API de consulta de crédito: leve a consulta Serasa para dentro do seu software

Uma pessoa digita em um laptop com uma sobreposição semitransparente exibindo um ícone de cifrão roxo, integrando perfeitamente os recursos poderosos de uma API de Consulta de Crédito para insights financeiros simplificados.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Veja como a API de Consulta de Crédito permite uma análise completa e nada burocrática sobre as condições de pagamento dos clientes do seu cliente.

A inadimplência é um desafio frequente enfrentado pelos negócios e empresários. Mais que isso, é uma dor que demanda soluções eficientes, pois dificulta a gestão e traz dor de cabeça e prejuízo financeiro. Contudo, uma API de consulta de crédito pode ajudar a solucionar e prevenir esse problema.

Ou seja: essa é uma feature estratégica para você, desenvolvedor e gestor de Software House, implementar no seu sistema. Imagine quantos usuários do seu ERP buscam por uma forma fácil e eficiente de verificar o histórico de clientes, realizar análises de risco e tomar decisões mais assertivas para reduzir a inadimplência. Muitos, pode ter certeza.

Com isso em mente, nós desenvolvemos uma API de consulta de crédito aqui na TecnoSpeed. A partir dela, as oportunidades de integrar consultas Serasa ao seu software ficam ao seu alcance em questão de algumas horas e cliques. Vem entender tudo sobre a nossa API e, claro, porque e como integrá-la!

O que é a API de consulta de crédito Serasa?

Na hora fechar contratos, vender ou adquirir produtos e serviços, é interessante saber com quem você está estabelecendo essa relação, não é mesmo? Principalmente para ter segurança de que a transação será honrada, nos termos, valores e prazos estabelecidos.

A consulta de crédito Serasa serve exatamente para isso. É uma forma de consultar o CNPJ de uma empresa ou o CPF de uma pessoa para verificar a situação financeira dela. Dentro dessa análise, é possível checar dívidas registradas, cheques devolvidos, protestos, participação em falências e recuperações judiciais, além de ações cíveis e judiciais.

Portanto, uma API de consulta de crédito é uma solução para levar a consulta Serasa para dentro do seu software e permitir que seus usuários tenham essa funcionalidade integrada ao seu sistema de gestão empresarial.

Assim, realizar a consulta e análise de crédito fica muito mais simples e intuitivo para todos os seus clientes que precisam ou pretendem cadastrar clientes, abrir crediários e oferecer serviços financeiros, como cartões  private label e empréstimos.

Quais as consultas que podem ser feitas?

As consultas que podem ser feitas pela API de consulta de crédito são: 

CREDNET

A nova consulta CREDNET oferece todos os dados da antiga CREDNET Light mais quadro societário, protestos nacionais e Score para pessoas físicas e jurídicas, a um custo reduzido.

Relatório Básico

Essa consulta é indicada para empresas que precisam entender melhor o comportamento financeiro do cliente, trazendo o passado com as dívidas que o documento consultado possui nacionalmente e uma previsão de futuro com o Score.

Relatório Avançado

A consulta mais completa para a concessão de crédito, com ela você terá, além das dívidas que o cliente possui e o score, as referências comerciais e conhecimento do rendimento mensal e a quantidade recomendada de crédito para seu cliente.

Transformando a dor do seu cliente em solução

Falar sobre a importância das consultas de crédito precisas e como a API de Consulta de Crédito da Serasa pode transformar a análise de risco e a tomada de decisões financeiras nos softwares.

Uma consulta de crédito é um processo que demanda um alto nível de precisão e confiabilidade. Afinal, ele está diretamente ligado à saúde financeira de um negócio. Justamente por isso, inúmeras empresas buscam as consultas do Serasa Experian, que é líder em serviços de informações do histórico financeiro.

Ter informações confiáveis sobre seus consumidores e parceiros é uma dor dos seus clientes, e o seu software pode ser a solução para essa dor. Em conjunto com as demais funcionalidades e otimizações que o seu sistema ERP já oferece, seus usuários poderão realizar consultas de crédito, sem perder tempo e precisar alternar fornecedores e telas.

E as vantagens para eles vão além da comodidade, já que dados financeiros precisos ajudam a embasar negociações, aprimorar contratos celebrados e combater a inadimplência.

Leia também: Qual a importância da consulta e análise de crédito?

Vantagens de integrar a API de consulta de crédito em seu software

Mas não é só o seu cliente que tem muito a ganhar com uma API de consulta de crédito integrada ao ERP. A partir dessa implementação, a sua empresa de software usufrui de vantagens e oportunidades como:

Comissionamento

Uma das vantagens mais claras e diretas é garantir um comissionamento em cima das consultas realizadas a partir do seu software. Isso é possível porque cada consulta tem um preço e esse valor é pago pelos seus clientes. 

Quando eles acionam o serviço, um crédito é gerado e repassado para a sua Software House.

Ou seja, você ganha todas as vezes que os clientes utilizarem o serviço.

Diferencial competitivo valioso

Todas as empresas que vendem a prazo precisam da análise de crédito. Então, ter essa funcionalidade no seu sistema o coloca à frente daqueles que não têm. 

Você fornece a praticidade para as empresas realizarem consultas dentro do próprio sistema e de realizar a gestão das informações de uma maneira muito mais simples e organizada. Consegue visualizar como esse argumento de venda é poderoso?

Suporte especializado

Sempre que tiver dúvidas, você e sua equipe podem entrar em contato com a TecnoSpeed. Nosso time de suporte está sempre disponível e é totalmente especializado em atender desenvolvedores. 

Na prática, isso significa que a gente fala a sua língua e te ajuda a oferecer um produto com o máximo de qualidade e assistência para os seus usuários!

Manter a relevância da sua solução

Diante de tantos outros softwares no mercado, ter uma API de consulta de crédito sem dúvidas fará a diferença em como o seu ERP será visto não só por clientes potenciais, mas por aqueles que você já conquistou. 

Ter um sistema completo e com funcionalidades diversas e estratégicas vai torná-lo indispensável. O que pode ser lido como receita recorrente e alta taxa de satisfação e retenção. 

Requisitos e como usar a API

Ficou interessado em integrar a Consulta de Crédito dentro do seu software? Então confira os pré-requisitos e etapas de uso da nossa API:

1. Cadastro do CNPJ

O cadastro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um pré-requisito indispensável no processo de consulta. Isso porque é ele que irá disparar as pesquisas. 

Após efetuar o cadastro, você vai aguardar o contato da SCC Check, que irá providenciar o contrato para a assinatura e, então, liberar um usuário e senha para o seu acesso.

2. Solicitação da consulta

Aqui, iremos informar para a API todas as informações da consulta a serem efetuadas. Passaremos o número do documento que iremos consultar, o tipo da consulta e parâmetros extras.

Esta rota devolverá um “protocolo”, que será o identificador único de cada consulta. Ele deverá ser consultado na próxima requisição. 

3. Consulta do protocolo

Nesta rota, você irá consultar o protocolo obtido na requisição anterior. Em caso de sucesso, a API retornará o HTML com todas as informações da consulta solicitada. Viu só como é fácil?

Como fazer essa integração?

A integração da API dentro do seu software pode ser mais rápida do que você imagina. No nosso caso, leva apenas 1 hora para finalizar a integração e o seu sistema estar pronto para realizar consultas do Serasa Experian.

Você pode consultar o passo a passo para integrar e outros detalhes na documentação completa da nossa API de consulta de crédito. E, claro: procurar nosso suporte técnico sempre que quiser ou precisar!

Confira o podcast especial Fintech4Dev que fizemos em nosso canal do YouTube para falar sobre o mercado de Consulta de Crédito e nossa API.

Especial Fintech4Dev - Como Faturar mais com a Consulta de Crédito dentro do seu ERP

Conclusão

Garantir a consulta e o acesso rápido às informações financeiras de seus consumidores e parceiros vai ajudar o seu cliente na tomada de decisão e redução da inadimplência. Em outras palavras, integrar uma API de consulta de crédito ao seu ERP é oferecer uma ferramenta de lucro, segurança e sucesso para seus usuários

E o melhor é que, para isso, você não terá quase nenhum trabalho. Afinal, APIs são descomplicadas de integrar (a nossa, mais ainda!) e te livram de desenvolver funcionalidades do zero. 

Então, não espere mais nenhum minuto para tornar seu software essencial para a gestão de análise de crédito e lucrar muito com isso…

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Usuário feliz, desenvolvedor feliz. Se esse é o lema aí na sua empresa de software, está na hora de implementar mais uma funcionalidade estratégica no seu ERP. 

Entre em contato com um de nossos consultores e integre agora mesmo a API de Consulta de Crédito TecnoSpeed:

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Não vemos a hora de te ajudar a revolucionar a reputação das suas soluções e resultados da sua Software House!

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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