Dicas de home office: conheça 4 técnicas que farão a diferença na sua empresa

Está com dificuldade em gerenciar o seu time em tempos de trabalho a distância? Confira nesse post dicas de home office para sua Software House.


Sem dúvida alguma, o mercado mundial está passando por uma situação jamais esperada. Em pouco tempo, muitas pessoas precisaram se isolar dentro de suas casas e os empresários, que nunca tiveram um problema como este, passaram a buscar dicas de home office para que as suas empresas não entrassem em colapso.

Com uma mudança tão repentina, o mercado de tecnologia precisou adaptar as suas formas de trabalho e continuar com o mesmo ritmo de produtividade – ou até com uma demanda maior.

Você, desenvolvedor, já pensou que algum dia teria uma mudança tão rápida? Sim, nós sabemos que esse momento é complexo na vida de todos e que é extremamente importante enfrentar todo esse cenário. .

Para você que trabalha na área de tecnologia ou até mesmo em outros ramos, trouxemos Fábio Moribe, Gerente da Operação de Componentes da TecnoSpeed, para falar um pouco sobre como aconteceu essa mudança na nossa empresa, além de dar dicas de home office para o seu serviço.

Acompanhe o nosso artigo e entenda tudo sobre o assunto! Boa leitura. 

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A importância de dividir os colaboradores em times

Para início de conversa, precisamos destacar aqui a importância da divisão de times para que não somente as dicas de home office funcionem efetivamente, mas que o regime presencial também esteja organizado e faça que você, desenvolvedor, fique em dia com todas as entregas. 

Dentro da TecnoSpeed sempre separamos o quadro de funcionários em três times: mercado, produto e experiência. Esse tipo de divisão é essencial para que as macro áreas estejam com os serviços atualizados, com um coordenador engajado e com um supervisor à disposição.

Se existe esse tipo de separação dentro de sua empresa, muito provavelmente a mudança para o regime home office trará menos impacto para os colaboradores e será mais produtivo para a empresa. 

Dicas de home office: 4 técnicas para melhorar o desempenho dos funcionários

Para você, que caiu de paraquedas nesse tipo de trabalho e está em busca de dicas de home office, separamos algumas técnicas essenciais, que fazem a diferença na hora de colocar o serviço em prática. 

É importante salientar que todas essas condições foram aplicadas a nossa equipe e não somente ao ramo de TI, mas também de atendimento, de gerenciamento e de outras áreas. Ou seja, estamos indicando atitudes concisas, que realmente trazem resultados!

  1. Comunicação em primeiro lugar

Quando você chega ao seu escritório de trabalho, qual a primeira atitude que toma? Cumprimentar os colegas de trabalho, não é mesmo? Saudações como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” parecem básicas para início de conversa, mas fazem uma grande diferença no serviço home office.

Muitas pessoas, infelizmente, acham que esse regime de trabalho abre margem para que se cumpram as tarefas no tempo que quiser, além de manter um relacionamento escasso. Contudo, não funciona dessa forma! Você, desenvolvedor, precisa manter a comunicação ativa com os outros colaboradores, inclusive em questões de educação.

Já imaginou trabalhar com uma pessoa, que não avisa quando irá sair para almoçar? Ou até mesmo que encerra o seu período de serviço sem ao menos dar uma satisfação? Sem dúvida alguma, a comunicação é uma das chaves essenciais dentro das dicas de home office. 

  1. Flexibilidade de horários

A nossa segunda dica pode parecer contraditória quando comparada com o item anterior. Porém, não confunda as estações! Quando falamos que no regime home office pode haver flexibilização de horários, não dizemos que o funcionário deve cumprir o tempo que quiser.

Trabalhar em casa não é fácil como se parece: é necessária paciência redobrada, foco no serviço, além de disponibilidade de tempo para resolver problemas. Com isso, o mínimo que a empresa pode dar para esse desenvolvedor é um horário flexível, não é mesmo? Nem todos possuem 24 horas de tranquilidade dentro de casa como há num escritório.

Vale a pena destacar que mesmo com o tempo flexível, é importante manter uma parte do time trabalhando em horário comercial caso haja algum problema. 

  1. Cultura da confiança 

Esse é um dos pontos essenciais entre as dicas de home office. Dentro da sua empresa é muito importante que os colaboradores confiem entre si e que os próprios chefes apostem no comprometimento dos funcionários. 

Se em um time de tecnologia que trabalha com linguagem Delphi, por exemplo, não houver o consenso e a confiança de que estarão em sintonia – e em dia com o trabalho – automaticamente toda a equipe é afetada por esse sentimento. 

Por isso, a cultura da confiança no próximo é uma das ferramentas mais determinantes para que o trabalho saia com qualidade e dedicação durante esse regime.

  1. Ferramentas de acompanhamento 

Por último, mas não menos importante, para que o serviço esteja organizado e em dia, é preciso realizar acompanhamento através de algumas ferramentas. Para isso existem incontáveis programas no mercado, que desenvolvem funções como ficheiro, lista, entre outros.

As mais utilizadas, inclusive dentro da TecnoSpeed, são plataformas de comunicação como Discord e Slack, além daquelas que servem como organizadoras, como a Jira.

Esse tipo de planejamento através de ferramentas virtuais não somente organiza o serviço de uma equipe, mas também moderniza a forma que você, desenvolvedor, planeja-se quanto ao seu serviço. 

Conclusão

Ao fim dessa conversa que tivemos aqui concluímos que as dicas de home office indicadas pelo gerente Fábio Moribe não são somente para melhorar o seu desempenho de trabalho, mas também para valorizar os aprendizados adquiridos durante esse período. 

Mesmo que a situação atual do mundo seja complexa devido à pandemia, você que trabalha com desenvolvimento e com outros ramos da tecnologia não pode perder o foco nos resultados. 

É necessário reconhecer não somente todo o esforço, mas também o processo de aprendizado em equipe. 

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Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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