Tempo de Leitura: 4 minutos

Quer conhecer tudo sobre o contexto, mudanças e oportunidades do mercado de certificações? Então, você não pode dizer não para este convite!


Quando se fala em tecnologia, logo se pensa no processo de digitalização que hoje é muito mais do que uma tendência, mas uma realidade. Dentro deste processo, uma das ferramentas que têm ganhado destaque são os certificados digitais. Já ouviu falar?

O certificado digital é um documento em formato eletrônico que funciona como uma identidade virtual para pessoas e empresas (pessoas jurídicas) e torna possível a autenticação de operações online com segurança e validade jurídica.

Existem diversos tipos de certificações e esse mercado conta com números exponenciais e projeções otimistas para os próximos anos que podem trazer muitos frutos para quem investir nele. Quer entender isso melhor e descobrir como abraçar essa oportunidade? É só continuar a leitura!

Por que investir no mercado de certificados digitais?

Primeiro, vamos observar o panorama do mercado de certificações, seu histórico e projeções futuras, para que você possa começar a entender o tipo de oportunidade que estamos falando aqui. Sua software house precisa investir em certificados digitais porque:

1. É um mercado em expansão e muito promissor

Em nosso review do mercado de certificações em 2020, já era possível observar um crescimento bastante expressivo. O ano terminou com um número recorde de emissões de certificados, mesmo com um cenário pandêmico e de crise. Foram emitidos precisamente 6.049.579 certificados no último ano, contra a marca de 5.494.732 de 2019, segundo o relatório do ITI.

Tais números deixam claro que essa tecnologia é sólida, confiável e oferece diversas oportunidades de otimização para qualquer pessoa ou negócio, além de significarem que quem investiu neste setor, seja como negócio ou usuário, saiu ganhando.

Sem contar que os mais de 6 milhões de certificados novos ainda se somam aos que já se encontravam ativos e esse contexto fez com que o crescimento esperado para 2021 fosse ainda mais otimista – e os números não têm decepcionado!

O número de emissões até agora não ficou nenhum mês abaixo dos números de 2020 ou abaixo de 500 mil certificações. Em junho, também foi registrado um novo recorde: 630.397 emissões, contra o antigo de 629.475 atingido em julho de 2020. 

O crescimento total em relação ao ano anterior é de 60,78% até o momento e ainda temos um semestre inteiro pela frente, ou seja, se você ainda não tem um certificado digital ou não investiu nesse mercado, ainda dá tempo de crescer junto com ele.

2. É uma tecnologia confiável e inovadora

O certificado digital é uma ferramenta que conta com uma cadeia de certificados estruturada, regulamentada e amparada por leis, regras e processos. Sua segurança é gerada por todas as partes que compõem essa cadeia, da ICP-Brasil às Autoridades Certificadoras e Agentes de Registro.

Os procedimentos biométricos estão presentes em seu processo de emissão e a tecnologia criptográfica em sua estrutura base para completar a confiabilidade da ferramenta e permitir a validação online e em nível jurídico de operações, transações e documentos autenticados por meio de certificações.

Devido à inovação e segurança inseridos nessa tecnologia é que ela tem contado com um amplo incentivo do governo para ser adotada e difundida, sendo parte essencial do processo de digitalização dos serviços públicos.

Já existem diversos processos governamentais que foram digitalizados e exigem a certificação para que possam acontecer em segurança, como a emissão de notas fiscais, o acesso ao e-Social e a assinatura de diplomas e prescrições médicas, isso para citar apenas alguns exemplos.

3. Está sempre evoluindo e se adaptando às tendências

Sim, os certificados digitais são super inovadores, mas a verdade é que eles já evoluíram muito desde sua aprovação e implementação, em 2001 – dá para acreditar que já fazem 20 anos que essa tecnologia existe e está à nossa disposição?

Apesar desse histórico, ainda não são todos os que conhecem as vantagens e usos dos certificados e é por isso que o governo e a ICP-Brasil continua investindo, aprimorando e facilitando o acesso a eles.

Uma das últimas atualizações feitas nesse sentido foi a aprovação da emissão de certificados via videoconferência, modalidade adotada em caráter temporário durante a pandemia e que agora é possível como método de homologação oficial.

Ou seja, hoje em dia não é preciso nem mesmo sair de casa para adquirir um certificado digital e passar a usufruir dos seus benefícios e aplicações, indo em conformidade com a tendência mobile e digital que vemos nos mais diversos setores e segmentos.

4. Um certificado, mil e uma utilidades (e oportunidades!)

E como já falamos, as possibilidades de uso dos certificados digitais são inúmeras, do pequeno empresário às grandes corporações, do colaborador de uma empresa aos advogados e médicos, da pessoa física às instituições de ensino. 

O certificado é necessário para cumprir obrigações fiscais, para levar negócios mais longe, para tornar o meio digital mais seguro, para otimizar rotinas e processos, para gerar mais empregos e oportunidades.

E tudo isso se estende em uma cadeia: é mais receita para quem investe e passa a oferecer esse tipo de produto, mais lucro, networking e oportunidades de negócio para quem possui uma certificação e mais segurança e agilidade para todos os envolvidos.

Se tudo isso parece incrível para você, saiba que é mesmo! Temos inclusive cases de sucesso de parceiros nossos para te mostrar como o mercado de certificações é um solo fértil para você investir. Olha só:

Conheça nossos cases e saiba como se diferenciar no mercado de Certificado Digital

 

Demais, né? E é pensando nisso que nós temos um convite para te fazer…

Quer saber mais sobre as oportunidades desse mercado?

 

Então participe do nosso webinar “Crescimento e Oportunidades do Mercado da Certificação” e entenda as principais mudanças que ocorreram no setor de certificação nos últimos meses, bem como as oportunidades que esse mercado promissor pode gerar para sua software house já.

Nosso evento é totalmente gratuito e online, e contará com nossos especialistas em Certificação Digital: Clayton Verly, Gerente de negócios da TecnoSpeed Certificados; Manoel Rodrigues, CMO do Grupo Raizato; e Júlio César Mendes, Diretor Comercial da Soluti. 

O webinar acontece no dia 22 de julho de 2021, às 14h30, e, ao final do evento, todos os participantes terão um desconto imperdível na Parceria Certificado Digital TecnoSpeed. Inscreva-se abaixo e garanta a sua vaga!

Inscreva-se agora!

Summary
Por que investir no mercado de certificados digitais?
Article Name
Por que investir no mercado de certificados digitais?
Description
1. É um mercado em expansão e muito promissor 2. É uma tecnologia confiável e inovadora 3. Está sempre evoluindo e se adaptando às tendências 4. Um certificado, mil e uma utilidades (e oportunidades!)
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
5 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.