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Venha descobrir como o planejamento anual pode afetar no desempenho da sua empresa e como colocá-lo em prática!


O planejamento anual é fundamental para todas as empresas, independentemente do porte. Afinal, é ele que norteia todas as ações que serão realizadas no próximo ano, qual a finalidade de cada uma delas e o passo a passo para executá-las.

Com acesso a essas informações, os membros de cada departamento vão saber onde concentrar esforços e a empresa fica em sintonia ao nível micro e macro. Neste artigo explicamos quais são os impactos que um bom planejamento anual pode ter no seu negócio e te ensinamos como fazê-lo. Confira! 

O que é planejamento anual?

O planejamento anual voltado para empresas é uma ferramenta que indica quais serão os objetivos e metas para o próximo ano e descreve todo o plano de ação necessário para alcançar os resultados previstos. 

Quais são os impactos para o seu negócio

No dia a dia de um negócio nem sempre é fácil priorizar decisões estratégicas ou construir indicadores para avaliar os resultados obtidos. Essas demandas precisam de tempo para serem feitas e é por isso que existe o planejamento anual.

Fazê-lo também é uma forma de conhecer mais sobre a realidade da empresa. Veja um exemplo: se sua empresa planeja dobrar a produção no próximo ano, quais são os recursos humanos e técnicos necessários? Quanto vai demandar de investimento em cada área?

As respostas para essas perguntas precisam ser contempladas no planejamento e podem estar relacionadas a corte de gastos em outros setores, chegada de investimentos externos, realocações de colaboradores, entre outras ações.

Outra vantagem do planejamento anual é a possibilidade de fazer uma gestão de equipe melhor. Ter os objetivos da empresa bem definidos é o primeiro passo para desenhar planos de carreira coerentes, que informem com assertividade o que é esperado dos funcionários.

E o mesmo vale para projetos inovadores. Fazer um planejamento é pensar no futuro e imaginar as ameaças e as oportunidades que podem afetar o desenvolvimento de novos produtos e serviços, certo? Dessa forma sua empresa estará preparada para lidar com imprevistos, reagindo com mais agilidade e contendo gastos ou danos.

Plano de ação

O plano de ação é o documento que ampara todas as atividades que serão realizadas para cumprir os objetivos propostos no planejamento, explicando como e por que fazê-las, delegando os responsáveis pela execução e indicando o prazo de entrega e os custos para realizá-las.

Como fazer um planejamento anual

Compreenda como fazer um planejamento anual!
Com esses passo a passos você vai se ver apto a desenvolver o seu planejamento anual. | Imagem: Unsplash.

Há inúmeras formas de fazer um bom planejamento e cada empresa costuma adaptar modelos de instituições especializadas no tema ou contratar consultores para orientar o processo.

A seguir, você confere os itens mais relevantes para a composição do seu planejamento anual e nossas dicas para cumprir cada passo da melhor forma:

1º Analise o que melhorar 

Olhar para os anos anteriores é uma das formas mais eficazes de identificar demandas e criar metas realistas e bons indicadores de avaliação. Para isso, é importante contextualizar as informações e organizá-las.

Então, neste primeiro momento, tenha em mãos pelo menos o seu planejamento anual vigente, e também relatórios e fontes de dados que podem conter informações importantes sobre o passado e o presente da empresa.

Em seguida, é hora de analisá-los, cruzando dados de departamentos diferentes, revendo os números e status atualizados do negócio, quais objetivos e metas foram alcançados e quais ainda precisam ser trabalhadas no ano seguinte.

2º Estude o mercado 

Após olhar para dentro, é preciso olhar para fora, revisando seus concorrentes, estudando seu público e explorando o cenário atual do mercado em que você e seu negócio estão inseridos.

Algumas perguntas para fazer sobre seus concorrentes: 

  • Seus concorrentes ainda são os mesmos? 
  • Como eles têm se comunicado com o público? 
  • Quais novidades colocaram no mercado? 

Questionamentos sobre o seu público que podem te ajudar: 

  • O público-alvo e a persona do seu negócio, ainda são os mesmos? Se sim, quais necessidades seus clientes têm? 
  • Sua empresa pode lançar novos produtos para atendê-los? 
  • Há outro segmento de público que podem se beneficiar das soluções oferecidas? 
  • Os canais de comunicação ainda são qualificados para um diálogo qualificado com esse público?

3º Atente-se às regras e leis

Pode parecer que não, mas as mudanças legais e processuais do setor tributário e fiscal podem afetar drasticamente o planejamento anual da sua empresa e realizar uma análise e organização com relação a isso é outra etapa que precisa ser incluída no seu checklist.

Isso porque alterações deste tipo podem exigir um processo de adaptação que precisará ser incluído no plano de ação, um investimento que deverá constar no planejamento financeiro e orçamentário, ou até mesmo, demandar mudanças na estrutura, modelo de negócio, carta de serviços ou produtos da sua empresa.

