Sua empresa e seu software estão prontos para NFC-e? Confira os principais desafios e veja a emissão na prática!
A NFC-e, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, tem a finalidade de registrar as transações comerciais realizadas entre uma empresa e o consumidor final, sendo similar ao cupom fiscal. Sua existência é apenas digital, sendo emitida por todo o setor de varejo.
No decorrer dos anos, após sua implementação, novos estados foram confirmando a adesão à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, o que, consequentemente, aumentou a procura dessa funcionalidade para o sistema de gestão.
Neste artigo, vamos ver as etapas e os desafios da implementação do módulo NFC-e e mais: assistir na prática ao processo de emissão.
Principais desafios da NFC-e
A implementação da NFC-e otimizou muitos processos: reduziu custos para o contribuinte, aumentou a arrecadação e facilitou a fiscalização para as Secretarias da Fazenda. Por outro lado, apesar de ser muito menos burocrática do que o Cupom Fiscal, ela tem suas próprias complexidades na emissão e padronização entre os estados.
Você já sabe que a demanda para emissão de NFC-e é real, mas qual a melhor forma de atender a essa demanda? Quais são os desafios que te esperam, desenvolvedor? Continue lendo este artigo para saber!
O principal desafio é manter-se sempre atualizado em relação ao Manual do Contribuinte e às legislações fiscais, acompanhando tudo que pode influenciar direta ou indiretamente na geração e emissão dos documentos fiscais.
Além disso, há outros agravantes, como a falta de conhecimento técnico, tempo para implementação e escassez de mão de obra especializada.
Etapas para a emissão da NFC-e
Veja quais são as principais etapas para a emissão da NFC-e:
1. Criação do XML
O Manual do Contribuinte disponibilizado pela Sefaz especifica o XML como padrão de documentos e estabelece alguns critérios para o envio, assim, é necessário buscar todas as informações para gerar um arquivo XML de maneira correta.
2. Assinatura com Certificado Digital
Depois de gerado o documento em XML é necessário assiná-lo por meio do Certificado Digital. O certificado também será exigido no momento da transmissão.
3. Implementação do Cliente
As instruções de implementação estabelecem que o padrão de comunicação é baseado em Web Services, os quais são disponibilizados pelo Sistema de Recepção de Nota Fiscal Eletrônica.
4. Envio e Retorno dos Web Services
É preciso enviar a NFC-e pelos Web Services específicos e aguardar um retorno positivo. Caso tenha um retorno negativo, grande parte do processo deverá ser revisto e por vezes até reformulado inteiramente.
A solução que você precisa para emitir NFC-e
Nós sabemos o quão desafiadora a emissão da NFC-e pode ser, desenvolvedor. E foi pensando nisso que desenvolvemos uma solução que descomplica esse processo: o nosso Componente NFC-e.
O componente NFC-e TecnoSpeed é uma solução pronta para ser integrada ao seu software, que realiza todas as etapas da emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, desde a geração do XML até a impressão do DANFCe.
Muito legal, né? Então, vamos conferir na prática como é fácil realizar a emissão com a solução de NFC-e.
Veja como é fácil emitir NFC-e com a nossa solução
Via Componente
No vídeo abaixo, nosso Product Owner, Cleverson, fará a emissão utilizando nossa aplicação de demonstração na linguagem Delphi. É válido lembrar que nossos componentes são adaptados a várias linguagens de programação e podem ser utilizados em todas as tecnologias que suportam ActiveX (OCX).
Via API
Se a sua linguagem de programação permitir, é possível integrar seu sistema ao NFCe TecnoSpeed via API. Desta forma, nossa plataforma gerencia e executa todos os processos de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica para você.
Assista no vídeo abaixo o passo a passo da emissão de NFC-e via API, com o PlugNotas:
Viu só como é simples e fácil fazer a emissão?
Agora que você já sabe que a nossa solução realmente funciona, temos uma notícia ainda melhor.
A TecnoSpeed permite que você utilize o Componente NFC-e por 30 dias em uma versão trial sem custo algum! Assim, você pode conhecer, na prática, todas as funcionalidades do nosso componente.
Veja como baixar e usar o componente NFC-e Tecnospeed por 30 dias em uma versão trial
Então, vamos começar?
Para começar a testar agora mesmo, você só precisa seguir quatro passos simples:
- Baixar e instalar o Componente NFC-e
- Criar sua TecnoAccount (se ainda não tiver)
- Baixar e utilizar a Demonstração na linguagem que preferir
- Configurar sua Software House na Demonstração (CNPJ e Token)
No vídeo abaixo, nosso Product Owner, Cleverson, demonstrará o passo a passo de cada etapa.
Links que você irá precisar:
Se você seguiu as instruções do vídeo corretamente, você está pronto para explorar as funcionalidades do Componente NFC-e.
Solução NFC-e para o seu Software
Agora que você já viu como é fácil fazer a emissão de NFC-e com a nossa solução, pode focar seu tempo e esforço nos requisitos mais importantes do seu projeto.
Fale com um dos nossos consultores para saber mais detalhes, teremos o prazer em atendê-lo.