, patrocínios), mídias offline (materiais gráficos relevantes, merch e brindes) e por aí vai!

Exemplo de divulgação para Software Houses

Trouxemos alguns exemplos de canais de divulgação que utilizamos com as nossas soluções para você entender essas estratégias, na prática, e apostar por aí também:

Marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo é quase que essencial para um produto de tecnologia. Isso porque muitas vezes temos que demonstrar aos nossos clientes que determinada necessidade existe e que nossos produtos podem solucioná-la.

Além disso, com o conteúdo você consegue demonstrar autoridade, conquistar a confiança do seu cliente antes mesmo de fechar negócio com ele e atingir leads inesperados, através de uma estratégia de funil de vendas. Olha só estes posts que foram elaborados para divulgar a nossa API de Boletos:

Dentro desse tipo de estratégia, é possível trabalhar com várias plataformas e formatos: como o blog que citamos como exemplo, mas também newsletters e as redes sociais. Tudo depende do público que você deseja alcançar, dos recursos que você possui e de como você prefere abordar seus clientes.

Try-outs e demonstrações

Na mesma linha de converter leads e clientes por meio da criação de uma necessidade e da educação, uma ótima forma de divulgar e vender seus softwares é deixando seus clientes vê-los funcionar na prática.

Períodos ou versões de try-out (teste), ou ainda, vídeos ou apresentações de demonstração podem ser bastante didáticos e incisivos para o convencimento e decisão de compra de seus clientes.

Um exemplo é este vídeo de apresentação técnica que criamos para a nossa API Pix:

Vídeos

Se tem um formato que está em alta nos últimos tempos e que parece que veio para ficar esse formato é o vídeo. Didático e muito atrativo, esse com certeza é um meio de divulgação que precisa ser considerado pela sua Software House.

De certa forma, você pode conectar às duas sugestões anteriores com o formato audiovisual, pois é possível trabalhar com vídeos de conteúdo, demonstrativos e também com foco em venda. 

Uma ideia interessante nesse sentido são as lives, pois permitem a interação direta com o público e a solução de dúvidas em tempo real. Mas os conteúdos planejados previamente e gravados também podem ser um caminho muito eficaz para os clientes chegarem até você.

Aqui na TecnoSpeed, nós temos um canal no YouTube atualizado regularmente, mas de exemplo trouxemos dois vídeos recentes que fizemos para divulgar nossa API de Consulta de Crédito:

Quais os tipos de consulta Serasa? Fintech

Landing pages

Por fim, outra estratégia de divulgação simples e eficiente para você adotar são as landing pages. Elas centralizam as informações do seu produto e servem como porta de entrada para o seu cliente saber mais sobre ele e entrar em contato para solicitar um orçamento, teste ou esclarecimento.

Além disso, possuir uma página específica para cada uma das suas soluções te ajuda na hora de criar anúncios online para ranqueamento e conversão via mecanismos de busca, a passar confiança e autoridade, agilizar o atendimento disponibilizando informações importantes para o cliente e deixando gatilhos de compra, além de ser um excelente link para você divulgar em suas outras estratégias de divulgação.

Talvez você já tenha cruzado com uma landing page da TecnoSpeed, mas como exemplo trouxemos a da nossa API de Pagamentos, que tem informações escaneáveis e visuais, além de todo o caminho para a conversão e venda. 

Além dessas estratégias, ainda existem diversas possibilidades para você atrair clientes e fechar muito mais negócios. Quer mais alguns exemplos? Estratégias de lançamento e pré-venda, anúncios e tráfego pago, depoimentos de usuários e até mesmo o contato ativo do vendedor podem fazer a diferença!

E se durante essa leitura você acabou se interessando por algumas das soluções que citamos como exemplo, precisamos te convidar a saber mais sobre elas:

Conheça a Solução NF-e da TecnoSpeed

Até porque, com um produto completo e de qualidade, fica ainda mais fácil ter sucesso nas vendas e os produtos TecnoSpeed têm exatamente esse objetivo de facilitar a sua vida e levar suas soluções ainda mais longe!

Summary
Como fazer divulgação de produtos?
Article Name
Como fazer divulgação de produtos?
Description
Uma das maiores máximas do marketing é “quem não é visto, não é lembrado” e é exatamente este o princípio que faz a divulgação ser uma etapa tão essencial quanto o desenvolvimento do seu produto ou soluções em si. Se você não sabe ainda exatamente como fazer isso, o primeiro passo é buscar entender e definir quem é o seu público e os seus objetivos. É claro que a sua solução de software pode ajudar muita gente e negócios de vários segmentos, mas a mensagem que é atrativa para alguém do segmento de construção civil dificilmente funcionará da mesma maneira para alguém da moda, entende?
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.