Um exemplo disso é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ou Lei Nº 13.709) aprovada em agosto de 2018 e que entrou em vigor este ano (2021), mas ainda tem artigos dependendo de uma regulamentação específica.

Em outubro tivemos a primeira publicação e update referente à fiscalização. Em janeiro está prevista a regulamentação da flexibilização para as Pequenas e Médias Empresas e ao longo de 2022 devem sair outros complementos e especificações que deixarão a LGPD mais complexa e forte.

E para Software Houses, realizar um estudo e plano de adaptação com relação às exigências e atualizações da LGPD em seu planejamento anual 2022 é crucial, afinal, ela afeta a estrutura dos sistemas de segurança que incluem DPIA (Data Protection Impact Assessment), o processo de consulta da NF-e, as diretrizes de Privacy by Design, práticas de Data Loss Prevention, o uso de dados sensível em APIs de consulta e muito mais.

Um bom planejamento anual para 2022 deve considerar as exigências da LGPD e prever estratégias para, se não evitar entrar o ano de forma irregular, fazer a regulamentação necessária de forma mais rápida e eficiente possível.

4º Fique de olho nas tendências

Outro passo importante é estudar e, de certa forma, prever as tendências e o comportamento do mercado, a fim de obter oportunidades ou reter danos a partir disso. 

A pandemia da COVID-19 ainda não acabou, mas com certeza temos novas perspectivas a considerar com relação a isso para 2022 que podem e vão influenciar os nossos planejamentos futuros. 

O cenário pós-vacina precisa entrar nas análises e as mudanças que isso pode representar também. Por exemplo, tivemos nos últimos meses a ascensão do modelo híbrido em paralelo com o retorno total aos escritórios em alguns negócios e em vários outros contextos.

E para além das mudanças que estão por vir, também é preciso considerar as mudanças que este período trouxe e que serão mantidas, como o predomínio das reuniões remotas mais curtas e negociações à distância. Tudo isso afeta as estratégias de vendas, administrativas… e está conectado ao conteúdo do planejamento anual.

5º Defina os orçamentos 

Este item merece muita atenção e é decisivo para a saúde financeira da empresa. A principal dica é avaliar os gastos do ano anterior e listar quais são os investimentos necessários para a operação atingir as metas e objetivos estipulados.

Lembre-se de cruzar todas as considerações, demandas e oportunidades levantadas nos passos anteriores e planejar considerando cenários que contemplem diferentes realidades.

6º Faça calendários de ações

O calendário é o “melhor amigo” do plano de ação! Uma empresa deve ter diferentes tipos de calendário – promocional, de campanhas, de marketing, a agenda tributária, entre outros – e todos estão sob o “guarda-chuva” do planejamento anual. Afinal, eles também devem corresponder aos objetivos e metas pré-definidas.

Vamos às dicas:

  • O calendário de marketing deve se beneficiar e se preparar para as sazonalidades de mercado que afetam o nicho. As datas comemorativas que fazem sentido para o setor de atuação devem ser exploradas e também é interessante trabalhar com momentos exclusivos, como aniversário da empresa
  • As ações do calendário de marketing devem ser integradas ao calendário promocional, para que os setores tenham uma excelente comunicação e resultados melhores. Outra vantagem é evitar demandas de última hora, que atrapalham o fluxo de trabalho dos funcionários
  • Manter a agenda tributária atualizada é uma forma de garantir que todos os pagamentos de impostos sejam feitos em dia, evitando problemas com o fisco e, consequentemente, preservando a imagem do seu negócio.

Fiz meu planejamento anual, e agora?

Confira agora o que fazer depois que já realizou o planejamento anual!
Agora a grande questão é como colocar o planejamento anual em ação. | Imagem: Unsplash.

Depois de tê-lo pronto é que o trabalho realmente começa: como garantir que esse planejamento se concretize durante o ano? Com acompanhamento contínuo e planos de ação no timing certo.

E uma das coisas que mais podem te ajudar nesse sentido é apostar em ferramentas de dashboard e painéis de resultado. Elas se baseiam no conceito de Business Activity Monitoring (BAM) e possibilitam o acompanhamento em tempo real dos indicadores definidos, facilidade na análise de resultados e agilidade para a tomada de decisão.

Existem muitas ferramentas bacanas no mercado, inclusive a nossa: o PlugDash! Já ouviu falar? Ele é um aplicativo para a construção rápida e simplificada de painéis mobile, que vai deixar seus indicadores sempre à vista e tornar seu planejamento anual mais palpável e atingível. Quer saber mais sobre como ele funciona?

Confira a solução PlugDash

E então, pronto para fazer um planejamento realista e poderoso para o ano que vem? Esperamos que sua empresa performe e alcance tudo o que você projetar!

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O planejamento anual voltado para empresas é uma ferramenta que indica quais serão os objetivos e metas para o próximo ano e descreve todo o plano de ação necessário para alcançar os resultados previstos. 
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