Como funciona a cadeia de certificado? Veja em detalhes

A cadeia de certificado é o que garante a segurança e a confiabilidade dos certificados digitais. Mas você sabe exatamente como ela funciona? Nesse post vamos te mostrar de forma didática todo esse processo.


O Certificado Digital é uma solução super segura e eficaz que garante a autenticidade de documentos, mensagens e transações. Mas para que ele seja referência em segurança, é necessário submeter os processos a várias camadas de segurança – a cadeia de certificado.

Entender todo o processo é interessante para ver a seriedade envolvida no certificado digital, tudo o que precisamos para depositar nossa confiança nesse documento. Neste post vamos te explicar de forma didática o que é a cadeia de certificado, como ela funciona e quais são as etapas. Aprofundamos a explicação sobre o que é o ICP Brasil e também ensinamos como atualizar ou instalar a cadeia de certificado.

Se você é gestor ou colaborador de uma software house, esse assunto é ainda mais interessante e a nossa parceria de Certificado Digital pode te ajudar a conquistar muitos clientes e lucrar cada vez mais. Quer saber como? É só continuar a leitura!

O que é cadeia de certificados digitais?

A cadeia de certificados digitais é o caminho que as certificações percorrem até se tornarem legítimas. Esse percurso começa no usuário que procura uma AR (Autoridade de Registro) e ela confere a legitimidade desse indivíduo ou empresa que deseja obter um certificado digital. A AR confere toda a documentação e envia a solicitação a uma AC (Autoridade Certificadora), que fica encarregada de emitir e assinar digitalmente o certificado desse indivíduo, que é a primeira parte dessa cadeia. Além disso, a AC também emite um par único de chaves criptográficas, composto com uma chave pública e uma privada.

Existem diversas ACs e todas elas precisam ser credenciadas por uma AC raiz, como se fosse a “mãe” de todas elas. Para que um certificado digital seja verificado, ele precisa passar pela AR, pela AC e por fim chegar até a AC raiz, ou seja, a AC só recebe certificados que já passaram por duas entidades anteriores – por isso eles são tão seguros.

As ACs e as ARs também têm outras funções dentro da cadeia de certificados. As ACs, por exemplo, também são responsáveis por emitir listas de certificados revogados e registrar as operações de certificados. Já a AR é quem cria a interface entre o usuário e a AC, digamos que ela é a parte mais comercial de toda a cadeia de certificados. Ela recebe, valida e encaminha as solicitações de certificados digitais às ACs.

A cadeia de certificados ICP Brasil

A sigla ICP significa Infraestrutura de Chaves Públicas e esse é o processo de certificação digital oficial do Brasil e que dá validade jurídica às transações eletrônicas. O padrão também pode ser usado para criptografar documentos e mensagens, garantindo a confidencialidade dessas informações.

O ICP é uma cadeia que precisa de uma autoridade certificadora – ou autoridade de certificação – raiz, que é comumente chamada de AC raiz. No caso do ICP Brasil, é o ITI, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Como instalar ou atualizar a cadeia de certificado?

A cadeia de certificado garante a segurança do certificado. Veja como ela funciona!

A cadeia de certificado é fundamental para manter a segurança desse documento eletrônico. | Imagem: Unplash – Daniel Bosse

Quem usa certificados digitais sabe que eles precisam de constantes atualizações, uma vez que e as ACs mudam com frequência suas diretrizes, listas de certificados revogados e outros parâmetros. Para isso, é fundamental saber como instalar ou atualizar a cadeia de certificado. Quer aprender como fazer isso? É só seguir a leitura.

Primeiramente, é preciso verificar qual a Autoridade Certificadora do certificado digital que deseja instalar ou atualizar. Depois, baixe uma cadeia específica de cada autoridade certificadora ou um arquivo .zip com todas as cadeias de certificação existentes. No último caso, será necessário extrair o arquivo .crt e instalar as cadeias relacionadas à sua AC.

É um processo bastante tranquilo e nós o explicamos passo a passo em um material de forma mais detalhada. Para acessá-lo, clique aqui.

Parceria Certificado Digital

Oferecer o Certificado Digital em sua carta de serviços pode significar um enorme diferencial competitivo no mercado em que você atua. Mas nem sempre isso é fácil, já que, como podemos observar nesse artigo, a cadeia de certificado e todo o processo é bastante sério e rígido. 

Utilizando a nossa rede composta por centenas de software houses, conseguimos uma parceria incrível que permite que você ofereça o Certificado Digital dentro do seu software, facilitando a vida e as transações dos seus clientes. Fizemos uma análise dos preços médios de certificados A1 e A3 e concluímos que a sua software house pode ter até 115% de lucro e ainda conseguir um valor competitivo com o mercado.

Todos os seus clientes serão da mesma AR, facilitando o controle e também a padronização, características essenciais para gerenciar softwares, não é mesmo?

Tenha o suporte completo

O nosso suporte é de desenvolvedor para desenvolvedor, sempre pronto para ajudar em qualquer dificuldade. Nossos números te dão uma pista de toda essa eficiência: são mais de 1500 software houses atendidas, 98% dos desenvolvedores satisfeitos e uma rede que não para de crescer de mais de 100 colaboradores especialistas.

Gostou de entender melhor como funciona a cadeia de certificados? Muitas das coisas que usamos diariamente precisam passar por processos longos e complexos para funcionarem do jeito que conhecemos, e esse é o caso dos certificados digitais. Algo que exige máxima segurança não pode ser conduzido sem várias camadas de autenticação, e é isso que a cadeia de certificado faz.

O universo dos certificados digitais é imenso e nele cabem muitas informações, não é mesmo? Compartilhe esse artigo com aquele amigo ou colega de profissão que se interessa pelo assunto!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados