Trabalho home office e coronavírus: os desafios para a gestão das empresas

Saiba como a sua equipe de desenvolvedores pode fazer o home office sem afetar muito o desempenho do trabalho e como você pode gerenciar a sua empresa a distância.


Estamos passando por um momento de transformações. Os profissionais precisam ficar em isolamento, algumas empresas já começaram a trabalhar home office e os líderes estão diminuindo a quantidade de pessoas nos escritórios para poder enfrentar o surto do coronavírus

O grande problema é que, até então, grande parte da população não trabalhava em casa e, por conta disso, as empresas ainda não sabem como essa cultura funciona e nem como devem realizar o trabalho e a gestão da empresa a distância.   

No artigo de hoje veremos opções de como fazer home office sem afetar muito o desempenho do trabalho e se é possível (ou não) gerenciar os negócios nessa fase de coronavírus

Também esclarecer se existe uma ferramenta dashboard que pode ajudar os profissionais na gestão longe dos escritórios.    

Veja também: O impacto que o plano do governo pode causar na sua empresa e no pagamento de impostos

Trabalho home office: é possível manter o desempenho? 

As software house têm adotado o home office como uma solução para o problema, mas muitas ainda estão enfrentando dificuldades para de se adaptar a esse novo modelo de trabalho. 

Agora que tiveram de abandonar os escritórios, os desenvolvedores precisam redirecionar o foco do trabalho, adaptar a sua rotina e manter a disciplina redobrada. Tudo para conseguirem cumprir com os prazos de entrega e levar produtos e serviços com qualidade até o cliente.

Apesar de desafiador, o trabalho home office pode trazer resultados excelentes se a software house tiver um planejamento. Se o líder da equipe montar um plano, traçar metas e estabelecer prazos, e se os colaboradores vestirem a camisa da empresa, é possível sim manter o desempenho e a qualidade.

Abaixo veja algumas opções de como fazer home office sem afetar muito no desempenho do trabalho. 

6 dicas para fazer home office sem afetar o desempenho do trabalho

  1. Tenha um mindset voltado para o trabalho home office

O trabalho home office é bem diferente de um escritório tradicional.

Quando estão em casa, existem distrações que podem prejudicar o desempenho do desenvolvedor se ele não estiver atento: celular, televisão, videogame, enfim.

Para que o trabalho em casa realmente funcione, todos os membros da equipe precisam estar com o mindset voltado para a cultura home office.

Só assim, com base nesse modelo de trabalho, conseguem montar um planejamento e estruturar uma rotina que se encaixe às necessidades da empresa.

  1. Disponibilize a tecnologia certa para a sua equipe

O trabalho do desenvolvedor de software depende de bons equipamentos.

Sem a tecnologia adequada fica difícil para ele desempenhar as tarefas e entregar produtos com qualidade no tempo previsto. 

O seu time precisa ter à disposição todos os equipamentos necessários, seja para trabalhar dentro de um escritório como em casa.

Por isso, antes de decidir trabalhar home office, certifique que a empresa possui infraestrutura e recursos suficientes para disponibilizar a tecnologia certa aos colaboradores. 

  1. Ofereça suporte e assistência

A sua equipe está trabalhando a distância, então você precisa buscar meios de oferecer suporte e assistência sempre que necessário.

O desenvolvedor precisa contar com a resposta imediata da equipe e do supervisor. Isso para que, se surgir algum problema, possa solucioná-lo o mais rápido possível. 

Oferecer suporte ágil vai fazer com que o membro da equipe mantenha o bom desempenho, reduzindo assim o tempo ocioso.

  1. Certifique que as informações da empresa estão em segurança

O desenvolvedor de software não trabalha sozinho. Geralmente, faz parte de uma equipe responsável por um projeto. 

Como os membros da equipe precisam compartilhar arquivo e documentos, e como existem outros pessoas morando na mesma casa, pode acontecer dos dados serem perdidos ou extraviados.  

Se a sua software house não quer correr o risco de ver as informações “rodando” por aí sem permissão, precisa utilizar ferramentas e software de compartilhamento seguro de arquivos.

Dessa forma fica mais fácil para trocar dados com segurança, mesmo longe da empresa.

  1. Utilize ferramentas de gestão  

Hoje já existem soluções tecnológicas que podem facilitar o trabalho remoto. Aplicativos como o Trello e Monday, por exemplo, são ferramentas interessantes que as software houses podem usar para otimizar ainda mais o trabalho da equipe.

Tanto o Trello como o Monday são ferramentas de gestão de projetos e podem ajudar a empresa na organização e distribuição de tarefas e prazos.

  1. Mantenha a comunicação entre os colaboradores

Além das ferramentas de gestão, a software house também precisa utilizar aplicativos de comunicação para facilitar o diálogo entre a equipe. 

O Skype e o Duo são sistemas que permitem que conversas sejam feitas em áudio e vídeo pela internet. Então os colegas podem manter a comunicação em tempo real, seja por um smartphone ou computador.

Como gerenciar a empresa durante a quarentena

Nessa fase de quarentena muitos líderes podem achar complicado fazer a gestão das empresas a distância.

Afinal, com todos os funcionários trabalhando home office, juntar tudo e verificar se todas as tarefas estão sendo mesmo cumpridas pode ser um desafio.

Se até semanas atrás os gestores eram acostumados ao modelo tradicional de gestão, onde acompanhavam o desempenho do time dentro das dependências da empresa, agora eles precisam sair da caixa para buscar outras alternativas de gerenciamento à distância.

Por sorte, hoje já existem soluções tecnológicas que permitem ao gestor acompanhar os dados da empresa de qualquer lugar. 

Por meio de um dashboard mobile, por exemplo, é possível verificar como está o desempenho dos seus colaboradores, avaliar a entrega das tarefas e até mesmo analisar o cumprimento de prazos. Tudo na palma da mão.

Como consegue avaliar indicadores em tempo real e existe a possibilidade de monitorar os negócios pelo smartphone, esse profissional pode ficar tranquilo para realizar o controle da empresa mesmo que a distância. 

E o mais interessante nisso tudo é que ele pode fazer isso sem colocar a sua saúde e a de seus profissionais em risco. 

PlugDash 

O PlugDash é um dashboard BI mobile criado pela TecnoSpeed para filtrar as informações mais importantes para as empresas.

É uma ferramenta inteligente, prática e fácil de integrar e utilizar. 

Ao integrar o PlugDash no seu ERP, a sua software house consegue acessar gráficos, visualizar números e acompanhar indicadores estratégicos, atualizados em tempo real, para reforçar a tomada de decisão.

A grande vantagem nesse momento de crise é que a solução possibilita que você monitore e gerencie a sua empresa de longe.

E se a sua software house é beneficiada com essa tecnologia, saiba que o seu cliente também pode fazer uso e ser beneficiado pelo PlugDash. 

Se você ficou curioso para saber como a ferramenta funciona, integre já o PlugDash no seu ERP e faça o teste.

Veja como esse dashboard em app pode aumentar a qualidade do seu software e comece agora mesmo a facilitar a sua gestão e a gestão do seu cliente.  

PlugDash: dashboard personalizável, inteligente e dinâmico.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados