Tempo de Leitura: 2 minutos

[ATUALIZADO EM MAIO DE 2022] Veja o cronograma de implantação da EFD-Reinf, com as datas de obrigatoriedade para cada um dos 4 grupos de contribuintes.


Seus clientes já estão obrigados aderir a EFD-Reinf? Sobre quais contribuintes incide a obrigatoriedade, e a partir de quando? Neste artigo, vamos tirar essas dúvidas definitivamente.

Confira o cronograma de implantação da EFD-Reinf e prepare sua empresa e seu software!

Cronograma EFD Reinf | TecnoSpeed

Implantação faseada da EFD-Reinf

De modo semelhante ao cronograma do eSocial, a implantação da EFD-Reinf vem ocorrendo de forma faseada, conforme definido pela Instrução Normativa RFB nº 1.842 de 2018.

A Receita Federal dividiu os contribuintes em 4 grupos, de acordo com critérios como faturamento anual, regime tributário ou atividade, cada um com seu próprio prazo de obrigatoriedade.

Estes grupos são:

  • Grupo 1: Empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016;
  • Grupo 2: Empresas com faturamento abaixo de R$ 78 milhões em 2016 e não optantes pelo Simples Nacional;
  • Grupo 3: Empresas optantes pelo Simples Nacional, empregadores Pessoa Física (exceto doméstico), Produtores Rurais, Condomínios, MEI com empregados e entidades sem fins lucrativos;
  • Grupo 4: Administração pública e Organizações Internacionais.

Prazos do Cronograma de Implantação da EFD-Reinf

Agora que você já sabe quais contribuintes fazem parte de cada grupo, confira a data de implantação da EFD-Reinf para cada um dos grupos, conforme Instrução Normativa RFB nº 2.043, de 06 de maio de 2022:

  • Grupo 1: 1º de maio de 2018, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir desta data;
  • Grupo 2: 10 de janeiro de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2019;
  • Grupo 3:
    – Pessoas Jurídicas: 10 de maio de 2021, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de maio de 2021;
    – Pessoas Físicas: 1º de julho de 2021; e
  • Grupo 4: 22 de agosto de 2022, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de agosto de 2022.

É importante lembrar que, diferente do eSocial, os eventos da EFD-Reinf não foram divididos em diferentes tipos ao longo do cronograma.

Assim, o faseamento da EFD-Reinf é mais simples de entender: todos os eventos da EFD-Reinf serão obrigatórios para o grupo em suas respectivas datas.

O que é EFD-Reinf?

A EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) é um módulo do Projeto SPED que contempla obrigações acessórias relativas à contribuições sociais e previdenciárias sem vínculo empregatício. Abrange as retenções em serviços prestados, tomados, Imposto de Renda e à receita bruta.

Trata-se de um módulo complementar ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). O eSocial, por sua vez, contempla as obrigações acessórias relacionadas à vínculos empregatícios e folha de pagamentos.

eBook gratuito: EFD-Reinf para Desenvolvedores

Para ajudar as software houses a implementar o módulo EFD-Reinf, a TecnoSpeed publicou o ebook EFD-Reinf para Desenvolvedores, totalmente gratuito, contendo todas as informações que você precisa para enfrentar este desafio.

O eBook está disponível e atualizado para a versão mais recente da EFD-Reinf. Aproveite e baixe agora!

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.