Trabalho Home Office: Guia Jurídico express para Software Houses

Sua software house está preparada para o trabalho home office? Separamos um material exclusivo do Software House de sucesso sobre o assunto. Leia agora.


Se antes o home office era aplicado por poucos, hoje se tornou realidade para muitos. Em um cenário de pandemia por conta do coronavírus, muitas software houses tiveram que se adaptar ao home office.

Uma pergunta importante para os gestores de software house: você cuidou da parte jurídica durante esse processo? Saiba que pode estar acumulando um passivo trabalhista para sua empresa.

Convidamos o Rivelino Bugica – Consultor Jurídico de Recursos Humanos que trabalha com a Tecnospeed há anos, para conversar sobre alguns aspectos jurídicos do home office.

Ele mostrou pontos importantes que as Software Houses precisam se atentar, em relação aos colaboradores que fazem home office.

Como você deve saber, o home office tem respaldo jurídico. Porém, você precisa se adequar às leis vigentes. Separamos um material exclusivo do Software House de Sucesso que irá te ajudar nesse assunto. Confira:

Aprenda sobre o trabalho home office, participe do programa Software House de Sucesso

Por dentro do trabalho Home Office

O trabalho home office deixou de ser um sonho para o futuro, hoje é realidade. Assegurada pela Lei 2467 desde novembro de 2017, faz parte do pacote da Reforma Trabalhista. 

Justamente por ser nova, é comum que muitas software houses estejam adequadas legalmente a isso. E acredite, para empresas da área de tecnologia, o trabalho home office é extremamente eficiente. 

Aqui na TecnoSpeed nós já utilizamos esse formato desde 2017. E hoje podemos dizer, com maturidade de negócio, que o retorno é satisfatório.

Quando bem gerenciado, o home office consegue trazer retornos acima da média, se comparado com o trabalho presencial. 

Nas mentorias do Software House de Sucesso percebemos que o desempenho, no geral, aumenta por conta da autonomia que o colaborador adquire na sua jornada de trabalho. 

Mas para de fato adotar ou não esse formato, você deve-se atentar a alguns aspectos.

Primeiro é importante identificar o seu perfil de gestor. Caso prefira o controle das atividades, talvez o home office não sirva para você. Afinal de contas, não será possível ter acesso ao que o colaborador está fazendo no momento.

Abaixo preparamos um material que você conseguirá comparar as perdas e ganhos do trabalho home office.

veja os pontos positivos e negativos do trabalho home office

Nesse momento do texto, talvez você esteja se perguntando sobre como gerenciar todo esse processo do trabalho home office em sua software house.

Não sinta-se sozinho, passamos pelas mesmas dificuldades! E no nosso processo de mentoria, vamos te auxiliar nessas tomadas de decisão

Agora que foi feita uma apresentação dos aspectos fundamentais para levar a estratégia home office para sua software house. Vamos te apresentar alguns pontos jurídicos que será necessário se atentar durante esse processo, veja:

PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE HOME OFFICE NO SOFTWARE HOUSE DE SUCESSO

É normal, faz parte da rotina de todo gestor analisar detalhadamente todas opções antes de tomar uma decisão. Por isso, logo abaixo separamos as principais dúvidas que recebemos durante a nossa conversa sobre trabalho home office na mentoria do Software House de Sucesso. 

Um ponto importante, existe diferença entre home office celetista e jurídico, o primeiro se refere ao contrato de trabalho com carteira assinada, já o segundo é para pessoas de prestação de serviço.

Além disso, optar por home office não significa que toda empresa terá que trabalhar nesse regime. Você pode articular o seu time para utilizar essa opção da melhor maneira possível.

Da mesma forma, um colaborador que faz home office também pode trabalhar, eventualmente, na sede da empresa. Não há uma lei que impeça essa movimentação do colaborador.

MAS E A JORNADA DE TRABALHO?

Quando falamos de home office, é possível optar pelo controle ou não do horário de trabalho. 

No caso do formato onde o controle do horário não é necessário, também não serão contabilizadas as horas extras e adicionais noturnos. Por isso, o mais indicado nesses casos, é recomendar que o colaborador faça trabalho home office no formato horário comercial. 

Mas se a sua opção for controlar o horário de início e término do trabalho, hoje existem diversas soluções que podem te auxiliar na gestão. Inclusive, algumas contam com versão mobile.

Algo muito recorrente que Rivelino Bugica chama atenção, é para o timesheet utilizado para controle de horas. Essa é uma técnica de produtividade! Se for usado de forma contrária, pode trazer processos judiciais para sua software house.

COMO ORGANIZAR A SEGURANÇA E MEDICINA NO TRABALHO?

Os principal ponto que hoje precisamos focar sobre segurança, é em relação a ergonomia no ambiente de trabalho do home office. 

O mais indicado é que a empresa realize um código de conduta que oriente os colaboradores a realizarem o seu trabalho sem prejudicar a sua saúde.

O principal objetivo dessa ação, é minimizar os riscos de acidentes eventuais, o que poderia gerar condenações judiciais.

Já em relação aos exames, são os mesmos exigidos pelo colaborador presencial. E o controle deve ser feito pelo setor de Recursos Humanos.

Confira o bate papo no Software House de sucesso

E como nós sabemos que você já está pensando em se aprofundar mais no assunto, separamos um recorte, que contém os pontos chaves, de uma conversa com o Consultor Jurídico de Recursos Humanos, Rivelino Bugica. 

Vale dizer que esse conteúdo é extremamente restrito aos alunos do Programa Software House de Sucesso, é bem difícil liberarmos esse tipo de material gratuitamente, mas devido a situação atual abrimos uma exceção. Por isso é melhor aproveitar, confira:


Acesse aqui o Artigo 75A atualizado com a atualizações referentes ao teletrabalho.


O que é o Software House de Sucesso?

Conhece no mercado uma forma de você, empresário, se capacitar para elevar o nível de gestão da sua empresa e trilhar caminho para o sucesso do seu negócio?

O Software House de Sucesso é um programa para Empresários e gestores de Software, que leva sua empresa para outro nível de gestão do negócio e consequentemente, novos níveis de faturamento e escala.

Conheça o SHS

E como isso funciona?

O Software House de Sucesso é um ambiente único, onde os empresários recebem o conhecimento em áreas como Customer Success, Inside Sales, Marketing Digital, Gestão da Recorrência, Recursos Humanos, entre outros assuntos que são essenciais para as Software Houses, todo embasado na experiência da Tecnospeed, de sua rede e de anos de prática. 

Sabemos que o conhecimento não é suficiente, por isso temos uma rede de mais de 100 empresas que são parte do Programa para  troca de experiência, benchmarking, parcerias e debates de ideias. Além disso, trazemos frequentemente grandes empresas como SalesForce, Amazon, Resultados Digitais, Endeavor e outras para mentorar e dar suporte aos empresários.

Mas ainda não acabou! Nós abrimos a nossa casa e a Diretoria Executiva da Tecnospeed também te pode te apoiar em decisões estratégicas, em encontros presenciais onde levamos os empresários até a sede da Tecnospeed. 

Ps. A formação não é restrita apenas aos proprietários da empresa, é possível que os líderes e gestores da Software House inscrita também participe da formação;

Você acredita que a Tecnospeed pode ajudar a sua empresa a chegar em novos níveis?

Se a resposta for sim, acesse e conheça o Programa Software House de Sucesso.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados