O que é política de crédito e como criar uma para sua empresa

Uma API de consulta de crédito pode ajudar muito na hora de definir a política de crédito dos seus cliente comerciários. Entenda tudo sobre o assunto aqui!


Você já ouviu falar em Política de Crédito? De acordo com o site do Serasa Experian, marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, “a política de crédito é um conjunto de normas e critérios determinados pela empresa para aprovar ou negar a concessão do crédito a seus clientes. Por ser um recurso essencial para a segurança financeira do negócio, é preciso assegurar que ela esteja alinhada com a realidade e objetivos da companhia para que seus resultados sejam consistentes”.

Ou seja, estas normas devem ser analisadas e criadas em cada empresa, de forma que elas consigam encontrar um equilíbrio entre a concessão de crédito para os clientes e o próprio faturamento mensal.

O objetivo deste post é ressaltar a importância da análise de crédito dentro das empresas e mostrar para todos os desenvolvedores de software que, atualmente, já existem APIs de consulta de crédito no mercado. A integração da solução nos sistemas é bem rápida e elas são uma ótima opção para tornar mais fácil o dia a dia dos seus clientes comerciários. Continue a leitura!

A importância da análise de crédito

Neste post nós já abordamos o tema inadimplência, principalmente em relação aos riscos que os comércios vivem com os gastos excessivos de final de ano. 

É claro que é impossível manter-se completamente alheio aos clientes que não pagam as contas em dia, porém algumas estratégias de cobrança podem ser cruciais para minimizar ao máximo os prejuízos financeiros.

A própria concessão de crédito pode ser o pontapé que a empresa precisa para conseguir mais clientes e aumentar o volume de vendas. Neste caso em específico, a análise tem que ser ainda mais minuciosa e considerar uma série de questionamentos que garantirão o equilíbrio entre lucro e necessidades do cliente. 

Como escolher um modelo de política de crédito

Existem inúmeros modelos de políticas de crédito nos quais os comerciantes podem se basear na hora de montar os próprios critérios, como, por exemplo:

  • crédito liberal e cobranças rigorosas
  • crédito rigoroso e cobranças liberais
  • crédito rigoroso e cobranças rigorosas
  • crédito liberal e cobranças liberais
  • crédito moderado e cobranças moderadas

A diferença entre estes modelos é a quantidade de requisitos obrigatórios os quais os clientes têm que cumprir para conseguirem o crédito que precisam. A política de crédito liberal e cobranças rigorosas permitirá a concessão do valor sem muita análise, porém a cobrança será acompanhada de perto e a inadimplência será levada à justiça se necessário.     

Já o modelo de crédito rigoroso e cobranças liberais funciona ao contrário. Neste caso, a análise de crédito é muito rígida e a concessão só é permitida para poucos clientes. Por este mesmo motivo o risco de inadimplência é bem baixo, mas, caso aconteça, a cobrança é branda.    

Agora que você já entendeu o que é uma política de crédito, continue a leitura para criar uma para a sua empresa. E se você é um desenvolvedor de software, entenda melhor como ajudar seus clientes na estratégia de crédito deles!  

Como montar uma boa política de crédito

O primeiro passo para criar uma política de crédito bem sucedida é analisar criteriosamente o capital de giro da empresa e definir se assumirá os riscos de conceder crédito para mais ou menos pessoas e o rigor da cobrança em caso de inadimplência. 

Lembrando que estas condições de liberação de crédito devem ser explicadas claramente sempre que um cliente mostrar a intenção de comprar por meio de crediário.  

Depois da análise inicial, os comerciários podem seguir alguns passos que vão ajudá-los na criação das regras de concessão de crédito: 

  • Sempre mantenha os dados dos clientes atualizados 

Quanto mais informações os comerciários tiverem sobre seus clientes, mais fácil fica de conhecer seu perfil e traçar suas estratégias de análise de crédito

  • Verifique minuciosamente os documentos dos clientes

Exija uma lista de documentos básicos: um documento com foto e assinatura e comprovante de residência. Lembre-se também de comparar a assinatura dos documentos com a assinatura do carnê. Dependendo do rigor da análise de crédito, é possível pedir mais documentos, como comprovante de renda, declaração de imposto de renda, entre outros.

  • Obtenha uma solução de consulta de crédito

Atualmente muitas empresas já desenvolvem soluções de consulta de crédito que tornam mais fáceis o dia a dia dos comércios que trabalham com financiamento. A TecnoSpeed, por exemplo, criou uma API que pode ser implementada em apenas uma hora e otimiza os processos de gestão de análise de crédito.  

Quando você integra esta aplicação em seu software, evita que seus clientes comerciários precisem realizar os processos burocráticos de sair do sistema para preencher as informações no site do Serasa e retornar os dados para o ERP. Com a API, a consulta ao Serasa é realizada dentro do software, dando mais segurança, comodidade e agilidade em todo o processo.

Proporcione uma melhor gestão financeira para seus clientes e reduza o risco de inadimplência! Entre em contato com a TecnoSpeed e conheça melhor a API de Consulta de Crédito.   

 

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados